Módulos solares fotovoltaicos em telhado.

O agronegócio brasileiro é um dos maiores do mundo, junto com o crescimento da energia solar fotovoltaica, encontrou a solução para seus problemas no suprimento de energia solar. A geração própria no agro expandiu 34,8% em potência instalada. Segundo a ABSOLAR, em 2023 o agronegócio representa 14% de toda a capacidade nacional de geração fotovoltaica. O crescente investimento se deve à preocupação com a ocorrência de falta de energia, resultando em perdas de produção ou aumento dos custos. Os sistemas fotovoltaicos podem ajudar a reduzir significativamente os custos de energia a longo prazo, proporcionando uma fonte de eletricidade confiável e sustentável.

Além disso, o governo e outras instituições estão cada vez mais oferecendo incentivos, subsídios e programas de financiamento para apoiar a adoção de energias renováveis no meio rural. Isso inclui iniciativas para facilitar o acesso ao crédito, reduzir os custos de instalação de sistemas solares e promover a educação e capacitação dos agricultores sobre as vantagens das tecnologias limpas de energia. Como o Pró-Sol, que incentiva o uso de energias renováveis e assegura aos produtores que aderem aos sistemas de energia solar a isenção do pagamento da taxa à concessionária.

Módulos solares fixados em solo

A crescente adoção de sistemas de pivôs de irrigação e usinas fotovoltaicas no campo brasileiro representa uma evolução significativa nas práticas agrícolas, trazendo benefícios tanto para as culturas que exigem mais água quanto para os produtores de leite. Os sistemas de pivô de irrigação permitem uma distribuição mais eficiente da água nas lavouras, garantindo que as culturas recebam a quantidade adequada de água no momento certo. Isso é especialmente importante para culturas que exigem mais água, como milho, soja e cana-de-açúcar. Ao mesmo tempo, a energia solar proveniente das usinas fotovoltaicas ajuda a reduzir os custos associados à operação dos pivôs de irrigação, tornando o uso da água mais sustentável e econômico.

A demanda por energia elétrica nas propriedades rurais está em constante crescimento devido à crescente automação e mecanização dos processos agrícolas. A eletrificação de equipamentos como ordenhadeiras, câmaras frias, máquinas de trituração e outros é essencial para aumentar a eficiência e a produtividade no campo.

A projeção da ONU sobre o aumento da população mundial até 2050 e a necessidade de produzir 60% mais alimentos destacam ainda mais a importância da modernização e da sustentabilidade na agricultura. Os sistemas atuais de cultivo, transporte e distribuição dependem fortemente de combustíveis fósseis, o que contribui para as emissões de gases de efeito estufa e para as mudanças climáticas.

No entanto, a agricultura também tem o potencial de ser parte da solução para esses desafios. A transição para fontes de energia renovável, como a energia solar, e a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis podem ajudar a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e mitigar os impactos ambientais negativos da produção de alimentos.

A energia solar, em particular, oferece uma oportunidade única para as propriedades rurais produzirem sua própria eletricidade de forma limpa e sustentável. Além de fornecer energia para os equipamentos agrícolas, os sistemas solares podem alimentar sistemas de irrigação, aquecimento de água, iluminação e outras necessidades elétricas das propriedades rurais.

A célula solar bifacial altamente eficiente – Foto: AESolar

As cercas solares representam uma nova era no agronegócio, combinando tecnologia com sustentabilidade. Ao contrário dos sistemas fotovoltaicos tradicionais, os painéis solares são instalados verticalmente, abrindo novas perspectivas para o uso da energia solar. Com uma eficiência de 100% na frente e 90% na parte traseira.

A empresa AESolar, lançou o produto onde tecnologia e inovação estão em conjunto, a cerca solar é uma alternativa eficiente, suas principais características são:

  • Ausência de autos sombreamento
  • Alta durabilidade em condições de vento
  • Alta tolerância ao sombreamento parcial
  • A maior bifacialidade no módulo

O déficit de infraestrutura em energia elétrica nas áreas rurais, e as consequências negativas do uso de geradores a diesel, como solução temporária são preocupantes. De fato, a falta de acesso confiável à rede elétrica é um desafio significativo para os agricultores em regiões remotas ou com geografia acidentada.

O uso de geradores a diesel para gerar eletricidade pode oferecer uma solução imediata para suprir a demanda por energia nessas áreas, mas vem com uma série de desvantagens substanciais, como:

Poluição Ambiental: A queima de diesel gera emissões de gases poluentes, como dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas, contribuindo para o aquecimento global, a poluição do ar e outros impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana.

Custo Elevado e Dependência de Combustível: Os geradores a diesel exigem um suprimento constante de combustível, o que pode ser caro e sujeito a flutuações nos preços do petróleo. Além disso, os custos operacionais e de manutenção dos geradores podem ser significativos a longo prazo.

Desgaste e Manutenção: Os motores dos geradores a diesel estão sujeitos a um desgaste considerável devido à constante movimentação de seus componentes, o que pode resultar em custos adicionais de manutenção e reparo.

Diante desses desafios, é imperativo buscar alternativas mais sustentáveis e eficientes para atender às necessidades de energia nas áreas rurais. A energia solar emerge como uma solução promissora, oferecendo uma fonte de eletricidade limpa, renovável e de baixo custo para as propriedades rurais.

Com a instalação de sistemas fotovoltaicos, os agricultores podem gerar sua própria eletricidade no local, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e os custos associados. Além disso, os sistemas solares têm custos operacionais e de manutenção mais baixos em comparação com os geradores a diesel, proporcionando uma solução econômica e sustentável a longo prazo.

Com sua expertise e foco na inovação, a Sunergia® está preparada para liderar o caminho na transição para uma economia de energia limpa, fornecendo soluções sob medida que atendem às necessidades específicas de cada cliente, ao mesmo tempo em que promove o uso responsável dos recursos naturais e a redução das emissões de carbono.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *