Muitos cidadãos ainda não acordaram para a economia que poderiam fazer na conta de energia elétrica. Além de apagar luzes ou trocar equipamentos por outros mais racionais no consumo, há mais duas possibilidades ao alcance de todos sendo o aquecimento solar da água e outra, a autoprodução de eletricidade com placas fotovoltaicas.

O primeiro equipamento é mais acessível, de baixo custo e com possibilidades de financiamento a longo prazo. O segundo é mais oneroso. Ambos se pagam em períodos curtos com a economia na conta de eletricidade. Dois a três anos no aquecimento da água; e de sete a oito anos na eletricidade solar. Isso é muito menos do que a vida útil dos equipamentos, de 15 a 25 anos, dependendo do tipo e do uso adequado.

Em residências de famílias de baixa renda ou até média, a economia do aquecimento solar pode chegar a 44%. Isso porque mais de 70% dos lares brasileiros usam chuveiro elétrico, altamente consumidor, quando poderiam dispor de aquecimento solar mesmo nos climas mais frios. Dezoito por cento não usam aquecimento algum, e só 5,9% utilizam gás.A energia solar está se tornando cada vez mais popular no uso. Pessoas de diversos lugares do mundo começam a tomar conhecimento dos problemas crescentes de emissões de carbono que vêm com a queima de combustíveis fósseis. Mas por que toda essa confusão? Porque é uma energia limpa, barata e que está ai o tempo todo. Até onde sabemos, o sol vai ficar no sistema planetário por um bom tempo e as fontes fósseis em breve podem se esgotar com o crescente aumento da população.

“Na autoproducão de eletricidade por painéis fotovoltaicos, temos a possibilidade legal de creditar o excedente gerado na rede da distribuidora de eletricidade, podendo ser consumida em outra propriedade. A economia, dependendo da instalação, pode ser de até  95% da conta.”

E há ainda vantagens para os operadores do sistema. Todos conhecemos ou sofremos com a perda de algum equipamento elétrico por picos de potência em certas horas do dia nas nossas residências. Em muitos casos, isso acontece pelo uso do malfadado do chuveiro elétrico.

Como tomamos banho nos mesmos horários, demandamos no fim de tarde ou no início do dia grande quantidade de energia. Os chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo provocam verdadeiras “tempestades elétricas” nos sistemas. Temos um sistema de geração de eletricidade majoritariamente hidrelétrico. Assim, estas centrais podem ser ligadas em poucos minutos, e o pico de consumo é suprido rapidamente.

Devido ao constante aumento da conta de luz derivado do uso interrupto das termoelétricas caras e extremamente poluentes, instalar um sistema de geração de energia solar se tornou uma excelente opção para o seu bolso e para o meio-ambiente. Instalar energia solar em uma residência ou empresa já é acessível à maioria das pessoas que pagam uma conta de luz alta e é muito mais fácil e rápido do que você imagina.

Tanto as geradoras de energia quanto as distribuidoras e transportadoras deveriam se preocupar mais com o problema e incentivar a eliminação gradativa do chuveiro elétrico e favorecer a autoprodução, para não terem que investir tanto em capital fixo e, assim, conseguirem maior lucratividade nas suas operações.

Consumidores, produtores e distribuidores de energia elétrica e os políticos obteriam benefícios com a maior difusão das tecnologias solares em residências. Mãos à obra.

fonte: https://oglobo.globo.com

O sistema solar fotovoltaico se torna economicamente viável, mesmo que o período de retorno ainda se apresente alto, pelo fato de que o custo da energia elétrica vem aumentando de preço gradativamente. É possível se obter uma economia acumulativa, tornando interessante a sua implementação, pois diante dos valores pagos a concessionária esse valor será recuperado ao longo de 25 anos (garantia do sistema fotovoltaico).

Quanto maior for o preço que o cliente paga pela energia que consome da concessionária, mais atrativo o investimento fotovoltaico se torna.

Faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso em www.sunergia.com.br

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

One thought on “Brasil é a Hora da Energia Solar Fotovoltaica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *