Foto: Painel solar

A energia solar está conquistando cada vez mais o mercado mundial, além de um investimento financeiro, a principal vantagem é a sustentabilidade ambiental. Neste artigo, abordaremos as maneiras que a energia solar ajuda a preservar o Planeta Terra.

Energia solar é uma fonte de energia abundante e renovável, pois sua origem é pela luz solar. Os fótons (partículas da luz solar), entram em contato com as células fotovoltaicas, criando uma corrente elétrica, gerando a energia solar fotovoltaica.

Como não libera poluentes nocivos a atmosfera durante a geração de energia fotoelétrica, ajuda a reduzir as emissões de gases do efeito estufa. A utilização de energia solar reduz a necessidade dos combustíveis fosseis, contribuindo para a preservação do ecossistema.

Comparando com os outros meios de geração de energia:

Em 2017, a Nature Energy publicou uma pesquisa, onde cita a energia solar como a energia que gera menos danos á natureza. A pesquisa estima a quantidade de gases do efeito estufa, emitidos durante o ciclo dos diversos meios de eletricidade, são responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta.

Foto: Gráfico dos gases que mais geram efeito estufa kWh.

Em relação às termelétricas, o impacto é ainda pior. Seja pela combustão de carvão mineral ou petróleo e derivados, a geração de energia pela queima de combustíveis fósseis gera milhões de toneladas em gases tóxicos para a Camada de Ozônio, especialmente o Dióxido de Carbono (CO2). Óxidos de nitrogênio (Nox) e Dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde.

A energia produzida pelas hidrelétricas gera um grande impacto ambiental, uma vez que as represas, são responsáveis pela inundação de milhares de quilômetros quadrados, gerando a mudança no fluxo de rios. Além de causar desmatamento, alteração no clima e afetando negativamente a fauna e a flora.

Foto: a esquerda usina termelétrica e a direita usina hidroelétrica

A energia solar contribui para a redução do aquecimento global, ajudando a conter o aumento da temperatura global e seus efeitos adversos, como derretimento das calotas polares, os padrões climáticos extremos e o aumento do nível do mar.

O uso da energia solar permite a acessibilidade de uma fonte de energia limpa e acessível para as comunidades em todo o mundo. Incentivando a melhoria do saneamento básico e a qualidade de vida. É essencial este incentivo a utilização dessa tecnologia, aumentando a conscientização e a preservação das gerações futuras.

Em suma, o uso da energia solar desempenha um papel crucial na preservação do planeta, ajudando a mitigar as mudanças climáticas, proteger os recursos naturais e promover um futuro mais sustentável e equitativo para as gerações presentes e futuras.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *