Energia Solar Fotovoltaica: Como funciona?

Saiba como funciona passo a passo a geração de energia elétrica através do Sol

A Energia Solar Fotovoltaica é gerada através da conversão da luz do Sol em energia elétrica para os mais diversos usos: desde iluminação pública a até mesmo alimentação energética de comunidades inteiras através da geração distribuída. Mas como funciona este processo? Acredite, não tem mágica, nem segredo, apenas ciência e tecnologia que evolui e avançam a cada dia. Neste artigo iremos descrever o processo de geração da energia elétrica pela luz do Sol e sobre como esta energia é limpa, renovável e sustentável.

Como funciona?

O Sol emite luz e calor. Mas é da luz que é gerada a energia solar fotovoltaica. Nossa grande estrela emite uma grande quantidade de fótons que é então absorvida pelas células fotovoltaicas. Estas células têm a capacidade de gerar a energia elétrica através da luz, e normalmente são construídas a partir de silício. Quando há a incidência da luz solar sobre as células fotovoltaicas de silício (ou outro material), os fótons entram em contato com os elétrons da célula e os excita, gerando o movimento dos elétrons. Quando estas pequenas partículas dos átomos se movimentam, há a geração de corrente elétrica que é então absorvida pelo sistema de energia solar fotovoltaica.

Para gerar uma grande quantidade de energia uma grande quantia de células fotovoltaicas é instalada em um painel ou módulo fotovoltaico. Há ainda a possibilidade de se colocar células fotovoltaicas em filmes flexíveis ou vidros para que exerçam este mesmo papel de suporte à absorção de luz. Já foram até desenvolvidas ruas, calçadas e estradas cobertas de células fotovoltaicas para gerar energia solar. Telhas e revestimentos com capacidades fotovoltaicas também já estão em uso, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

A forma como as células, módulos e painéis são instalados depende muito das necessidades do usuário e das condições da incidência da luz solar no local em que as peças serão posicionadas. Portanto, é sempre bom realizar simulações e orçamentos para avaliar como o investimento será realizado com o maior potencial e retorno possível.

Há duas formas de se gerar energia solar. Uma delas é desligada do sistema público de energia, também chamado de “off-grid”. Ele é mais utilizado em locais em que se torna mais barato para a residência, empresa o condomínio depender apenas de sua própria geração energética do que aderir ao sistema das companhias de energia. Nestes sistemas, é necessário utilizar uma bateria para armazenar a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos, e há uma completa autonomia energética.

Também há uma modalidade em que o sistema de geração de energia é conectado à rede pública (grid-tie) e, nesses casos, a energia gerada pela residência é incorporada ao sistema e abatida da fatura de luz daquela unidade. Nesses sistemas não há a necessidade de utilizar baterias para o armazenamento da energia, mas se usa um inversor para adequar a energia gerada àquela que circula nos fios da rede pública.

Faça uma simulação sem compromisso em www.sunergia.com.br e veja qual mais se adéqua às necessidades de seu ambiente!

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

3 thoughts on “Energia Solar Fotovoltaica: Como funciona?

  1. Preciso de orçamento de placas solares para fazer em forma de toldo para 2 carros, não pode ter suporte vertical no meio somente nas laterais, pois no meio dos carros é a passagem para entrar em casa.
    área para o toldo e colocação das placas, 6 x 6, quanto a altura uma ponta tem que ter altura suficiente para entrar um caminhão leve HR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *