Tecnologia e pesquisa: conheça as novidades do setor fotovoltaico

Novidades e tendências ocupam o futuro do setor da Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica foi descoberta ainda no Século XIX por Alexandre Edmond Becquerel. Àquela época, era uma tecnologia considerada impossível de dar certo por muitos cientistas, dado o seu então alto custo de instalação. No entanto, as pesquisas tecnológicas avançaram muito de lá pra cá, permitindo que a Energia Solar Fotovoltaica começasse a crescer dentro do mercado e tomar cada vez mais parte da matriz energética. Preparamos este artigo para contar sobre algumas das novidades do setor fotovoltaico. Algumas delas são extremamente inovadoras. Confira!

Barco de energias renováveis faz volta ao mundo

O barco Energy Observer irá fazer uma volta ao mundo no prazo de seis anos, apenas alimentado por energias renováveis. Além de usar ventiladores e um combustível limpo criado a base de hidrogênio, a embarcação conta com 130m² de módulos fotovoltaicos de alto rendimento para alimentar os motores que farão o Energy Observer se movimentar. A embarcação parte de Paris, e deve fazer 101 escalas em 50 países no mundo todo antes de completar sua volta. A intenção do projeto é mostrar a força das energias renováveis e se posicionar contrária ao aquecimento global.

Rock in Rio terá “árvores solares” para carregar celulares

Mesmo em pequenos espaços, o cada vez maior rendimento dos painéis fotovoltaicos, proporcionados pelo constante investimento em pesquisa e tecnologia, está sendo cada vez mais útil às pessoas. Na edição 2017 do festival Rock in Rio, “árvores” com módulos fotovoltaicos do tamanho de folhas de palmeira serão instalados em toda a Cidade do Rock. Assim, os visitantes poderão carregar seus celulares sem perder as emoções dos shows do evento. A tecnologia foi desenvolvida por uma empresa da capital mineira.

Cientistas avaliam impactos da poluição do ar na Energia Solar Fotovoltaica

A proposta da Energia Solar Fotovoltaica é ser plenamente limpa e renovável. Entretanto, até mesmo iniciativas como esta sofrem com a poluição atmosférica. Acontece que os poluentes densos presentes no ar estão impedindo a perfeita passagem de luz e a incidência da luminosidade solar nos módulos fotovoltaicos, de acordo com pesquisadores norte-americanos. Na China e em regiões da Península Arábica, a perda de absorção com limpezas pouco frequentes chegaram a 35%. Os cientistas concluíram que, especialmente nestas regiões, a manutenção e limpeza dos módulos deve ser mais frequente.

Parques de São Paulo são abastecidos com Energia Solar Fotovoltaica

Os parques públicos Villa Lobos e Cândido Portinari, localizados na capital paulista, serão os primeiros do Brasil a ter todo o seu abastecimento de energia elétrica realizado através de energia solar fotovoltaica. Os parques serão autossustentáveis em energia através da produção de 665 MWh por uma mini usina localizada nos estacionamentos dos parques. O investimento realizado em tecnologia ficou em torno de 17 milhões de reais.

Acesse o site da Sunergia para ficar sempre antenado a todas as novidades do mundo da Energia Solar Fotovoltaica. Clique www.sunergia.com.br e não deixe de investir nesta energia 100% limpa, renovável e sustentável!

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *