Uma placa solar é eficiente para otimizar o consumo de energia, seja residencial ou em um ambiente corporativo. O maior benefício das placas solares é a sustentabilidade, gerando energia limpa e renovável, reduzindo a emissão de gases das termelétricas e não obstruindo rios para a construção de hidroelétricas. A redução na conta de luz é um fator relevante, já que para um estabelecimento há uma queda real na conta das concessionárias de energia.

Fabricante Alemão de módulos FV de alta qualidade

Apesar de todos os painéis trabalharem sob o mesmo princípio da conversão da radiação solar em energia elétrica, eles se diferenciam pelo tipo de material do qual são feitos, o que pode fazer uma grande diferença na eficiência do sistema.

Como é medida a eficiência de um painel fotovoltaico?

Antes de tudo, é preciso entender um pouco mais sobre a eficiência dos painéis solares. Ela é medida por meio da porcentagem de energia da luz do sol que um painel consegue converter em energia elétrica por m². Ou seja, se um painel diz possuir uma eficiência de 22%, isso significa que ele consegue converter em energia elétrica 22% da radiação solar que incide sobre sua área.

A eficiência de um painel fotovoltaico está diretamente ligada ao material do qual ele foi construído: quanto mais eficiente ele for, melhor é a célula que foi usada. Contudo, essa eficiência tem seu preço, e o valor de um painel também aumentará quanto maior for sua eficiência.

Quais são os tipos de painéis para geração de energia solar?

O painel fotovoltaico é o principal componente de um sistema de geração de energia solar. Ele é formado por um conjunto de células fotovoltaicas daí seu nome que liberam elétrons com a incidência de luz solar, gerando uma corrente elétrica.

Como falamos, os tipos de painéis vão variar de acordo com o material que é utilizado. Conheça abaixo os principais deles:

Painel solar de silício monocristalino

O painel de silício monocristalino, pioneiro nos sistemas de geração de energia solar, possui uma eficiência que gira em torno de 14% a 22%. Eles são produzidos por meio de um único cristal puro de silício, que é cortado em lâminas individuais.

Essa é a opção que demonstrou possuir mais eficiência em instalações cuja incidência de radiação solar é baixa. Por causa do silício, esse painel possui uma cor forte e uniforme e é famoso por não ocupar tanto espaço quanto os outros.

Os módulos FV Aurora vêm em três categorias diferentes – folha traseira transparente de vidro monofacial, bifacial e vidro duplo bifacial – e são extremamente duráveis e resistentes a condições ambientais adversas, incluindo alto teor de amônia, névoa salina, areia e poeira.

Painel solar de silício policristalino

A composição desse painel é formada por diversos cristais de silício. Contudo, isso não impede que sua eficiência chegue a níveis quase tão bons quanto o painel de silício monocristalino, variando entre 13 e 16%.

O painel policristalino é uma das opções mais procuradas por apresentar uma ótima relação de custo-benefício, já que ele é produzido com uma tecnologia mais rentável.

Painel solar de filme fino

Os painéis solares de filme fino são famosos pela alta tecnologia e sensibilidade das placas. Eles são formados pela aplicação de um material sobre a superfície da placa, que pode ser de metal ou de vidro.

Esse material pode ser telureto de cádmio, silício amorfo, células solares fotovoltaicas orgânicas ou uma mistura de cobre, índio e gálio seleneto.

Por possuírem uma eficiência menor do que os painéis monocristalinos (de 5% a 13%), as placas de filme precisam produzir a mesma quantidade de energia.

Painel solar colorido

O módulo fotovoltaico de cor verde brilhante ao juntar células solares de heterojunção de silício com conjuntos de nano-dispersores dielétricos de dispersão de luz.

A nomenclatura é complicada e pode assustar, mas o importante a ser destacado é que essa nova tecnologia apresentou pouquíssima perda de eficiência, de apenas 10%, devido a luz verde que é refletida ao invés de ser absorvida.

Além disso, ao contrário de outros painéis coloridos em desenvolvimento, a tecnologia criada pelos cientistas holandeses garantiu uma aparência consistente ao módulo, de modo que sua cor verde é perceptível de diferentes ângulos.

*Está sendo testado pela AE Solar.

O novo método para mudar a cor dos painéis não é apenas fácil de aplicar, mas também atraente como um elemento de design arquitetônico e tem o potencial de ampliar seu uso.

Agora que tecnologia alcançou esse padrão de eficiência, o time volta seus esforços para a criação de placas de cor vermelha e azul, que completam as cores primárias da luz. Embora esta inovação seja mais voltada para a aplicação da Fotovoltaica Integrada a Construção (Building Integrated PhotoVoltaics em inglês, ou BIPV), nada impede que, esta tecnologia esteja disponível para os consumidores, para que possam escolher painéis de cores que se integrem suavemente aos seus telhados.

pAINÉIS SOLARES DE HETEROJUNÇÃO (HJT)

A geração avançada de PAINÉIS SOLARES DE HETEROJUNÇÃO (HJT) – tem um coeficiente de temperatura mais baixo (0,26°C), alta eficiência e ótimo desempenho em condições de pouca luz, o que torna esta série uma escolha perfeita para climas moderados e extremos.

pAINÉIS SOLARES com tecnologia híbrida fotovoltaica/térmica

A tecnologia híbrida fotovoltaica/térmica cogera dois tipos de energia a partir da radiação solar: Eletricidade e Calor. A energia térmica é produzida a partir da absorção do calor, que gera no interior do painel.
Série Netuno:

Os módulos FVT cobrem a menor quantidade de espaço e têm a melhor eficiência energética para locais como hospitais, hotéis, piscinas, residências e qualquer outra indústria que necessite de aquecimento e/ou água quente.

  • Pode produzir até 10% mais rendimento elétrico em comparação com o módulo fotovoltaico padrão.
  • Cobre o mínimo de espaço
  • Menos de dois anos de período de retorno
  • São produzidos em um sistema descentralizado muito confiável
  • São a sugestão da AE Solar contra a crise do gás

pAINÉIS SOLARES com Tecnologia N- Type TOPCon

A nova série de módulos fotovoltaicos com tecnologia n-Type TOPCON (Tunnel Oxide Passivated Contact). As células solares Topcon demonstram maior bifacialidade em comparação com as células solares PERC. O valor, entre 75% a 85%, leva a um maior rendimento energético.

PRINCIPAIS VANTAGENS:
✔️ Menos degradações devido aos efeitos LID ou LeTID
✔️ Maior eficiência
✔️ Maior bifacialidade em comparação com as células solares PERC.
✔️ As células solares do tipo n demonstram menos degradações devido aos efeitos LID ou LeTID
✔️ Menor custo nivelado de energia LCOE em longo prazo comparado ao PERC.


A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

  • Mais de 19 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
  • Controle de qualidade Alemão
  • Mais de 3.200 instalações pelo mundo
  • Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:
Instagram | @sunergia_energia_solar
Facebook | @sunergiaenergiasolar
LinkedIn | @sunergia-energiasolar

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

6 thoughts on “Painel Solar

  1. Bom dia,
    Me chamo Leonardo Cruz sou engenheiro civil e juntamente com o meu sócio Fernando que é engenheiro mecânico, desenvolvemos uma estrutura de solo para suporte de placas solares voltadas para a geração de energia solar.
    Gostaria de saber se vocês teriam interesse de conhecer esse nosso produto, pois somos novos no mercado e estamos a procura de parceiros.
    Agradeço pela atenção, e caso se interesse meus contatos estão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *