A energia solar fotovoltaica se tornou uma escolha cada vez mais popular entre os consumidores que buscam reduzir suas contas de luz, diminuir o impacto ambiental e aproveitar os benefícios de uma fonte de energia limpa e renovável. No entanto, com a crescente demanda por sistemas fotovoltaicos, é importante escolher um fornecedor confiável e que cumpra com todas as suas obrigações.

Regulamentações e Obrigações dos Fornecedores

Portaria nº 004/2011: Esta portaria do Inmetro define as obrigações dos fornecedores de equipamentos de energia solar fotovoltaica, garantindo a qualidade e segurança dos produtos e serviços oferecidos.
Ence: As empresas de energia solar devem atender aos requisitos da Entidade Nacional de Certificação (Ence) para garantir a rastreabilidade e confiabilidade dos produtos.
Inmetro: O Inmetro é responsável por fiscalizar o cumprimento das normas técnicas e realizar testes de qualidade nos produtos fotovoltaicos.

Dimensionamento do Sistema e Elaboração do Projeto

O fornecedor deve realizar uma vistoria no local da instalação para avaliar o potencial solar, o consumo de energia e as características da estrutura do telhado.
Com base na vistoria, o fornecedor deve dimensionar o sistema fotovoltaico de forma precisa, considerando as necessidades do cliente e as normas técnicas brasileiras.
O projeto de engenharia deve ser elaborado por um profissional qualificado e atender a todas as exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da distribuidora local de energia.

Aquisição de Equipamentos

As empresas de energia solar são responsáveis pelo controle de seus produtos e serviços, de acordo com os requisitos da Ence.
Isso inclui a rastreabilidade dos produtos, a manutenção de registros e a implementação de um sistema de gestão da qualidade.

O fornecedor deve utilizar apenas equipamentos de alta qualidade e com certificação do Inmetro, garantindo a eficiência e a segurança do sistema fotovoltaico.
Todos os componentes do sistema, como painéis solares, inversores, cabos e estruturas de fixação, devem ter origem rastreável e garantia do fabricante.
O fornecedor deve apresentar ao cliente os certificados de qualidade e garantia dos equipamentos.

A AESOLAR se destaca como fabricante alemã de módulos fotovoltaicos de alta qualidade, reconhecidos internacionalmente por sua eficiência, durabilidade e confiabilidade. Ao escolher os painéis solares da AESOLAR, você investe em uma tecnologia de ponta que reduz o custo nivelado da energia (LCOE) e maximiza o retorno sobre o investimento (ROI) a longo prazo.

Ao escolher os painéis solares da AESOLAR, você investe em uma tecnologia de ponta que reduz o custo nivelado da energia (LCOE) e maximiza o retorno sobre o investimento (ROI) a longo prazo.

A AE SOLAR, se destaca por oferecer módulos fotovoltaicos com garantia de 15 anos para o produto e 30 anos de garantia de performance, assegurando aos seus clientes um investimento seguro e duradouro.

Compreendendo as Garantias

Garantia do Produto: Cobre defeitos de fabricação e garante o bom funcionamento do módulo durante 15 anos a partir da data de compra.
Garantia de Performance: Assegura que o módulo manterá pelo menos 85% de sua potência nominal original durante 30 anos.

Instalação do Sistema

A instalação do sistema fotovoltaico deve ser realizada por mão de obra especializada e qualificada, seguindo rigorosamente as normas técnicas brasileiras e as boas práticas de engenharia.
O fornecedor deve fornecer ao cliente um cronograma detalhado da instalação, com datas e horários pré-definidos.
Durante a instalação, o fornecedor deve tomar todas as medidas de segurança necessárias para proteger o cliente, os trabalhadores e as pessoas ao redor.

Homologação do Projeto junto à Distribuidora de Energia

O fornecedor deve ser responsável por todo o processo de homologação do projeto junto à distribuidora local de energia.
Isso inclui a coleta de documentos, a elaboração dos requerimentos necessários e a comunicação com a distribuidora.
O cliente não precisa se preocupar com essa parte burocrática, que deve ser totalmente gerida pelo fornecedor.

Garantia e Assistência Técnica

O fornecedor deve oferecer ao cliente uma garantia mínima de 5 anos para os equipamentos e 10 anos para os painéis solares.
Durante o período de garantia, o fornecedor deve prestar um serviço de assistência técnica eficiente e de qualidade, solucionando eventuais problemas no sistema fotovoltaico.
O cliente deve ter acesso a um canal de comunicação direto com o fornecedor para tirar dúvidas e solicitar assistência técnica.

Para combater essa prática ilegal e garantir a autenticidade e qualidade dos seus módulos fotovoltaicos, a AESolar se destaca como pioneira na implementação de uma solução inovadora: a integração de chips NFC em todos os seus painéis.

Monitoramento do Sistema

O fornecedor pode oferecer um serviço de monitoramento do sistema fotovoltaico, permitindo ao cliente acompanhar a geração de energia em tempo real.
Essa ferramenta pode ser útil para identificar falhas no sistema e otimizar o seu desempenho.

Pós-Venda e Atendimento ao Cliente

O fornecedor deve oferecer um serviço de pós-venda de qualidade, com canais de comunicação abertos para o cliente tirar dúvidas, solicitar suporte técnico e fazer reclamações.
O cliente deve ser tratado com respeito e profissionalismo em todas as suas interações com o fornecedor.

Escolha do Fornecedor

Ao escolher um fornecedor de energia solar fotovoltaica, é importante pesquisar e comparar diferentes empresas, verificando sua reputação no mercado, a qualidade dos equipamentos utilizados e os serviços oferecidos.
Solicite orçamentos detalhados e compare as propostas com atenção.
Verifique se o fornecedor possui registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e se está em dia com suas obrigações fiscais.
Leia atentamente o contrato antes de assiná-lo, certificando-se de que todas as suas obrigações e direitos estão claramente definidos.

Investir em energia solar fotovoltaica é uma decisão inteligente que pode trazer diversos benefícios para o consumidor e para o meio ambiente. No entanto, é importante escolher um fornecedor confiável e que cumpra com todas as suas obrigações para garantir uma experiência segura, satisfatória e duradoura. A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

  • Mais de 20 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
  • Controle de qualidade Alemão
  • Mais de 3.200 instalações pelo mundo
  • Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *