A Sunergia® utiliza de softwares e ferramentas para aprimorar o projeto de usinas fotovoltaicas. Uma representação do mundo real do sombreado dos objetos ao redor é extremamente importante para calcular com precisão os rendimentos do seu gerador solar fotovoltaico. 

Utilizamos um programa que considere o sombreamento o mais analiticamente possível,  visualizando todos os sistemas integrados no teto ou montados até mesmo no solo com até 7.500 módulos montados ou até 10.000 módulos paralelos de telhado em 3D e calcular o sombreamento com base em objetos 3D calculando com que frequência, em média, os módulos são sombreados pelos objetos e exibe o resultado em forma gráfica.

A visualização no modo 3D fornece informações detalhadas sobre sombras projetadas em vários momentos do dia e do ano e, consequentemente, em prováveis ​​reduções no rendimento. Para a entrada de dados de objeto, modelos 3D em diferentes formatos de arquivo que podem ser importados para o software. Isso possibilita a importação de objetos 3D realistas e detalhados criados com fotos tiradas de diferentes perspectivas (por exemplo, usando um drone). 

Isso adicionará outra ferramenta importante à possibilidade já existente de importar plantas baixas, mapas cadastrais e capturas de tela de mapas de satélite baseados na web (por exemplo, Google Earth) diretamente na visualização 3D e, assim, integrá-los à escala em um projeto.

Simulação de usinas fotovoltaica de até 3MW no modo 3D

O Software permite que projetemos e visualizemos plantas integradas no telhado, na cobertura e independentes com uma potência de até 3 megawatts. Dependendo do sombreamento, agora é possível simular até 7.500 módulos montados ou até 10.000 módulos paralelos em 3D. Edifícios e objetos podem ser criados com rapidez e facilidade usando desenhos de planta baixa e mapas de satélite. Ele deve ser desenhado apenas os contornos respectivos e, em seguida, o edifício pode ser extrudado, inserindo a altura. Assim, por exemplo, quaisquer formas de construção com um telhado plano podem ser produzidas.

Áreas Restritas e Objetos de Sombreamento no Telhado

Quando o dimensionamento do prédio do painel fotovoltaico estiver concluído, posicionamos e dimensionamos áreas restritas e outros objetos de sombreamento no telhado, como janelas, chaminés, trapeiras, paredes de fogo, antenas parabólicas, etc. A cobertura de uma área do telhado com o número máximo possível de módulos é realizada automaticamente ou manualmente.

Desta forma, tomamos uma decisão mais informada sobre se um módulo é viável ou não nessa posição.

Simulação 3D

Construir seu sistema fotovoltaico pode estar mais perto do que você imagina! Faça uma cotação entre as opções e veja qual está mais adequada ao seu orçamento e o de sua empresa!

Acesse o site www.sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

One thought on “Simulação 3D para sombreamento em sistema solar fotovoltaico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *