Conheça seis empreendimentos brasileiros que visam a sustentabilidade.

Edifícios ganham cada vez mais traços sustentáveis. Veja exemplos.

Os edifícios sustentáveis vêm ganhando espaço no cenário urbano brasileiro. Com a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente tomando conta do debate público, construtoras investem em modelos de sustentabilidade buscando atrair moradores, clientes e servindo como exemplo para todos. Para isso, listamos alguns exemplos de empreendimentos e edifícios sustentáveis que trazem um novo conceito sobre os cuidados com nosso planeta.

Alguns deles contêm o selo de certificação LEED – do inglês Leadership in Energy and Environmental Design – que determina uma série de fatores para avaliar a eficiência sustentável de determinados empreendimentos. Alguns são agraciados com o selo platina, o mais alto hierarquicamente na avaliação da empresa gestora da LEED, a Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

Edifício Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ)
Sede da Universidade Petrobrás, este edifício é um dos melhores exemplos de como aliar uma arquitetura moderna com sustentabilidade. Ele possui vidros isotérmicos nas seis fachadas de da construção, impedindo a entrada de raio solares danosos à saúde. O empreendimento também conta com uma área verde e sistema de reutilização de água. Ainda, incentiva a diminuição de gases nocivos a atmosfera, como o CO², dando preferência a veículos que poluem menos que os demais no seu estacionamento.

Jardim das Perdizes – São Paulo (SP)
Um bairro inteiro que visa a eficiência sustentável. O local conta com bicicletas a serem compartilhadas pelos moradores, além de utilização de energias renováveis, como a eólica. Destaca-se a ampla área verde do Jardim das Perdizes, que ocupa cerca de 50 mil metros quadrados.

Eurobusiness – Curitiba (PR)
Exemplo de sustentabilidade paranaense, este edifício conta com um sistema de retroalimentação energética, aliando tecnologia e respeito ao meio ambiente. Na climatização, os vidros low-e deixam a luminosidade entrar, mas o calor não, dispensando utilização massiva de ar-condicionado – estes, que por sua vez, utilizam a temperatura do arrefecimento. O consumo em água, por exemplo, chega a ser 80% menor que o padrão.

Eldorado Business Tower – São Paulo (SP)
Um terço a menos, em média, do consumo de água potável; um quinto de redução nos gastos com energia; metade do material utilizado vem do próprio local; um quarto de água da chuva retida. Estes são alguns dos vários números que credenciam este edifício paulista a ser um dos mais eficientes ambientalmente no país.

Complexo Comercial Rochaverá – São Paulo (SP)
Geração de energia elétrica totalmente utilizada pelo prédio; minimização de materiais não renováveis nas operações; e um ar mais puro para os usuários de seu espaço interno. Este é mais um exemplo que São Paulo traz para o Brasil na categoria de edifícios sustentáveis.

Estádio Mineirão – Belo Horizonte (MG)
Até o esporte favorito do brasileiro entrou na onda sustentável. O Estádio Governador Magalhães Pinto, popularmente conhecido como Mineirão, consome até um terço a menos em energia que os demais palcos futebolísticos brasileiros. Na questão do consumo consciente de água, a utilização da chuva permite uma redução de 10% no volume utilizado pelo estádio. E, por fim, painéis solares geram energia fotovoltaica.

Com tantos exemplos, fica mais fácil entender porque os brasileiros estão aderindo a empreendimentos sustentáveis: economia, certificações ambientais, qualidade de vida e, é claro, respeito e exemplo de como podemos cuidar do planeta.

Quer saber mais? Acesse nosso site: www.sunergia.com.br  e faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso.

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *