Instalação de módulos solares – Foto: Sunergia

A energia solar fotovoltaica destaca-se como uma solução inovadora e sustentável para a geração de energia elétrica, utilizando a luz solar como fonte limpa e renovável. Se você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico em sua empresa ou condomínio, este guia completo irá auxiliá-lo em cada etapa do processo, desde a consulta inicial até a homologação e conexão à rede.

O passo a passo da instalação do sistema de energia solar fotovoltaica segue uma série de etapas técnicas e burocráticas para garantir um processo eficiente e bem-sucedido. Aqui está uma descrição detalhada de cada uma dessas etapas, juntamente com os prazos associados:

1. Simulação

Contato e Solicitação:

Entre em contato conosco através do nosso site ou nossos canais de comunicação para solicitar uma simulação gratuita e personalizada do projeto de energia solar.

Para uma simulação completa, é necessário fornecer informações e características do seu projeto, como: Tipo de projeto e suas características (área disponível, tipo de telhado, material), consumo médio de energia (conta de luz) e a localização geográfica (região, cidade).

2. Apresentação e proposta comercial

Um dos diferenciais da Sunergia® é a proposta “Turn Key” ou “chave na mão”, atuando na engenharia e integração de sistemas fotovoltaicos. Nossa solução vai desde a visita técnica de viabilidade, passando pelo desenho do projeto, trâmites com a concessionária, até a manutenção e suporte completo da usina solar instalada.

Aplicamos em todos os projetos módulos fotovoltaicos com tecnologia alemã e inversores de primeira qualidade, visando a maximização da confiabilidade, performance e durabilidade do sistema fotovoltaico.

3. Visita técnica

Se a proposta for aceita, nossa equipe realizará uma visita técnica ao local para verificar as condições em que serão instalados os módulos fotovoltaicos. Durante essa visita, serão verificadas as condições estruturais do telhado (resistência, capacidade de suporte), inclinação e orientação do telhado em relação ao sol, presença de sombreamento por árvores ou outros objetos, necessidade de adaptações ou reparos no telhado e a viabilidade técnica da instalação e adequação do projeto.

Nossa empresa poderá recomendar ajustes no projeto para otimizar a geração de energia e garantir a segurança da instalação.

4. Aprovação da Concessionária de Energia

Após a aprovação de todos os ajustes, antes da instalação do sistema, é necessário validar com a concessionária de energia elétrica que atende à sua região. Você precisará fornecer, cópia do contrato de compra e venda do imóvel, certidão do Registro de Imóveis, cópia da conta de energia e o projeto elétrico da propriedade atualizado.

Alguns documentos precisarão ter a assinatura de responsáveis técnicos licenciados pelo CREA, portanto, converse com a empresa de energia solar. A companhia de energia tem até 34 dias úteis para emitir o parecer, podendo este prazo ser maior em alguns casos.

5. Instalação Eficiente e Profissional do Sistema

Após todos esses processos devidamente concluídos, seu sistema estará pronto para ser instalado! A duração das instalações é, em média, de 2 a 3 dias, caso não haja necessidade de obras na propriedade. O processo de implementação dos equipamentos é bastante rápido! Serão instalados os módulos fotovoltaicos, inversores, medidores bidirecionais (relógios que calculam entrada e saída de energia), string box e sistemas para monitoramento.

Instalação dos módulos fotovoltaicos e conexão no quadro de energia -Foto: Sunergia

6. Conexão à Rede Elétrica e Homologação Rigorosa

Para iniciar a geração do seu sistema de energia fotovoltaica, é necessário solicitar a Conexão à Rede, onde solicitamos a conexão do seu sistema à rede elétrica da companhia.

Projeto de energia solar fotovoltaico finalizado – Foto e projeto: Sunergia

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *