Estrutura de Fixação em Solo

O suporte para fixação do painel solar que é de qualidade e instalado corretamente, irá prover segurança no processo de instalação e contra ações de ventos ou tempestades, garantindo assim que o seu painel não sairá voando.

↪ Estrutura de fixação dos painéis fotovoltaico

Sistemas de suporte para fixação de placas solares podem ser desenhados para serem fixados com ganchos em telhados de barro ou até mesmo inclinados sobre uma laje para garantir uma inclinação ideal para os painéis.

Layout do suporte fixado

Geralmente feitos de alumínio ou aço inoxidável, a maioria das estruturas de fixação para painéis fotovoltaicos são concebidas para aplicações universais,  como: coberturas de telha de barro, telha de concreto, telhado metálico, telha de fibrocimento, seguidores solares e fixação direta sobre o solo.

As estruturas de fixação podem ser customizadas para atender as mais diversas necessidades das instalações fotovoltaicas.
Uma boa estrutura de suporte para fixação de painéis fotovoltaicos deve ser fácil de instalar, feita com materiais de alta qualidade e com proteção contra corrosão.

Como é instalado o sistema de energia solar ?

1: Preparando o local de instalação das placas solares –  Com base no layout desenhado para o sistema, a equipe de instalação, sobe no telhado da sua casa ou empresa e desenha onde será alocado cada painel solar.

Preparando o Local de Instalação das placas solares

2: Instalando os “suportes” dos painéis solares – Em telhados de barro, as telhas são removidas nos lugares certos, de acordo com o layout, e os “suportes” são aparafusados nestes pontos provendo a base da fixação do sistema. Em telhados de metais, a instalação é mais simples e o suporte é aparafusado através da própria telha metálica provendo segurança e proteção contra infiltrações.

Parafuso Brocante direto na Madeira

Em telhados de barro, as telhas são removidas nos lugares certos, de acordo com o layout, e os “suportes” são aparafusados nestes pontos provendo a base da fixação do sistema. Em telhados de metais, a instalação é mais simples e o suporte é aparafusado através da própria telha metálica provendo segurança e proteção contra infiltrações.

A instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão fixados

3: A instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão  fixados – As estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, normalmente em alumínio. Os trilhos são feitos para encaixar perfeitamente nos suportes e prover um local perfeito para prender os painéis solares.  

4: Instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos – Com os trilhos bem fixos é hora de instalar os painéis em seu devido lugar e conectar os cabos.

Instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos

5: Conectar os painéis solares no inversor solar e instalar o inversor  na rede elétrica de sua casa ou empresa – Esta é a parte final da instalação, onde quem trabalha é somente o eletricista. Após a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já está produzindo energia elétrica e você começa a economizar na conta de luz imediatamente.

✍ Checklist para o instalador que vai comprar o sistema de fixação dos painéis:

  1. O produto atende a todas as exigências e padrões de construção?
  2. O preço da estrutura do suporte de fixação atende ao seu orçamento?
  3. O fabricante do produto fornece suporte no design da instalação?
  4. O fabricante da estrutura do suporte de fixação garante a disponibilidade e a segurança do abastecimento em níveis de estoque e prazos de entrega?
  5. A estrutura do suporte de fixação é feita para durar 25 anos?
  6. A estrutura do suporte de fixação é feita com componentes testados e de alta qualidade?
  7. A estrutura do suporte de fixação é a correta para o seu projeto?

☠ Você não deve tentar instalar os seus painéis solares sozinho.

A não ser que você seja um técnico ou um engenheiro experiente, não recomendamos você a tentar fazer a instalação sozinho. São duas as razões pelas quais não recomendamos você instalar os seus painéis solares: 1) É perigoso e você pode se machucar se não fizer corretamente. 2) Para você conectar o seu sistema na sua casa ou empresa você vai precisar de uma autorização da sua distribuidora de energia e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer esta solicitação para você.

☑ Garantia do sistema de energia solar

Ao idealizar a fixação de painéis, confira se:

  • Existem telhas danificadas, ao redor da instalação, ou se a área escolhida possui potencial para vazamentos.
  • Se a área de instalação possui a mesma durabilidade dos painéis solares – que possuem duração média de 30 anos.
  • Se os arredores podem prejudicar a captação de energia solar ao longo do dia, comprometendo a energia gerada.
  • Se algum tipo de reposicionamento deve ser realizado após a conclusão do serviço.

Além disso, procure confirmar se o telhado pode suportar o peso dos painéis e estruturas de fixação.

Em geral, o valor não diferencia muito de 12 a 24 kg/m², algo que a maioria dos telhados consegue suportar. Mas, uma boa dica nesse sentido é contar sempre com o aval de um engenheiro para que suas obras sejam amplamente seguras.

📋 O que avaliar na hora da compra

Ao comprar uma estrutura de fixação para painéis fotovoltaicos, deve-se atentar a alguns fatores, como, por exemplo:

  • A necessidade de muitos parafusos para garantir estabilidade, fixação e sustentação aos painéis solares.
  • O tipo de estrutura para fixar os painéis fotovoltaicos.

É sobre esse último tema, inclusive, que falaremos na sequência.

Tipos de estrutura de fixação de painéis solares

Confira a seguir os principais tipos de estruturas de fixação de painéis fotovoltaicos:

Para Telhas de Barro

Telha de Barro

Pode ser escolhida a fixação com parafuso prisioneiro, que faz a interface do trilho com a cobertura. Ou, ainda, a fixação com um gancho que faça essa interface.

Para Coberturas Metálicas

Telha Metallica Zipada

Para telhas metálicas, a supercola é de grande valia junto com parafusos especiais ou até mesmo o auxílio de rebitadeiras dependendo do modelo da telha pois ela permite ampla aderência e assim, mais qualidade ao serviço prestado.

Obs1: as garantias variam de acordo com o Fabricante e na nossa opinião, você não deveria aceitar nada menos que a garantia mínima mostrada acima.

Obs2: Embora as garantias de fábrica sejam as mencionadas acima, existem milhares de instalações de sistemas fotovoltaicos no mundo todo que duram muito mais que a sua garantia. Existem sistemas funcionando perfeitamente a mais de 35 anos!!!

Fique sempre por dentro das novidades do mundo e do mercado da energia solar fotovoltaica, seus eventos e pesquisas.

Acesse o site sunergia.com.br e não perca nenhum detalhe deste mercado crescente, promissor e ambientalmente responsável!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

3 thoughts on “Estrutura e Suporte de Fixação de Painel Solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *