Atitudes Sustentáveis na Construção com o uso de energia Solar

A radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.
A disponibilidade de radiação solar no Brasil somada ao uso intenso de energia elétrica para o aquecimento e refrigeração são justificativas suficientes para a implantação de um gerador eletrico autonomo tanto em residências, quanto em unidades comerciais e industriais. Entretanto, mesmo que os equipamentos tenham hoje custos mais atraentes, é sempre importante avaliar a viabilidade da implantação do sistema fotovoltaico, principalmente em edificações já construídas, uma vez que adaptações na rede elétrica podem ser demandadas e nem sempre há área suficiente no telhado para a instalação dos paineis na quantidade e em condições adequadas.

O aproveitamento da iluminação natural decorre da penetração ou absorção da radiação solar nas edificações, assim, um melhor aproveitamento da radiação solar pode ser feito com o auxílio de técnicas mais sofisticadas de arquitetura e construção.

Entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica. No Brasil, o primeiro é mais encontrado nas regiões Sul e Sudeste, devido as características climática, e o segundo nas regiões Norte e Nordeste, em comunidades isoladas da rede de energia elétrica.

Conversão de Radiação Solar em Energia Elétrica

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

Dimensionamento

O projeto do sistema fotovoltaico tem como base os dados sobre o consumo médio de energia (em kWh) da edificação. “Pode-se optar por produzir 97% da demanda ou uma porcentagem desta, sendo o restante fornecido automaticamente pela rede pública”, ressalta. A localização geográfica do imóvel e as condições arquitetônicas para a instalação das placas fotovoltaicas também interferem no dimensionamento.

Pode ser identificada, por exemplo, a necessidade de uma estrutura auxiliar para a fixação dos painéis, caso a inclinação do telhado seja plana ou em ângulo desfavorável. “Sabendo a quantidade de painéis necessários e verificando o padrão da rede elétrica, projetamos o sistema, definindo o tipo e número de inversores (responsáveis por transformar a energia em corrente alternada, 110 V ou 220 V), além de determinar o tipo de estrutura para fixação, cabeamento e proteções elétricas”

Para funcionar integrado à rede elétrica pública é necessário solicitar aprovação da distribuidora local, etapa que ficou mais ágil após a resolução da Aneel. Segundo os prazos publicados, a concessionária tem até 90 dias para regularizar o sistema de troca de energia a partir do pedido da unidade geradora/consumidora. O caminho mais curto é elaborar um projeto elétrico e juntar todos os certificados dos equipamentos. Com essa documentação em mãos, solicitar a ligação à rede junto à distribuidora. Uma vez aprovada, realiza-se a instalação do sistema fotovoltaico, que ainda será alvo de vistoria. Um dos últimos passos é a troca do medidor por um equipamento do tipo bidirecional, para registrar a entrada e saída de energia no local.

Manuteção e Vida Útil

No sistema de energia solar fotovoltaica recomenda-se limpar os painéis quatro vezes ao ano. A vida útil dos equipamentos é de 30 a 40 anos, com garantia de produção de pelo menos 80% de energia após 25 anos de uso. Os inversores, em geral, têm garantia de cinco anos e a vida útil entre 10 e 15 anos.

Valorizando sua propriedade

Da mesma forma, instalar um sistema fotovoltaico em uma unidade residencial, empresarial ou em um condomínio sempre resulta na valorização daquele ativo. Valoriza o imóvel e tem uma vida útil longa, com cerca de 25 anos, garantindo o bom funcionamento e a atratividade para que outros investidores comprem sua propriedade imobiliária por um valor muito maior.

Ou seja, além de valorizar o seu próprio dinheiro, a energia solar fotovoltaica também ajuda a valorizar o patrimônio construído por você e sua família com tanto sacrifício. Invista para cuidar, ao mesmo tempo, de seu patrimônio e da saúde do planeta, utilizando sempre energias limpas e 100% renováveis para abastecer seus equipamentos!

Fique sempre por dentro das novidades do mundo e do mercado da energia solar fotovoltaica, seus eventos e pesquisas. Acesse o site www.sunergia.com.br e não perca nenhum detalhe deste mercado crescente, promissor e ambientalmente responsável!

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

3 thoughts on “Atitudes Sustentáveis Sua Construção | Vantagens do Uso da Energia Solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *