Homologação do Projeto de Energia Solar Fotovoltaicos Conectados à Rede

Para garantir o uso do seu sistema de energia solar conectado à rede, é preciso fazer a homologação desta junto à concessionária de energia. A homologação é um procedimento padrão em que sua concessionária de energia verifica se o sistema solar instalado possui as especificações de acordo com as normas de segurança.

Com o objetivo de reduzir os custos e tempo para a conexão da microgeração e minigeração; compatibilizar o Sistema de Compensação de Energia Elétrica com as Condições Gerais de Fornecimento (Resolução Normativa nº 414/2010); aumentar o público alvo; e melhorar as informações na fatura, a ANEEL publicou a Resolução Normativa nº 687/2015 revisando a Resolução Normativa nº 482/2012.

Segundo as novas regras, que começaram a valer em 1º de março de 2016, é permitido o uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, denominando-se microgeração distribuída a central geradora com potência instalada até 75 quilowatts (KW) e minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW (sendo 3 MW para a fonte hídrica), conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Para a instalação do sistema fotovoltaico é necessário solicitar uma aprovação de conexão à rede elétrica junto à distribuidora que fornece energia elétrica ao cliente.

O processo funciona basicamente assim:

  • Primeiro, enviamos o projeto de engenharia detalhado à concessionária, que analisa e aprova o projeto é necessário fazer a solicitação de acesso, cujo prazo de emissão é de 15 dias;
  • Após a aprovação, realiza-se a compra e instalação do sistema de energia solar. Geralmente é feita uma visita técnica pela equipe da concessionária;
  • Depois, é preciso entrar com uma solicitação de vistoria e realizar a vistoria em si, que é feito por um profissional habilitado;
  • O relatório é entregue à concessionária e aspectos técnicos são regularizados;
  • Finalmente, a equipe da concessionária faz uma nova vistoria técnica autorizando a ligação do sistema onde o relógio é trocado por um medidor bidirecional.

Apresentar todos os fundamentos para elaboração de documentos para homologação de sistemas conectados à rede junto às concessionárias, tais como conhecimento das normas técnicas aplicadas, resoluções normativas RES 482 e 687 na ANEEL, parecer técnico , formulários da ANEEL, ART , diagrama Unifilar, sistemas de proteção AC, etc.

O Sistema de Compensação de Energia funciona assim: o consumidor instala um pequeno gerador fotovoltaico em sua unidade consumidora e empresta a energia gerada (ou a distribuidora local) que devolve quando houver consumo.  Pelo sistema, a unidade geradora instalada em uma residência, por exemplo, produzirá energia e o que não for consumido será injetado no sistema da distribuidora, que utilizará o crédito para abater o consumo dos meses subsequentes.

Crédito de energia 

Caso a energia injetada na rede seja superior à consumida, cria-se um “crédito de energia” que não pode ser revertido em dinheiro, mas pode ser utilizado para abater o consumo da unidade consumidora nos meses subsequentes ou em outras unidades de mesma titularidade (desde que todas as unidades estejam na mesma área de concessão), com validade de 60 meses.

redução de até 95% da conta de energia elétrica imediata

Um exemplo é o da microgeração por fonte solar fotovoltaica: de dia, a “sobra” da energia gerada pela central é passada para a rede; à noite, a rede devolve a energia para a unidade consumidora e supre necessidades adicionais. Portanto, a rede funciona como uma bateria, armazenando o excedente até o momento em que a unidade consumidora necessite de energia proveniente da distribuidora.

A Sunergia é uma empresa de engenharia especializada em projetos de energia elétrica solar, que oferece ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

​ A proposta Turn Key é um serviço completo em energia solar. Para oferecer todo conhecimento e transparência ao cliente, estão inclusos nesta proposta um estudo da demanda por eletricidade, os cálculos da potência gerada, o desenho técnico e as estimativas financeiras (investimentos e retornos), logística e compra dos materiais, ligação à rede, instalação e suporte completo.

Acesse o site www.sunergia.com.br e fique por dentro do universo da energia solar!

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

 

14 thoughts on “Homologação do Projeto de Energia Solar Fotovoltaicos Conectados à Rede

  1. Olá Bom dia!
    Sou engenheiro eletricista e gostaria de fazer eu mesmo a minha homologação, sou de Belo Horizonte, tenho registro no Crea, já fiz meu cadastro na Concessionária Cemig, mas estou com dificuldades de juntar a documentação necessária.
    Gostaria de um projeto completo, com todas as documentações necessaria para homologação na Cemig, vocês podem me fornecer esta documentação?
    Obrigado aguardo retorno.

    1. Olá José Ricardo,

      O processo de homologação requer algumas particularidades no envio das documentações e quando o processo é recusado ele volta para o estágio inicial da fila do avaliador.

      Sugerimos contratar uma empresa especializada, pois para cada projeto/concessionaria temos características distintas que são minuciosamente avaliadas.

      Grato, Equipe Sunergia

    1. Olá Rômulo, muito obrigado pelo contato!

      Sim realizamos todos os procedimentos de documentação para habilitação REN 687/2015 – Aneel a um custo de 0,18 por watt. Porem para emitir a ART de Obra e serviço, necessitamos acompanhar a obra de instalação envolvendo nossa equipe de engenharia capacitada para execução da Obra.

      Estamos a sua disposição,

      Sunergia | energia solar
      Email: [email protected]
      Tel.: (11) 3172-1990 – (11) 99455-4051
      Atend.: Das 08:30hs às 18hs de Seg à Sex
      End.: Rua Itapura 300 , (Conjunto 602) – Edifício Lloyd Tower Empresarial | Tatuapé – São Paulo / SP

    1. Olá Sr. Yan, obrigado pelo contato!

      O valor do projeto é relativo ao tamanho do sistema a ser instalado. Para ter uma base o valor praticado em São Paulo no modelo Turn-key para um sistema de 1kWp seria aproximadamente R$8,00 o Watt.

      Simule seu projeto e veja as vantagem econômicas e sustentáveis para o seu imóvel.

      Atenciosamente:

      Equipe Sunergia

    1. Olá Gillande, bom dia!

      Obrigado pelo contato. O processo de homologação demanda de um aparato de documentações (memoria descritivo, planta do imóvel, diagrama unifilar e funcional, ART, etc.), com isso estaremos assumindo toda a responsabilidade sobre a instalação do seu gerador e teremos que enviar um especialista no local para fazer uma vistoria detalhada e caso tenha falhas na execução realizar as adequações necessárias.

      Enfim, o processo pode custar um valor aproximado da execução completa do projeto. Caso possa nos enviar os datasheets dos equipamentos, Nota Fiscal e os dados do imóvel, enviaremos uma proposta para regularização do seu gerador solar.

      Atenciosamente:

      Equipe Sunergia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *