Minha energia elétrica em casa pode ficar completamente independente da rede pública?

Sistemas independentes da rede pública podem ser opção viável economicamente

Muitas famílias, condomínios e empresas têm o interesse de investir em energia solar fotovoltaica em suas propriedades. Quando surge esta disposição, uma série de dúvidas podem surgir, dentre elas, uma das mais comum é: Minha unidade pode ficar completamente independente da rede pública de energia? A resposta é sim! No entanto, há uma série de fatores a serem considerados. Preparamos este texto para responder a esta pergunta de forma completa e aprofundada.

A saber: redes on-grid e off-grid

Existem duas modalidades de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, os sistemas on-grid, conectados à rede, e os sistemas off-grid, que não possuem qualquer ligação à rede pública de energia. Ambos possuem suas características específicas e podem ser mais viáveis de acordo com a necessidade de cada unidade geradora/consumidora.

Os sistemas on-grid, que são conectados à rede, utilizam inversores de corrente para adaptar a energia gerada através do sol à rede pública, visto que a fotovoltaica é contínua (CC), e a energia dos postes é alternada (CA).

Os sistemas off-grid, por sua vez, são independentes do sistema público, por isso não precisam de inversores necessariamente, no entanto, precisam de baterias para armazenar a eletricidade gerada para quando houver a demanda de consumo.

Vale a pena?

Sua casa pode sim ficar independente da rede pública de energia. A grande questão é se o investimento vale a pena. Explicamos: há alguns fatores que podem influenciar a geração de energia de seu sistema fotovoltaico, dentre eles, destacamos dois: a quantidade de luz no local e a eficiência de seu sistema gerador.

Sua unidade consumidora possui uma demanda X de energia que precisa ser gerada, preferencialmente com excedentes para eventuais urgências. Sendo assim, o sistema precisa dar conta de gerar a quantia necessária.

Porém, se incide pouco sol sobre sua unidade, é necessário instalar um painel mais caro e mais eficiente para gerar a mesma quantidade de energia e, portanto, investir mais recursos em materiais de maior qualidade. Se há abundância de luz solar em sua região, o sistema independente da rede pública pode ser o mais indicado!

Caso haja déficit de luz na localização de sua casa, pode ser uma boa opção preferir o sistema on-grid e sentir mensalmente as vantagens do energia solar fotovoltaica na conta de luz, que será muito mais barata e gerará créditos de energia para sua unidade.

Pode ser sua única opção!

Em lugares muito remotos, como na zona rural, por exemplo, a rede pública de energia pode não chegar. Se isso acontecer, a energia solar fotovoltaica off-grid certamente é sua melhor opção. Tem eficiência maior que geradores a diesel, além de não causar qualquer tipo de prejuízo ao planeta, diferentemente de combustíveis fósseis, que geram gases poluentes.

Faça uma simulação com seu profissional e avalie corretamente se sua casa precisa de um sistema on-grid ou off-grid, e veja seus investimentos trazem retornos rápidos e viáveis. Acesse também o site www.sunergia.com.br e saiba mais!

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

 

3 thoughts on “Minha energia elétrica em casa pode ficar completamente independente da rede pública?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *