A Sunergia Busca unir a Tecnologia e a Inteligência, para um futuro sustentável!

Na última quinta-feira, dia 16, foi realizado no Auditório SENAI-Barueri com o apoio institucional do CREA/SP e ASSEAB, o workshop com foco no aperfeiçoamento dos profissionais em sistema de autogeração elétrica, especialmente por meio da  “Energia Solar: Solução Técnica • Geração Distribuída Fotovoltaica”.

Com a finalidade apresentar os conceitos de solução de Autogeração Elétrica Fotovoltaica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, incluindo análise de crédito em linhas sustentáveis para financiamento bancário. O evento voltado a construtoras, projetistas, engenheiros, arquitetos e profissionais que trabalhem na concepção de projetos foi um sucesso e lotou o auditório da Escola SENAI – Barueri.

O evento proporcionou aos participante um entendimento para aplicação  dos principais conceitos e ferramentas e o funcionamento dos diversos componentes do sistema fotovoltaico (placas, inversores, medidores, controladores de carga, baterias, dentre outros etc.), visando alavancar a tecnologia num contexto de autogeração sustentável.

O palestrante e diretor do departamento de engenharia da Sunergia, Sr. Fernando Mota, abordou os temas Introdução do Sistema Fotovoltaico On-Grid e Off-Grid, Módulos Fotovoltaicos, Caixa de Proteção (StringBox), Estruturas para instalação dos módulos, Conectores e cabos, Tipos de geração, Software PV*Sol e Logger – gerenciador /monitoramento do sistema.

Em destaque abordou os conceitos de última geração dos módulos solares fotovoltaicos “HOT-SPOT FREE” da AE Solar, produzidos com materiais de alta qualidade, linhas robóticas automatizadas, tecnologia e padrões alemães. Que proporciona maior rendimento e garante a alta eficiência do sistema, certificados sob condições extremas de stress e podem suportar influências de ambientes inóspitos.

“Eng°Fernando Mota é graduado em Engenharia Elétrica, pós-graduado em Engenharia de Redes, com formação técnica em Telecomunicações.”

Também presente com o product marketing specialist Sr. Leandro Beato a multinacional ABB apresentou a linha Solar de Inversores da ABB Brasil para o mercado nacional, com diversos produtos e uma plataforma focada e eficiente.

ABB PVS-175 – Para pequenas, medias e grandes plantas.

Redução de Capex, Alta potência e instalação rápida e fácil configuração e gerenciamento de ativos, graças ao Advanced Plataforma de Comunicação, oferecendo :

  • Capacidades de comunicação inteligente – integração rápida do sistema.
  • Registro de dados integrado e conexão direta com a nuvem da ABB
  • Acesso sem fio – Configuração rápida com qualquer laptop / tablet / Smartphone
  • Alta confiabilidade – Através de testes extensivos e avançados método de resfriamento

“Eng° Leandro Beato – Product Marketing Specialist ABB Brasil,  tem formação acadêmica em Engenharia de Automação e Controle”

Falando da importância financeira no Investimento e instalação para geração distribuída de energia solar o CEO e Diretor de Planejamento Estratégico Sr. Ramon Nuche, esclareceu e apontou com cases reais os modelos factíveis que permitem uma ampla otimização financeira e análise de crédito em linhas sustentáveis para financiamento bancário que contemplem esse tipo de investimento. Atualmente, vários bancos estão enquadrando o sistema fotovoltaico em suas linhas de crédito, com benefícios especiais.

As linhas de financiamento são responsáveis um por impulso no aumento da inserção de energia solar no Brasil. A última novidade de extrema importância foi que o mercado solar ganhou a decisão do BNDES de priorizar o financiamento de fontes renováveis, em especial, a fotovoltaica.

O setor de micro e minigeração de energia solar fotovoltaica de 2013 para cá, número de instalações de ‘microgeração’ de energia subiu de 23 para 31 milhões alcançou um crescimento de 450% em 2018 e para o ano que vem (2019), a previsão da Aneel é de entrada de mais 356 MW em energia solar. Embora não tenha a escala das grandes usinas solares, a geração distribuída apresenta um crescimento orgânico e independente importante que tende a aumentar com a melhoria das condições de financiamento para os consumidores.

Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu um empurrão no setor ao decidir financiar pessoas físicas interessadas em microgeração de energia solar. O empréstimo tem taxas que variam de 4,03% e 4,55% ao ano, prazo de carência de 3 a 24 meses e 12 anos para pagar.

 

Hoje, apenas 15% das conexões de micro e minigeração estão nos telhados de comércios e empresas. Quase 80% dos sistemas são residenciais, e apenas 2% estão instalados nas indústrias.

“Eng° Ramon Nuche – CEO and Strategic Planning Director at Sunergia é graduação em Engenharia Elétrica e Pós graduado em Engenharia Automotiva”

 

Com o objetivo de realizar ações de conscientização e reflexão sobre as questões ambientais, a programação da semana do meio ambiente conta com palestras, mesa redonda, além de visitas técnicas e dia de campo.

Buscando aproximar os profissionais da categoria e demostrar a importância de ações simples que geram impacto nos cuidados com o meio ambiente, A ASSEAB e CREA/SP, está buscando demonstra as várias formas de se gerar energia usando meios naturais e que sejam menos agressivos ao meio ambiente.

O Presidente da ASSEAB – Sr. Reginaldo C. Andrade, realizou a abertura do workshop e também ressaltou a importância do evento junto a entidade de classe que vem aprimorando sua atenção as necessidades dos profissionais.

O Chefe da UGI Barueri e Região Grande SP, Eng° Felipe Antonio Xavier Andrade, falou sobre a importância do evento para o município e ressaltou que a educação é o componente transformador da sociedade civil no desenvolvimento sustentável.

Engº Reginaldo C. Andrade
Presidente da ASSEAB
Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica
Engº Felipe Antonio Xavier Andrade
Chefe da UGI Barueri e Região Grande SP

 

A população urbana já compreende mais de metade dos habitantes do nosso planeta e deve chegar a dois terços até 2050. Com tantas pessoas vivendo nas cidades, não só o acesso a serviços urbanos básicos será um desafio para os governos locais: garantir a participação dessas pessoas nas tomadas de decisão sobre o lugar onde vivem também deve ser uma preocupação constante.

A experiência do grupo executivo CREA/SP, ASSEAB, Sunergia e ABB na construção de um ambiente participativo e cooperativo.

Junto a fatores como a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida, a construção de cidades sustentáveis passa necessariamente pela participação cidadã. Instituir processos que garantam que as necessidades e anseios apontados pela população sejam considerados no planejamento urbano é crucial para concretizar a sustentabilidade urbana. Em países em desenvolvimento como o Brasil, onde as cidades passaram por um rápido processo de urbanização, a participação tem um papel ainda mais estratégico para garantir que novas políticas públicas e projetos urbanos sejam condizentes com as necessidades da população. As pessoas conhecem a realidade cotidiana das cidades, e esse conhecimento tem muito a acrescentar à abordagem técnica de planejadores.

A Sunergia é uma empresa de engenharia especializada em projetos de energia elétrica solar, que oferece ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Sunergia, Alternativa em eletricidade e muita economia!

REALIZAÇÃO:
ASSEAB – Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Geólogos, Tecnólogos e Técnicos de 2º Grau de Barueri – SP
Escola SENAI – Barueri
CREA/SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo
IPEEA – Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia
UNARO – União das Associações de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos da Região Oeste da Grande São Paulo.
APOIO:
Mútua de Assistência do Profissionais do Crea
www.mutua.com.br
CHAME O TÉCNICO – Manutenção Predial
www.chameotecnico.com
Tecno Press Ltda
www.tecnopressltda.com.br

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

One thought on “Energia Solar | Workshop – Asseab, CREA/SP e SENAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *