Em quais épocas do ano a conta de energia elétrica custa mais caro?

Calendário de bandeiras energéticas orienta aumento de preço de eletricidade no país

Ao longo dos 12 meses do ano, o preço da energia elétrica é alterado no Brasil, não apenas devido às questões de mercado e reajustes inflacionários, mas também graças a uma norma que chamamos de “Bandeiras tarifárias”. Através destas bandeiras, são aplicados acréscimos no custo da eletricidade ao custo já estabelecido pelo mercado em todo o Brasil exceto no Estado de Roraima, que não faz parte do Sistema Nacional de Energia.

Quer saber como e quando estas bandeiras vão afetar o consumo e o preço de sua fatura de energia? Fique ligado ao texto que preparamos para instruir ao consumidor que está atento a suas despesas com eletricidade, que quer economizar e investir em novas tecnologias!

Quando a energia fica mais cara para o consumidor?

Não é possível saber exatamente quando a energia vai ou não vai ficar mais cara, mas é possível saber quando teremos essa informação. Anualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – divulga o calendário que contém as datas em que serão anunciadas as bandeiras ou permanência das bandeiras de energia, tudo baseado em estudos meteorológicos e de outras naturezas realizados pela agência reguladora.

No ano de 2017, as datas de divulgação foram as seguintes: 27 de janeiro, 24 de fevereiro, 31 de março, 28 de abril, 26 de maio, 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro.

Neste mês de outubro, de acordo com as normas divulgadas pela Aneel, a energia elétrica está sendo tarifada de acordo com a Bandeira Vermelha Patamar 2 – R$ 3,50 para cada 100 kWh consumidos mensalmente – a cobrança adicional mais cara do sistema.

Em todas estas datas, a Aneel divulga qual bandeira tarifária será aplicada à energia em nosso país. Isso tudo depende das condições de geração desta eletricidade nas hidrelétricas. Se fatores como a falta de chuvas, temperaturas e outros afetarem negativamente a geração de energia nas usinas, será necessário o apoio de usinas termelétricas, que fornecem uma eletricidade cara altamente poluente, que eleva o preço nas contas de luz.

A Aneel divulga também previsões de quais meios podem ou não sofrer com as tributações adicionais, mas estas previsões podem ou não se concretizar de acordo com o comportamento das usinas e das condições climáticas. De qualquer forma, o consumidor precisa ficar ligado nos comunicados da Aneel!

Para esquecer bandeiras tributárias!

Existe uma maneira eficiente, ecologicamente responsável e rentável de se ver finalmente livre das bandeiras tributárias: use energia solar em sua unidade! Não importa se é para sua casa, condomínio, empresa ou indústria, a energia solar pode fazer com que você economize muito dinheiro!

A energia gerada pelo seu sistema fotovoltaico não será submetida à cobrança de bandeiras tarifárias e ainda poderá gerar créditos em energia quando há excedente. Não deixe de investir! Clique em www.sunergia.com.br e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *