Sistema Solar Fotovoltaico

O Sistema solar fotovoltaico é basicamente um sistema com o objetivo de transformar a energia luminosa do Sol em energia elétrica. Nesse sistema fotovoltaico existem dois tipos de ligações: O Sistema Conectado à Rede (On Grid) e o Sistema Isolado (OffGrid). Na nossa case iremos nos aprofundar mais no sistema Conectado à Rede (OnGrid).

O Sistema On Grid é um sistema conectado à rede elétrica, onde a energia gerada pelos painéis serão  armazenadas na rede elétrica da distribuidora da região, assim então gerando então descontos na sua conta.

Se a geração dos painéis for maior que o consumo e sobrar energia no final do mês, essa energia é acumulada na distribuidora e o residente tem em até 5 anos para utilizar antes de zerar a energia acumulada. No caso também, essa energia de sobra pode ser compartilhada para algum familiar ou amigo, a condição é que a empresa distribuidora seja a mesma para as duas residências.

Se a energia gerada não for suficiente, a rede elétrica compensa o que faltar. No fim das contas,você paga para a distribuidora a energia consumida da rede elétrica menos o que foi produzido por você.

Painel Solar | AE Solar – Hot-Spot Free

Esse sistema é composto por painéis solares com células semicondutoras que têm esse objetivo de fazer a transformação da energia. Neste processo, são utilizados materiais semicondutores como: o silício, o arsenieto de gálio, telureto de cádmio ou disseleneto de cobre e índio. Sendo a célula de silício cristalina a mais comum.

Para formar uma célula fotovoltaica são unidos dois tipos de semicondutor. Na área chamada de junção PN, os elétrons livres do semicondutor tipo N migrarão para o semicondutor tipo P para ocupar os espaços livres. Essa migração não ocorre ilimitadamente, pois é formado um campo elétrico na área de junção que impede os elétrons de continuarem fluindo.

Ao receber os fótons da luz do Sol, as partículas de elétrons são energizadas gerando uma vibração e colisão entre eles, e daí se forma a eletricidade. Se ligarmos as duas camadas externamente, podemos aproveitar a corrente elétrica que se forma na passagem dos elétrons de uma camada para outra.

  • Células monocristalinas (um único cristal)

Este tipo de célula é amais potente, que tem como rendimento de 16% até 23% em laboratório. Para a fabricação das células monocristalinas, o silício purificado (mas em forma de policristal) tem que ser transformado em um único cristal, que pode ser obtido através de um “processo de cultura de cristais”.

  • Células policristalinas

Essa célula tem um custo inferior em comparação com a Monocristalina, pois ela tem uma necessidade de menor energia na sua produção e apresentam um rendimento um pouco inferior em relação ao anterior, seu rendimento é de 15% até 18% em laboratório.

  • Células de silício Amorfo

De todas as células de silício, o amorfo são as que apresentam o custo mais reduzido pois a energia gasta para a sua produção é muito menor, seu rendimento também é bastante reduzido em relação aos anteriores, tem um rendimento compreendido entre os 8%e os 10% podendo em laboratório chegar aos 13%.

Instalação do Inversor

Inversor

A função do Inversor On Grid é transformar a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos – Corrente Continua (CC) –em energia elétrica na forma convencional que utilizamos, ou seja, Corrente Alternada (CA) 110/220V. Como o sistema fotovoltaico funciona em paralelo com a rede pública, ele também garante uma precisa sincronização e proteção para não haver conflitos na rede elétrica.

Existe também o Micro-Inversor, é um Inversor solar On Grid miniaturizado, onde é dimensionado para atender painéis solares individualmente.

Dimensionamento do sistema

Dimensionamento

Para dimensionar um sistema é retirado algumas informações da conta de luz e fazer os cálculos para saber qual o consumo médio da casa,depois de feito, saber qual a potência necessária para instalar e suprir a necessidade da casa. Veja um exemplo de dimensionamento para um residencia com uma media de 5 pessoas na família:

Para uma residência de 700 kWh/mês é dimensionado um Kit de Geração de 5,28 KWp.

Concluída a fase de dimensionar o consumo da casa, seguidamente, calculamos uma aproximação das placas que podem gerar 5,28 kWp.

𝑃𝑜𝑡ê𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑥𝑖𝑚𝑎𝑑𝑎= 𝑃𝑜𝑡ê𝑛𝑐𝑖𝑎 do 𝑝𝑎𝑖𝑛𝑒𝑙 × 𝑛.º𝑝𝑎𝑖𝑛é𝑖𝑠= 3,30𝑊 × 18 = 5,28 kWp.

Para utilizarmos um inversor, a potência nominal deste, deve ser igual ou superior a 3KW. Assim que começamos a pesquisa   

Gerador ON_GRID

MANUTENÇÃO

Recomenda-se fazer a limpeza dos painéis de 4 em 4 meses utilizando apenas água, pano ou algum instrumento de limpeza com panos macios e não abrasivos. Nenhum produto

Na apresentação do projeto e orçamento, apresentamos todas as características técnicas dos produtos utilizados; fabricantes e marcas, prazo de garantia e demais informações. Faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso em www.sunergia.com.br e descubra o quanto de economia será poupado em seu bolso!

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

4 thoughts on “Gerador Solar Fotovoltaico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *