Foto: Sunergia – Gerador FV na unidade Saint-Gobain Weber em Pacatuba, CE


A avaliação de conformidade desempenha um papel crucial na garantia da qualidade e segurança dos produtos e serviços, incluindo a energia fotovoltaica.

Ao alinhar os produtos com as normas e as regulamentações nacionais e internacionais, a avaliação de conformidade não apenas assegura a qualidade e segurança, mas também facilita o comércio dos equipamentos no país. Isso é especialmente importante em um mundo cada vez mais globalizado, onde os produtos estão sujeitos a diferentes regulamentações em diferentes partes do mundo.

Por meio do Programa de Verificação da Conformidade (PVC) com o objetivo de verificar no mercado consumidor se os produtos regulamentados pelo INMETRO, que já tiveram sua conformidade avaliada, permanecem atendendo aos requisitos técnicos especificados nos regulamentos. Na prática, são coletadas amostras de produtos, que são enviadas à laboratórios credenciados, pertencentes à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), e posteriormente analisadas e averiguado se estão de acordo com a regulamentação vigente. Ao implementar avaliações assistidas e criteriosas, o INMETRO assegura que os itens testados estejam em conformidade com as normas nacionais e internacionais, promovendo não somente uma maior confiabilidade e segurança aos consumidores, mas também a competitividade entre os fabricantes e fornecedores no mercado brasileiro.

Foto: Sunergia – Planta Saint-Gobain Weber em Pacatuba, CE

Etapas e verificações:

A avaliação de conformidade é conduzida de acordo com procedimentos estruturados, abrangendo diversos aspectos, desde legais até técnicos. Métodos tradicionais, como declaração do fornecedor, certificação, inspeção, etiquetagem e ensaios, são empregados para garantir a conformidade dos produtos.

Existem normas específicas que estabelecem requisitos para o projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, que estabelece a necessidade de condutores de equipotencialização interligando os diversos componentes do grupo gerador fotovoltaico, como estruturas, módulos, caixas de junção, inversores etc. A avaliação abrange uma série de etapas e verificações, desde a escolha dos equipamentos certificado, dimensionamento do projeto e instalação até a operação e manutenção dos sistemas:

  • Projeto e instalação: Antes da instalação do sistema fotovoltaico, é necessário realizar um projeto detalhado que leve em consideração aspectos como a capacidade de geração necessária, localização dos painéis solares, requisitos estruturais e elétricos, entre outros. Durante a instalação, é fundamental seguir rigorosamente o projeto e as normas da ABNT NBR 16690.
  • Componentes e materiais: Todos os componentes e materiais utilizados no sistema fotovoltaico devem ser de qualidade comprovada e estar em conformidade com as normas aplicáveis pela portaria do INMETRO. Isso inclui painéis solares, inversores, cabos, conectores, suportes de montagem, entre outros.
  • Inspeção e ensaios: Após a instalação, o sistema fotovoltaico passa por uma inspeção detalhada para verificar se foi montado de acordo com o projeto e as normas técnicas. Além disso, são realizados ensaios para garantir o funcionamento correto dos componentes e a segurança elétrica do sistema.

A segurança elétrica é uma preocupação central na avaliação de conformidade, onde são verificados aspectos como proteção contra sobrecargas, curto-circuito, aterramento adequado e conformidade com as normas de segurança elétrica. Após a entrada em operação, o sistema fotovoltaico deve ser regularmente monitorado para garantir seu funcionamento adequado ao longo do tempo, isso inclui a medição da produção de energia, detecção de possíveis falhas ou problemas de desempenho e manutenção preventiva.

Ao seguir os padrões estabelecidos pelas normas e regulamentos, desde a fase de projeto até a operação e manutenção contínuas, podemos assegurar que esses sistemas atendam às expectativas e contribuam para um ambiente confiável e sustentável na produção de energia renovável.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *