Instalação placas solares- Foto: Sunergia

Nos últimos anos, os cientistas têm feito avanços significativos no campo da energia solar fotovoltaica, visando tornar essa fonte de energia mais eficiente, acessível e sustentável. Aqui estão algumas das novidades e tendências recentes:

Avanços em Células Solares de Perovskita

A pesquisa sobre células solares de perovskita continua, com cientistas trabalhando para aumentar sua eficiência e estabilidade. A perovskita refere-se a uma classe específica de materiais com uma estrutura cristalina. Esses materiais são notáveis por sua capacidade de absorver eficientemente a luz solar e converter essa energia em eletricidade.

As células solares de perovskita têm demonstrado uma eficiência de conversão de luz solar em eletricidade muito alta. Os materiais utilizados na fabricação de células solares de perovskita são relativamente abundantes e de baixo custo, o que pode levar a uma redução significativa nos custos de produção em comparação com outras tecnologias solares. Podem ser fabricadas em uma variedade de formas e tamanhos, o que lhes confere uma versatilidade significativa para aplicações em diversos dispositivos e superfícies.

No entanto, apesar de seu grande potencial, as células solares de perovskita ainda enfrentam desafios significativos, como a estabilidade a longo prazo e a durabilidade em condições ambientais adversas. Pesquisas estão em andamento para resolver esses problemas e melhorar ainda mais o desempenho e a confiabilidade desses dispositivos.

Células fotovoltaicas feitas de material orgânico

As células fotovoltaicas orgânicas são construídas usando materiais orgânicos, que geralmente consistem em polímeros conjugados ou moléculas orgânicas pequenas. Ao contrário das células solares convencionais, que são feitas de silício cristalino ou outros semicondutores inorgânicos, possuindo diversas vantagens e desafios específicos.

Em destaque, cientistas brasileiros criam células solares que ainda estão em fase laboratorial, para triplicar a eficiência energética. Compostas por quatro camadas impressas, passando por uma reação que garante ser mais estável e durável. Sua geração é contínua, não parando a geração de energia elétrica nem por um segundo. Sua composição é um polímero semicondutor que contém um átomo de silício, combinado com uma molécula de elétrons.

Placas solares orgânicas desenvolvidos pela UFPR- Foto: UFPR

Integração de Energia Solar em Edifícios

A integração de energia solar em edifícios é uma abordagem inovadora para aproveitar a energia renovável e aumentar a eficiência energética em ambientes construídos. Isso envolve a instalação de sistemas fotovoltaicos nos próprios edifícios, juntamente com tecnologias de gerenciamento de energia inteligente para otimizar o uso e a distribuição da energia solar gerada.

Os painéis solares são instalados no telhado, fachada ou outras áreas do edifício para capturar a energia solar. Esses sistemas podem ser conectados à rede elétrica para fornecer energia ao edifício e podem incluir sistemas de armazenamento de energia, como baterias, para armazenar o excesso de energia para uso posterior.

O sistema integrado em edifícios está incorporado em uma grande variedade de edifícios em todo o mundo. Na Dinamarca, temos a gigante Copenhagen International School e o Edifício Solar Ark, no Japão. No Brasil temos o edifício da TOTVS, em São Paulo, onde sua fachada consiste em uma usina geradora de energia solar.

Fachada com sistema integrado com usina fotovoltaica- Foto: TOTVS

Expansão da energia solar em regiões remotas:

A expansão da energia solar em regiões remotas tem sido uma estratégia crucial para fornecer acesso à eletricidade em áreas isoladas, onde a infraestrutura elétrica tradicional pode ser escassa ou economicamente inviável.

Em muitas regiões remotas, conectar-se à rede elétrica tradicional pode ser extremamente caro devido à distância e ao terreno difícil. A energia solar oferece uma solução descentralizada e acessível, permitindo que as comunidades gerem eletricidade localmente, sem depender de linhas de transmissão de longa distância.

Muitas áreas remotas têm uma alta incidência de luz solar, o que torna a energia solar uma fonte de energia abundante e confiável. Mesmo em locais remotos onde não há acesso à rede elétrica, o sol ainda pode fornecer uma fonte constante de energia.

Os sistemas fotovoltaicos são relativamente fáceis de instalar e requerem pouca manutenção, o que os torna adequados para áreas com acesso limitado a serviços de manutenção e peças de reposição. A energia solar oferece às comunidades remotas uma fonte de energia independente e autossustentável, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis importados ou de fontes de energia caras e não confiáveis.

A energia solar pode melhorar significativamente a qualidade de vida nas regiões remotas, fornecendo eletricidade para iluminação, comunicação, bombeamento de água, refrigeração de medicamentos e muito mais. Isso pode impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorar a educação e os cuidados de saúde e aumentar a segurança e o conforto das comunidades locais.

Usina geradora de energia solar -Foto: Sunergia

Essas são apenas algumas das novidades e tendências que surgiram no campo da Energia Solar Fotovoltaica no início de 2024. À medida que a pesquisa e o desenvolvimento continuam, podemos esperar ver ainda mais avanços que impulsionem a adoção e o uso dessa fonte de energia renovável.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *