Uma duvida recorrente tanto de consumidores quanto de eletricistas é sobre o consumo de energia elétrica e como diminuir os valores das contas de luz. Mas antes de eu sair dando dicas do que fazer para economizar em nossas contas de luz precisamos entender alguns conceitos.

O Maior inimigo da conta de luz é o aquecimento. Mas não é qualquer aquecimento e sim o aquecimento prejudicial. o aquecimento nas instalações elétricas residenciais sé da pelo atrito dos elétrons ao transitar pelos materiais condutores (como os cabos de cobre). Todo material oferece uma oposição a passagem de corrente elétrica, esta oposição é chamada de resistência elétrica e neste caso todo condutor por onde passa uma corrente elétrica tem um aquecimento devido a esta resistência.

O aquecimento pode ser benéfico em alguns casos como no caso dos chuveiros elétricos, onde uma resistência especifica é aplicada a um material dentro do chuveiro que devida a passagem de corrente elétrica faz esquentar a água que flui por este chuveiro. Mas existem casos que este aquecimento não é desejável e desta maneira um desperdício de energia elétrica.

Quando mudamos algumas características dos condutores eles passam a apresentar um aquecimento devido a uma modificação de sua resistência, nos cabos isso acontece quando mudamos o tipo de material de que o condutor é feito, quando mudamos sua espessura (seção) ou quando mudamos o comprimento deste cabo.

Neste caso a primeira dica sobre economia de energia é: Adeque os cabos de sua casa para que estes não se aqueçam demais, cada cabo suporta um máximo de corrente elétrica se a quantidade de corrente elétrica presente neste cabo for superior a máxima a primeiro coisa a acontecer é uma aquecimento desnecessário e um gasto desnecessário de energia elétrica.

Adeque ainda os dispositivos de proteção de cada circuito (disjuntores) para que eles não permitam uma passagem de corrente elétrica maior do que a suportada pelos condutores.

Quando a instalação da casa for velha e a mesma não tiver passado por manutenção por um longo período, solicite que um eletricista capacitado faça a conferencias das emendas de cabo da instalação, a emenda é um ponto que devido a sua característica apresenta aquecimento, se mal feito pode reapresentar um gasto de energia desnecessário.

Dicas que fazem bem para o seu bolso e para o planeta:

Lavadora de roupas

  • Lave o máximo de roupas indicado pelo fabricante de uma só vez
  • Limpe o filtro da máquina com frequência

Televisão

  • Não deixe a TV ligada sem necessidade.
  • Escolha um aparelho com timer que, se programado, desliga  automaticamente

Ferro elétrico

  • Acumule grande quantidade de roupa e a passe de uma só vez
  • Passe roupas leves, como lingeries, após desligar o ferro
  • Se interromper o serviço, mesmo que por pouco tempo, desligue o ferro

Chuveiro elétrico

  • Faça a instalação com conexões boas e fios adequados
  • Em dias quentes, coloque a chave na posição verão
  • Nunca reaproveite uma resistência queimada. Isso aumenta o consumo e põe em risco a sua segurança
  • Limpe os furos de saída da água do chuveiro

Lâmpadas

  • Aproveite a luz natural do dia. Abra as cortinas
  • Apague a luz quando ninguém estiver no local
  • Escolha lâmpadas fluorescentes para locais onde a luz fica acesa mais de quatro horas por dia

Geladeira

  • Não use a parte traseira da geladeira para secar tênis, panos e roupas
  • Faça limpeza e degelo periodicamente
  • Abra a porta da geladeira somente quando precisar
  • Não coloque paninhos sobre as prateleiras
  • Verifique sempre as borrachas de vedação da porta
redução de até 95% da conta de energia elétrica imediata

ECONOMIA NA CONTA DE LUZ

O preço da energia elétrica sofre aumentos anuais que podem passar dos 40%. Com a Autogeração seus gastos com eletricidade serão largamente reduzidos, proporcionando ao longo de mais de 25 anos uma economia cumulativa de grandes proporções. A conta de luz não alcança o custo zero, pois existem os encargos de contratação do serviço junto à distribuidora, mas a economia pode ultrapassar os 90%, conforme o projeto contratado.

 

QUANTO INVESTIR ?

O investimento necessário varia conforme o consumo elétrico, e são previamente analisadas, a demanda energética e a estrutura física do local. A partir de então, é elaborado um projeto específico onde serão determinados a potência de produção instalada, os equipamentos necessários e o dimensionamento do serviço completo.

FINANCIAMENTOS BANCÁRIOS

Atualmente, diversos bancos públicos e privados já possuem linhas de crédito específicas e condições especiais para o financiamento de Energia Solar. O processo de contratação do financiamento fica a cargo do cliente, tendo à sua disposição todo o suporte e acompanhamento da Sunergia.

Acesse www.sunergia.com.br e saiba como efetivar seu projeto! Faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso.

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *