Energia solar tem retorno em tempos de racionamento

Investimentos em energia solar apresentam ótimo retorno principalmente em tempos de racionamento

Que investir em energia solar fotovoltaica é um bom negócio, disso ninguém duvida. Entretanto, é interessante saber que ela pode ser um negócio ainda mais rentável do que se esperava, tirando proveito de situações em que os demais usuários de eletricidade, de forma geral, acabam passando por dificuldades e prejuízos. Veja por que a energia solar fotovoltaica poderá salvar o seu orçamento no caso de racionamentos.

Dificuldades em geração de energia

A maioria esmagadora da matriz energética brasileira está baseada em energia hidrelétrica. Por mais que este cenário esteja mudando, a energia vinda das usinas hidrelétricas ainda se mostra como a principal geração de eletricidade do país, que conta com um altíssimo potencial para tanto, dada a sua potência hidrográfica. Entretanto, mesmo com toda essa força, eventualmente, a geração de energia das hidrelétricas sofre problemas.

Se nas regiões das represas falta chuva, a vazão da água pelas turbinas irá diminuir, prejudicando o fluxo e, consequentemente, o quanto de energia pode ser gerada por estes equipamentos. Quando isso acontece, a hidrelétrica perde parte de sua capacidade, mas a demanda por energia não cessa, uma vez que as pessoas precisam de eletricidade o tempo todo e cada vez mais.

Quando isso acontece, há algumas possibilidades de controlar a situação, regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A primeira é para casos mais amenos: compra-de energia elétrica de outros países ou reforça-se a geração de energia elétrica vinda de usinas térmicas (sim, o Brasil ainda usa energia termelétrica, uma eletricidade cara e poluente). E quem paga a conta? Você.

A outra opção é para eventos mais drásticos, em que usinas inteiras acabam tendo sua produção interrompida por alguma razão. Nestes casos, a falta de energia é tanta, que corta-se a energia de alguns lugares por determinados períodos de tempo, ou ainda se fazem rodízios de distribuição de energia, os chamados racionamentos. O Brasil não sofre destes racionamentos frequentemente, mas eles acontecem.

Conte com a sua própria energia!

Em tempos em que a geração pública de energia elétrica está sofrendo panes, você prefere ficar à deriva dos altos preços cobrados/ racionamentos ou investir na sua própria independência, economia e conforto? A opção mais lógica é sempre investir em energia solar fotovoltaica para sua casa, empresa ou indústria.

Além de ser uma energia limpa e sustentável, a energia solar fotovoltaica pode ser usada como uma boa forma de se investir dinheiro de maneira inteligente e rentável. Uma vez que você tenha instalado o sistema de geração fotovoltaica, ele gerará uma economia tão grande que estes recursos utilizados voltarão para o seu bolso em forma de contas de luz que você deixará de pagar. Esses benefícios costumam durar cerca de 25 anos de uma vida útil eficiente e com baixa incidência de defeitos.

Não seja prejudicado por racionamentos ou bandeiras de energia que podem te custar muito dinheiro na conta de luz. Ajude a salvar o planeta gastando menos e de forma inteligente! Acesse www.sunergia.com.br e saiba como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *