Instalação de módulos solares – Foto: Sunergia

A energia solar fotovoltaica destaca-se como uma solução inovadora e sustentável para a geração de energia elétrica, utilizando a luz solar como fonte limpa e renovável. Se você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico em sua empresa ou condomínio, este guia completo irá auxiliá-lo em cada etapa do processo, desde a consulta inicial até a homologação e conexão à rede.

O passo a passo da instalação do sistema de energia solar fotovoltaica segue uma série de etapas técnicas e burocráticas para garantir um processo eficiente e bem-sucedido. Aqui está uma descrição detalhada de cada uma dessas etapas, juntamente com os prazos associados:

1. Simulação

Contato e Solicitação:

Entre em contato conosco através do nosso site ou nossos canais de comunicação para solicitar uma simulação gratuita e personalizada do projeto de energia solar.

Para uma simulação completa, é necessário fornecer informações e características do seu projeto, como:

•             Tipo de projeto e suas características (área disponível, tipo de telhado, material).

•             Consumo médio de energia (conta de luz).

•             Localização geográfica (região, cidade).

2. Apresentação e proposta comercial

Um dos diferenciais da Sunergia® é a proposta “Turn Key” ou “chave na mão”, atuando na engenharia e integração de sistemas fotovoltaicos. Nossa solução vai desde a visita técnica de viabilidade, passando pelo desenho do projeto, trâmites com a concessionária, até a manutenção e suporte completo da usina solar instalada.

Aplicamos em todos os projetos módulos fotovoltaicos com tecnologia alemã e inversores de primeira qualidade, visando a maximização da confiabilidade, performance e durabilidade do sistema fotovoltaico.

3. Visita técnica

Se a proposta for aceita, nossa equipe realizará uma visita técnica ao local para verificar as condições em que serão instalados os módulos fotovoltaicos. Durante essa visita, serão verificados aspectos como:

•             Condições estruturais do telhado (resistência, capacidade de suporte).

•             Inclinação e orientação do telhado em relação ao sol.

•             Presença de sombreamento por árvores ou outros objetos.

•             Necessidade de adaptações ou reparos no telhado.

•             Viabilidade técnica da instalação e adequação do projeto.

Nossa empresa poderá recomendar ajustes no projeto para otimizar a geração de energia e garantir a segurança da instalação.

4. Aprovação da Concessionária de Energia

Após a aprovação de todos os ajustes, antes da instalação do sistema, é necessário validar com a concessionária de energia elétrica que atende à sua região. Você precisará fornecer alguns documentos, como:

•             Cópia do contrato de compra e venda do imóvel.

•             Certidão do Registro de Imóveis.

•             Cópia da conta de energia.

•             Projeto elétrico da propriedade atualizado.

Alguns documentos precisarão ter a assinatura de responsáveis técnicos licenciados pelo CREA, portanto, converse com a empresa de energia solar. A companhia de energia tem até 34 dias úteis para emitir o parecer, podendo este prazo ser maior em alguns casos.

5. Instalação Eficiente e Profissional do Sistema

Após todos esses processos devidamente concluídos, seu sistema estará pronto para ser instalado! A duração das instalações é, em média, de 2 a 3 dias, caso não haja necessidade de obras na propriedade. O processo de implementação dos equipamentos é bastante rápido! Serão instalados os módulos fotovoltaicos, inversores, medidores bidirecionais (relógios que calculam entrada e saída de energia), string box e sistemas para monitoramento.

Instalação dos módulos e conexão da rede-Foto: Sunergia

6. Conexão à Rede Elétrica e Homologação Rigorosa

Para iniciar a geração do seu sistema de energia fotovoltaica, é necessário solicitar a Conexão à Rede, onde solicitamos a conexão do seu sistema à rede elétrica da companhia.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *