O que é e para que serve o Selo Procel?

Selo Procel atesta qualidade e eficiência de sistemas solares fotovoltaicos

Quem possui qualquer equipamento que funciona à base de energia elétrica em casa já deve ter visto aquele adesivo que está sempre visível em alguma parte do aparelho. O adesivo é colorido, possui várias setas de indicação de eficiência e os valores relativos ao consumo e economia de energia do equipamento.

Até mesmo em carros este pequeno selo está presente, e pode ser decisivo na hora de comprar ou não o produto. Estamos falando do Selo Procel, que também é colocado em sistemas de geração de energia solar. Venha conhecer mais sobre do que se trata esta classificação, como é realizada e para que serve.

Selo Procel em sistemas fotovoltaicos

O Selo Procel utilizado nos sistemas fotovoltaicos é, em aparência, muito semelhante a todos os outros selos etiquetados em carros, geladeiras e outros eletrodomésticos. A diferença é que em um sistema de geração de energia, todos os dados mensurados levam em conta a eficiência do equipamento em se aproveitar a luz para gerar energia solar, enquanto que nos eletrodomésticos o selo atesta a eficiência dos equipamentos em consumir energia para realizar suas funções.

Desde 2008, os fabricantes tinham a opção facultativa de etiquetar seus módulos fotovoltaicos. Entretanto, a partir de 2012 a etiquetagem passou a ser compulsória. Ou seja, para obterem a permissão de vender seus produtos no Brasil, os produtores de sistemas fotovoltaicos têm de colocar o selo Procel em seus equipamentos.

Os testes e ensaios são realizados pelo Inmetro em condições padrão de uso, e suas avaliações são divulgadas ao consumidor através do Selo Procel Eletrobras. Atualmente, mais de 300 modelos de módulos fotovoltaicos já estão regulamentados e etiquetados pela Procel para operar adequadamente.

O aumento na produção e o crescimento da concorrência têm permitido que os custos para se investir em energia diminuam, incentivando para que cada vez mais residências, empresas e condomínios tenham geração de energia solar em suas propriedades, utilizando uma energia 100% limpa, renovável e sem impactos ambientais.

O aumento também está expresso no crescente interesse dos usuários pela energia solar fotovoltaica. Os termos “energia solar” são um dos mais procurados dentro do site da Procel, de acordo com dados da própria instituição.

Como funciona o selo?

O usuário poderá ver algumas informações importantes no selo de eficiência da Procel em sistemas fotovoltaicos. O mais chamativo é, sem dúvida, a classificação de eficiência por letras e cores – Do “A” ao “E” em quantidade decrescente de eficiência, nos códigos de cores do verde ao vermelho.

Além disso, constam também dados como a eficiência do equipamento em porcentagem (%), a área externa do módulo em M², a produção média mensal de energia em kWh/mês e a potência em condições padrão, em Watts. Através destas informações, o usuário terá plenas condições de comparar entre os diversos módulos e ver qual o mais se encaixa em seu orçamento e suas necessidades de consumo energético.

Gostou deste artigo? Acesse www.sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar!

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *