Edifícios sustentáveis apresentam vantagens e desvantagens. Veja quais.

Confira os prós e contras da certificação LEED.

A certificação LEED, sigla inglesa para Leadership in Energy and Environmental Design, é um selo que busca implementar soluções sustentáveis em prédios, edifícios e estruturas, novas ou já existentes, com determinadas regras pré-estabelecidas pela organização Green Building Council (GBC), Brasil. Presente em mais de 160 países, esta certificação é amplamente premiada e referência na área de edifícios que buscam a sustentabilidade.

Para uma melhor definição, apontamos as vantagens e desvantagens da certificação LEED e como ela pode atuar na construção de sua empresa ou de outros edifícios e prédios que se encaixam nas diretrizes apontadas pela GBC Brasil.

VANTAGENS
– Economia em todos os recursos naturais do seu empreendimento. Isso significa um uso consciente e racional de água e energia elétrica, contribuindo para a saúde do planeta e do bolso da sua empresa.
– Publicidade positiva de empresas que se mostram preocupadas com o meio ambiente. Cada vez mais as pessoas procuram organizações que valorizem o planeta e busquem soluções sustentáveis.
– Diminuição de custos operacionais e riscos regulatórios.
– Possibilidade de valorização do imóvel e aumento da retenção. É possível, também, utilizar de métodos de modernização, além de transformar o prédio em uma estrutura constante, fugindo da obsolescência.
– Melhoras notáveis e prioridade na segurança e saúde dos colaboradores e visitantes dos espaços certificados. Com isto, é possível uma formação profissional mais elaborada, com a conscientização coletiva entre os colaboradores e aqueles que estão envolvidos na estrutura sustentável.
– Produtividade crescente em relação aos serviços prestados pela organização e seus funcionários – como profissionais de saúde e professores em hospitais e escolas, respectivamente.
– Incentivo coletivo a parceiros, fornecedores e sócios em relação as atividades sustentáveis. O reflexo se dá nos serviços utilizados pelos usuários.
– Referência para a construção de novas edificações com as mesmas diretrizes socioambientais e o estímulo a criação de políticas públicas no segmento.
– Utilização racional de todos os recursos disponíveis e consequente economia de produtos advindos da natureza, reduzindo impactos ambientais.

DESVANTAGENS
– Tempo de retorno dos investimentos em edificações verdes e sustentáveis podem demorar. Ou seja: investir num tipo de construção com a certificação LEED tem alguns custos que poderão ser recuperados, mas o prazo pode ser longo.
– Foco específicos nas oito dimensões aplicadas pela GBC Brasil. Assim, algumas características de outros tipos de construções não se encaixam em qualquer edificação (exemplo: especificidades para hospitais e escolas).
– Falta de acompanhamento dos processos sustentáveis pós-construção da edificação. Materiais não utilizados, quando adquiridos pela empresa junto as diretrizes da LEED, não fazem os proprietários perderem a certificação.
– Foco em questões econômicas podem minar os resultados sustentáveis. Os próprios empreendedores são possibilitados de optar por materiais mais baratos e menos eficiente.
– Falta de uma modalidade que englobe os edifícios residenciais.
– Pouca divulgação e conhecimento sobre seus processos no país – acarretando em problemas estruturais das organizações, como gestão dos colaboradores.
Conhecendo as vantagens e desvantagens da certificação LEED é possível criar um quadro específico para sua necessidade. É importante frisar que uma análise minuciosa sobre como se dará a aplicação na sua empresa resolve todas as dúvidas acerca deste selo sustentável.

Gostou deste artigo e quer saber mais? Conheça o site da Sunergia e todos os conteúdos que preparamos especialmente para você que está interessado em investir em Energia Solar Fotovoltaica, economizar e ao mesmo tempo utilizar uma energia que não causa qualquer dano ao planeta. Acesse www.sunergia.com.br hoje mesmo!

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *