Os sistemas fotovoltaicos podem ser implantados de duasformas, conectados a uma rede elétrica, ou funcionando isoladamente.

OFF-GRID, utilizam de um modo de acumulação da energia gerada em bancos de baterias, são geralmente usados em locais remotos longe da rede elétrica pública, suprindo principalmente a iluminação, refrigeração e cargas de baixo consumo. Também considerados em regiões remotas para melhorar as condições de vida da população local, disponibilizando recurso para o uso em telecomunicações, bombeamento de água, refrigeração de medicamentos, entre Pela característica de geração e acumulação, a instalação elétrica à que o sistema fotovoltaico servirá, normalmente será feita em CC.

ON-GRID, sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica convencional. Nesse modo toda a energia, ou somente o excedente vai para a rede da concessionaria. Assim as edificações podem integrar os módulos em sua edificação, e contribuir para gerar energia para si própria e para todos os quais a rede sirva. Pode-se também instalar grandes sistemas específicos para geração distribuída de energia.

Nesses sistemas o inversor utilizado tem como uma de suas principais atribuições a transformação da energia fotovoltaica gerada em CC em energia CA para o consumo. Quando o sistema está interligado à rede elétrica convencional, surge a necessidade de controlar a quantidade de geração que está efetivamente sendo enviada à rede. Isso ocorre para haver o controle da concessionária e do consumidor/produtor, através de um medidor bidirecional que controla a saída da geração excedente e a entrada de energia nos momentos sem geração fotovoltaica.

Gerador Solar Fotovoltaico

A geração distribuída é uma das grandes vantagens da tecnologia fotovoltaica, isso porque esta tecnologia pode ser instalada junto à própria edificação proporcionando alguns benefícios para as concessionárias. Isso pela adição de energia à rede, redução das perdas em transmissão e, principalmente, pela postergação dos custos de expansão, já que o sistema fotovoltaico pode estar instalado e dar suporte de capacidade a um alimentador considerado crítico. A definição do local de instalação dos painéis e a demanda dos pontos de consumo próximos são fundamentais para a melhor utilização da energia gerada pelos sistemas solares fotovoltaicos.

O procedimento de gerar a própria energia elétrica (Autogeração), consumir o necessário e enviar o excedente para a rede pública,chama-se Geração Distribuída, estabelecido pela *REN nº 482/2012, da ANEEL, que por sua vez determina o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, onde o total de energia enviada para a rede pública e não consumida durante o mês, é contabilizado como créditos em carga elétrica que serão imediatamente debitados nas próximas contas, caso a Auto geração não supra a demanda mensal total. A validade dos créditos é de 60 meses.

Painel solar Fotovoltaico instalado na Residencia

Para iniciar um projeto de sistema fotovoltaico é necessário ter todos os dados técnicos da residência que vai ser instalado o sistema, com esses dados será feito o dimensionado de acordo com a necessidade da casa.

O dimensionamento do projeto exige que o engenheiro tenha em mãos a Conta de Luz, onde dessa conta será retirado informações como: endereço, consumo médio de kWh/mês, taxas atribuídas pela distribuidora e a Alimentação de entrada. Com base nessas informações, o engenheiro dimensiona o projeto no computador e encaminha para o vendedor, onde será apresentado ao cliente.

A Visita técnica é necessária para poder complementar e concluir os dados necessários para instalação.

A nossa equipe técnica vai até a residência para verificar onde será colocado os painéis solares, se tem espaço necessário para o sistema dimensionado pelo engenheiro e também analisa se o local é telhado, laje ou solo. Será alinhado também com o cliente onde será colocado o inversor, com base nisso, será verificado o caminho feito com os cabos do telhado até onde serão colocados o inversor e a caixa de proteção StringBox.

inversor Solar fotovoltaico ON-GRID

*Caso não haja espaço necessário para o sistema de necessidade da residência, será redimensionado um novo projeto de acordo com o m² de área livre.

Para pôr o projeto em prática, antes o Engenheiro deve elaborar um Memorial descritivo contento todas informações técnicas do projeto e enviar para a Distribuidora da região para aprovação, depois de aprovado dar seguimento e ir alinhando o Financiamento do projeto.

Faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso em www.sunergia.com.br e descubra o quanto de economia será poupado em seu bolso!

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

3 thoughts on “Sistemas Fotovoltaicos em Residências

  1. Pingback: Sistemas conectados à rede (on-grid) – Energia Solar Fotovoltaica – SolarAction Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *