Usina Hidrelétrica de Itaipu

O Brasil depende da geração de energia por usinas hidrelétricas, essa geração corresponde a 65% da matriz energética. Nos períodos de seca, os reservatórios das usinas diminuem, comprometendo a geração de energia. Levando á necessidade de acionar usinas termoelétricas, que são movidas a combustíveis fósseis. As usinas termoelétricas costumam utilizar água para resfriamento, podendo agravar a crise hídrica.

A crise hídrica não é um cenário distante, 2024 iniciou e se mantem com as chuvas abaixo do esperado, preservar o reservatório das hidroelétricas é iminente. De acordo com a ONS, no mês de março, os níveis de água nos reservatórios ficaram abaixo do nível histórico em todos os 4 subsistemas de energia hidroelétricas por todo o pais. Com a aprovação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), a redução da saída de água em duas usinas hidroelétricas, que abastecem a região do sudeste e centro oeste do país. Essas usinas termoelétricas, correspondem a 48,1% de energia instalada no país. A redução das usinas, é uma maneira de preservar cerca de 11% de armazenamento dos principais reservatórios do pais, até agosto.

Não é uma eminência a falta de energia, mas é preciso estar preparados, pois talvez seja necessário em 2025. Segundo a Organização das Nações Unidas, em 2025, dois terços da população mundial sofrerão com escassez hídrica.

Para mitigar os impactos da crise hídrica, a energia solar é uma das principais busca como fonte de energia renovável.  Em são Paulo, um dos cinco maiores parques solares do país começou a funcionar, o parque solar em Pereira Barreto -SP, toda energia produzida vai direto para as linhas de transmissão das hidroelétricas 3 irmãos, que abastece o sistema interligado que vai para o país todo.

Parque Solar em Pereira Barreto – Foto: EDP Renováveis

A energia solar, pode aumentar a segurança energética do Brasil, reduzindo sua dependência de fontes sujeitas a condições climáticas variáveis, como as hidrelétricas. Isso ajuda a garantir um suprimento mais estável de energia, mesmo durante períodos de seca prolongada.

O investimento em energia solar estimula a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor de energias renováveis, criando oportunidades para o crescimento econômico e a criação de empregos. Além disso, promove a transferência de tecnologia e conhecimento, contribuindo para o avanço do setor como um todo.

A energia solar é uma fonte de energia resiliente que pode operar em uma ampla variedade de condições climáticas. Isso a torna especialmente adequada para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e suas consequências, como a variabilidade climática e os eventos extremos, incluindo períodos de seca.

Geração de energia solar fotovoltaica, garante uma energia mais estável e sustentável – Foto: Sunergia

A expansão da energia solar não apenas oferece benefícios ambientais e econômicos, mas também desempenha um papel crucial na garantia da segurança energética e na adaptação às mudanças climáticas. É uma peça fundamental na construção de um futuro energético mais sustentável e resiliente.

Sunergia®, oferece ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *