Para instalar energia solar em seu imóvel é mais fácil do que parece, porém é necessário que a instalação seja feita por uma equipe qualificada. A não ser que você seja um técnico ou um engenheiro experiente, não recomendamos você a tentar fazer a instalação sozinho. São duas as razões pelas quais não recomendamos você instalar os seus painéis solares:

  • É perigoso e você pode se machucar se não fizer corretamente.
  • Para você conectar o seu sistema na sua casa ou empresa você vai precisar de uma autorização da sua distribuidora de energia e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer esta solicitação para você.

Com base no seu consumo mensal em kWh você vai poder calcular o “tamanho” do seu sistema de energia solar. Para facilitar ainda mais disponibilizamos em nosso portal www.sunergia.com.br um simulador que lhe dará com precisão sua necessidade de geração.
A Sunergia® é uma empresa especializada em instalações de painéis solares para instalar o seu sistema fotovoltaico.

O nosso procedimento padrão é:

  1. Fazer a visita técnica na sua casa ou empresa e formalizar o orçamento,
  2. Fazer o projeto da instalação dos painéis solar e já mandar para a distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede (caso seja On-Grid),
  3. Instalar o gerador de energia solar fotovoltaico no local mais adequado,
  4. Homologar a instalação do gerador solar fotovoltaico junto a distribuidora
  5. Pronto, você está produzindo a sua própria energia limpa e renovável com a luz do Sol e não precisa se preocupar nunca mais com os impostos e aumentos da conta de Luz.

No vídeo acima , demonstramos de uma maneira simplificada como instalar o painel solar:

1: Preparando o local de instalação dos painéis solares. Com base no layout desenhado para o sistema, a equipe de instalação sobrevoa com um Drone no telhado da sua casa ou empresa e imputa as imagens em um software que gera o layout onde será alocado cada painel solar.

Planta desenhada com software

2: Instalando os suportes “hooks” dos painéis solares. Em telhados de barro, as telhas são removidas nos lugares certos, de acordo com o layout, e os “suportes” são aparafusados nestes pontos provendo a base da fixação do sistema. Em telhados de metais, a instalação é mais simples e o suporte é aparafusado através da própria telha metálica provendo segurança e proteção contra infiltrações.

Suporte de fixação “hook”

3: A instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão fixados. As estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, normalmente em alumínio. Os trilhos são feitos para encaixar perfeitamente nos suportes e prover um local perfeito para prender os painéis solares de forma estrutural.

Fixação dos trilhos no hook

4: Instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos. Com os trilhos bem fixos é hora de instalar os painéis em seu devido lugar e conectar os cabos com conectores MC4, apropriados para energia DC.

Fixando os painéis fotovoltaico

5: Conectar os painéis solares no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica de sua casa ou empresa. Esta é a parte final da instalação, onde quem trabalha é somente o eletricista habilitado em energia solar.

Instalação do inversor On-Grid

Após a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já está produzindo energia elétrica renovável e você começa a economizar na conta de luz imediatamente.

A manutenção do sistema de energia solar é mínima e de baixo custo, porém deve ser feita onde basicamente consiste em limpar as placas solares uma vez ao ano, ou quando o sistema apresentar uma queda na produção de energia.

Esta limpeza é simples e realizada da mesma forma que você limpa uma janela, ou seja, basta passar um pano ou esguichar um pouco de água que a placa estará limpa de qualquer sujeira.

A outra parte importante da manutenção é relacionada ao inversor solar. Dependendo do tipo e marca do inversor que você usar será necessário substituir uma ou outra parte depois de 5-10 anos.

No geral, a manutenção de um sistema de energia solar é muito baixa e barata. Ou seja, o impacto da manutenção no custo da energia é mínimo e não representa mais do que 1% por ano do custo total do sistema instalado.

As garantias padrão de um sistema de energia solar são as seguintes:

  • Garantia do Painel Solar = 30 anos
  • Garantia do Inversor Solar = de 5 a 12 anos (depende do fabricante)
  • Garantia dos Cabos e Conectores especiais = mínimo de 10 anos
  • Garantia da estrutura de fixação dos painéis = de 10 a 15 anos
  • Garantia da instalação do sistema de energia solar = de 1 a 5 anos

Obs: as garantias variam de acordo com o fabricante e na nossa opinião, você não deveria aceitar nada menos que a garantia mínima mostrada acima.

Obs2: Embora as garantias de fábrica sejam as mencionadas acima, existem milhares de instalações de sistemas fotovoltaicos no mundo todo que duram muito mais que a sua garantia. Existem sistemas funcionando perfeitamente a mais de 35 anos!

Construir seu sistema fotovoltaico pode estar mais perto do que você imagina! Faça uma cotação entre as opções e veja qual está mais adequada ao seu orçamento e o de sua empresa!

Acesse o site www.sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *