Módulos fotovoltaicos

É possível gerar energia solar fotovoltaica em dias nublados, embora a quantidade de energia produzida possa ser menor em comparação com dias ensolarados. Mesmo quando o céu está nublado, a luz solar ainda consegue penetrar nas nuvens e atingir a superfície da Terra. A geração de energia solar ocorre pelas células fotovoltaicas convertendo a luz solar em eletricidade. Ele se apresenta como uma fonte sustentável de energia que reduz as emissões de carbono. Neste artigo falaremos como é a geração de energia solar fotovoltaica em dias nublados.

Os painéis solares é um dos elementos principais para gerar energia fotovoltaica, possuindo pequenas células em materiais semicondutores, como o silício. Os fótons atingem as células fotovoltaicas, onde os elétrons presentes dentro destas células, se movimentam. Com esta movimentação, a corrente elétrica é criada, gerando a energia solar fotovoltaica.  

Como funciona a geração em dias nublados?

O processo de geração de energia solar tem como principal ativo a luz do sol. Por esta razão, a eficiência de geração vai depender da capacidade dos equipamentos e da intensidade da luz solar captada por eles.

Devemos desmitificar a ideia de que os sistemas fotovoltaicos não funcionam bem em dias chuvosos ou nublados. Embora seja verdade que a produção de eletricidade por meio de painéis solares seja mais eficiente em dias ensolarados e claros, ainda há geração de energia mesmo em condições de céu nublado ou chuvoso

Os sistemas de geração solar são projetados para serem sensíveis a luz visível e parte da luz infravermelha e ultravioleta. Mesmo quando o sol está parcialmente bloqueado pelas nuvens, parte dessa radiação ainda chega às células fotovoltaicas.

Quando a luz solar atinge uma célula fotovoltaica, ocorre a conversão para energia elétrica. Embora a intensidade da luz solar seja menor em dias nublados, ainda há radiação solar suficiente para gerar eletricidade, mesmo em quantidades menores do que nos dias ensolarados.

Como funciona o dimensionamento neste processo?

Durante a criação do projeto de geração fotovoltaico, é necessário analisar que o dimensionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica em condições de tempo nublado, envolve considerações específicas, garantindo que a geração de energia seja adequada em todos os cenários climáticos, principalmente quando a incidência direta do sol é reduzida. Algumas considerações importantes, sobre o dimensionamento:

  1. Estimativa da irradiação solar média: É essencial calcular a irradiação solar na região onde será instalado o sistema.
  2. Eficiência dos painéis solares: Avalie a eficiência dos painéis solares utilizados, alguns painéis possuem uma melhor qualidade, isso pode ser vantajoso em condições de tempo nublado.
  3. Inclinação e orientação dos painéis: A inclinação e orientação dos painéis solares afetam a quantidade de energia gerada em dia nublados.  A inclinação e orientação adequadas otimizam a captura de luz solar.
  4. Monitoramento e manutenção: Instale sistemas de monitoramento para acompanhar o desempenho do sistema em tempo real. A manutenção é crucial para garantir que o sistema opere com eficiência máxima, especificamente durante condições climáticas adversas.

Escolher painéis de alta qualidade e de extrema confiabilidade é crucial para garantir o desempenho e durabilidade do seu sistema a longo prazo. A fabricante alemã AESolar possui como principais características o compromisso com a qualidade e o compromisso com seus clientes que se estende pela satisfação e segurança até a inovação tecnológica.

No Brasil, estamos situados em latitude entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, o país apresenta uma das maiores incidência de energia solar do mundo. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, as médias anuais de irradiação apresentam uma boa uniformidade. Mesmo em dias nublados o sistema não afetará o seu sistema fotovoltaico.

Usina solar em dia nublado- Foto: Sunergia

Com o investimento crescendo cada vez mais no mercado nacional, com políticas de incentivo e investimentos em projetos em larga escala. Contribui para que a energia solar seja uma fonte cada vez mais importante e viável, independente da estação climática.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *