A Gridcog da Austrália revelou que as cercas solares efetivamente, painéis bifaciais orientados para leste e oeste em ângulos de inclinação de 90 graus demonstram rendimento promissor e potencial de receita, com base em simulações que comparam uma instalação vertical com um típico sistema solar montado no solo.

A Gridcog, que fornece software para planejar, rastrear e otimizar projetos de energia distribuída, criou dois cenários na simulação: um usando energia solar convencional e outro usando uma configuração de cerca solar. Em seguida, modelou locais em Londres e Sydney em ambos os cenários e executou um modelo de um ano em relação a dados de irradiância típicos para cada local.

A energia solar convencional utilizou sistemas de 100 kW (DC)/100 kW (AC) para ambos os locais usando painéis monofaciais. Londres estava orientada 180 graus ao sul e Sydney a 0 graus norte, ambas com inclinação de 40 graus.

O cenário de cerca solar compreendeu 100 kW (DC)/100 kW (AC) de painéis bifaciais. Os sistemas foram orientados 90 graus leste/180 graus oeste com uma inclinação de 90 graus, perpendicular ao solo.

Sem surpresas, a curva de rendimento da cerca solar foi diferente da solar montada no solo, com uma queda no meio do dia. Mas, numa base anual, os rendimentos globais foram ligeiramente mais elevados para a cerca solar do que para o sistema convencional.

“Estamos vendo um aumento total de 10% no rendimento em Londres e um aumento de 3% em Sydney”, disse Gridcog, observando que embora o desempenho físico esteja mais ou menos alinhado com o esperado, a história comercial forneceu alguns resultados interessantes. Isto porque o padrão de geração da cerca solar permitiu evitar os períodos de menor valor do dia, quando a menor demanda e a maior geração solar impactam os preços no atacado.

Ao usar os módulos FV da série Terra da AESOLAR com alto desempenho de dois lados verticalmente , eles produzirão eletricidade de manhã e à noite devido à sua orientação leste-oeste . Devido a esta característica especial, não só podem ser alcançados preços de eletricidade mais elevados e o rendimento anual da eletricidade aumentado até 10% , como também alivia a pressão sobre as redes elétricas. A cerca solar proporciona resultados significativamente melhores de manhã e à noite do que os sistemas convencionais.

A cerca solar é a alternativa inovadora aos sistemas fotovoltaicos convencionais: em vez de montar os módulos fotovoltaicos planos ou inclinados, eles são montados verticalmente , o que abre perspectivas completamente novas para o uso fotovoltaico.

A célula solar bifacial altamente eficiente gera eletricidade em todos os momentos do dia e do ano. A eficiência desta célula solar extremamente eficaz é de 100% na frente e mais de 90% na parte traseira.

Com a cerca solar “bifacial” foi desenvolvido um produto que capta energia solar nos dois lados através de instalação vertical . Isto significa que pode ser produzida até 10% mais eletricidade de manhã e à noite – exceto nos horários de pico do meio-dia – o que também atinge preços até 10% mais elevados quando alimentado na rede.

Não importa se a área do módulo está voltada para norte-sul (rendimento anual de eletricidade 900-1050 kWh/kWp ) ou leste-oeste (rendimento anual de eletricidade 1000-1290 kWh/kWp), a produção de eletricidade também ocorre no lado que não é diretamente iluminado.

Por esta razão, os sistemas também podem ser usados ​​em áreas onde as redes elétricas são quase totalmente utilizadas pelos sistemas eólicos e fotovoltaicos convencionais existentes. Mas a “cerca solar bifacial” pode fazer muito mais do que isso : onde a produção de eletricidade de sistemas fotovoltaicos planos ou sistemas de telhado por vezes entra em colapso total no Inverno, especialmente em regiões com neve (módulos cobertos de neve, perda de produção), linhas verticais os sistemas marcam pontos com uma produção constante também nos meses de inverno. Quando instalada ao dobro da altura, o que normalmente é possível ao delimitar áreas agrícolas (por exemplo, ao manter animais, cercar áreas ao ar livre ou pastagens), a cerca solar fornece mais eletricidade do que os sistemas de telhado convencionais e, ao mesmo tempo, ainda permite quase sem restrições uso e manejo da área.

A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

  • Mais de 20 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
  • Controle de qualidade Alemão
  • Mais de 3.200 instalações pelo mundo
  • Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:
Instagram | @sunergia_energia_solar
Facebook | @sunergiaenergiasolar
LinkedIn | @sunergia-energiasolar

One thought on “Cercas solares ganham força na Europa e USA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *