Equipe de Instalação – Sunergia®

A melhor forma de instalar painéis de sistema de energia solar são com os profissionais do setor eletricistas ou engenheiros treinados. A instalação é bem simples, porém, os riscos são altos. A Sunergia é uma empresa especializada e conta com profissionais capacitados e certificados para uma boa instalação sem riscos de vida.

O uso de sistemas de energia solar tem sido cada vez mais crescente. Isso porque a energia fotovoltaica pode ser produzida em dias chuvosos ou nublados, diminuindo de forma significante os gastos com a conta de luz. Muitos mercados oferecem profissionais para que seja feita a instalação, mas nem sempre eles recebem o treinamento adequado e o risco de não dar certo é bem grande.

Temos que as empresas de treinamento, em quase sua totalidade, considera que ensinando a estimar a geração de energia e se comprando um kit está resolvido. Em virtude disso, dessa falsa simplicidade vendida, as instalações estão sendo feitas sem o devido projeto elétrico, que é a peça principal para segurança.

Juntando a premissa errônea que o fabricante de kit/fornecedor oferta um produto dentro dos princípios normativos de instalação (ele fornece com os requisitos de fabricação, no entanto, pelas suas características, a grande maioria não poderia ser instalado em residências, mas esse conhecimento é de instalações e não de fabricação) com a ideia de que um curso de 16 horas de integrador permite dimensionar e instalar um gerador fotovoltaico, temos todos os ingredientes necessários para que tenhamos a ocorrência de acidentes.

O mercado da área fotovoltaica é crescente, mas ainda são poucos profissionais especializados no setor. Hoje em dia já é possível estudar em um centro de treinamento em energia solar voltaica ou cursos de introdução e de instalação de sistemas fotovoltaicos.

EPI e Segurança, Ferramentas específicas

Os painéis solares, utilizados em instalações em residências e empresas são pesados e caros.

Os painéis solares padrão pesam por volta de 21kg cada, portanto, é necessário planejar como eles serão levados ao local de instalação. Alguns pontos a considerar:

  • Nunca exceda a carga (peso) seguro de qualquer equipamento que você esteja usando para içar os painéis.
  • Verifique se a plataforma da qual você fará o içamento dos painéis aguenta o peso dos trabalhadores e dos painéis juntos.
  • Se houver a possibilidade de levar partes separadas ao telhado e depois montar elas por lá então o faça. Desta forma você reduz o peso durante o içamento das partes que compõe o sistema solar fotovoltaico.
  • Certifique-se que qualquer que seja o método utilizado para levar os painéis ao local de instalação, este não coloque os instaladores em risco.
Comissionamento de usinas e sistemas fotovoltaicos

Os painéis solares geram energia de corrente contínua, por isso é necessária muita atenção a polaridade para evitar erros de instalação e queima dos equipamentos. Dever ser usado fiação preta e vermelha, fios pretos para polos negativo e fios vermelhos para os polos positivos. Além disso, as ferramentas que são usadas para realizar a instalação devem ser cuidadosamente isoladas e mantidas secas para que não ocorram problemas, mantendo sempre as mãos e pés protegidos, evitando possíveis acidentes.

NORMA REGULAMENTADORA Nº 35 – NR 35 – TRABALHO EM ALTURA – Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores durante a instalação de painéis solares em lugares altos.

NORMA REGULAMENTADORA 10 – NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE – Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas  de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que estão fazendo a instalação da parte elétrica do seu sistema fotovoltaico incluindo o inversor solar.

Riscos de instalar sistema de energia solar por conta própria

Os riscos são variados. Por ficar no telhado, o risco de queda é grande. Além da possibilidade de ocorrerem choques elétricos por não ter a experiência e os equipamentos necessários. Jamais coloque sua vida e a vida de outras pessoas em risco.

O aterramento é de fundamental importância e deve ser incluído no estudo da instalação do sistema de energia fotovoltaica de forma a evitar perigo para a instalação e para as pessoas.

Faça o aterramento dos equipamentos (carcaça ao Terra) e o aterramento do sistema (conexão do circuito elétrico ao terra, geralmente pelo pólo negativo). É importante que as caixas dos equipamentos e molduras dos painéis solares estejam conectados ao terra, todo metal exposto que possa ser tocado deve ser aterrado.

A estrutura do placa solar fotovoltaica tem uma indicação clara do ponto destinado ao aterramento.

Todos os componentes do sistema fotovoltaico devem ser interconectados por meio de condutores elétricos de bitolas e tipos adequados, os condutores devem ser de cobre, consulte as tabelas de condutores conforme níveis de queda de tensão.

Os condutores sujeitos a exposição externa devem ter revestimento plástico resistente a radiação UV.

Observe as conexões , recomenda-se uso de terminais, fita isolante, eletroduto, parafusos, bornes para baterias abraçadeiras, buchas para fixação, etc. Estes acessórios devem ser adequados ao tipo de material sobre o qual serão instalados.

Usina Solar em Telhado Metálico

Garantimos a instalação do seu Sistema Solar Fotovoltaico com a máxima qualidade. Para isso, contamos com equipe capacitada, com conhecimento e atenção na segurança, e com produtos aprovados pelo INMETRO. Garantindo a eficiência e máxima vida útil do seu sistema.

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

7 thoughts on “Equipe Especializada em Instalação de Sistema Solar Fotovoltaico

    1. Olá Paulo, obrigado pelo contato.

      Realizamos projetos no formato Turn Key em todo Brasil. Oferecendo uma proposta completa para os clientes, desde planejamento financeiro, analise estrutural com simulação 3D e execução do projeto.
      Por questões de qualidade no processo de engenharia e equipamentos ofertados em nossa proposta, não oferecemos somente o serviço de instalação.

      Atenciosamente,

      Equipe Sunergia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *