Foto: Instalação de módulos de energia fotovoltaico

Hoje existem várias maneiras de gerar energia elétrica para o nosso uso cotidiano, sabemos também que atualmente a eletricidade é fundamental para quase todas as nossas atividades, devido a isso neste artigo falaremos sobre o destaque mundial e crescimento da energia solar fotovoltaica no Brasil.

As usinas termelétricas, ainda são os principais geradores de energia, não renováveis, elas geram gases tóxicos que prejudicam a atmosfera. Infelizmente, no ano de 2023 a queima de combustíveis fósseis bateu recorde com 8,53 bilhões de toneladas no mundo.

Foto: Usina Termoelétrica

Devido a esses números é esperado que as maiores quedas ocorram na Europa e nos Estados Unidos, apesar de serem os maiores consumidores de energia termoelétrica, também estão entre os que mais possuem, geram e investem em energia solar, com cerca de 1.000 GW de projetos aguardando para serem conectados. Além disso a Europa possui como foco tornar a energia solar fotovoltaica como a maior fonte de energia elétrica até 2025. Com o popularidade e a tecnologia para geração de Energia Solar Fotovoltaica cada vez mais moderna, o custo para a utilização de energia solar fotovoltaica diminuiu, tornando assim mais acessível esta realização.

No Brasil a energia solar fotovoltaica se tornou a segunda matriz elétrica, colocando assim na lista dos dez países com mais potência acumulada de Energia solar fotovoltaico. Contando com níveis de irradiação solar superiores a países como Alemanha e França, o Brasil é favorecido em produção de energia solar, e futuramente pode ser a potência de geração de energia fotovoltaica.

 Os estados brasileiros com mais potência instalada são: São Paulo com 3,28 GW e Minas Gerais com 3,26 GW. Colocando o país em transição energética, a geração distribuída com um percentual de crescimento maior que outras fontes de energia renováveis.

Foto: Paineis fotovoltaicos

Com o crescimento acelerado e como fonte de geração de energia limpa e sustentável a conscientização sobre a redução de emissões de gases na atmosfera e do aquecimento global a energia solar deve se transformar na principal matriz energética global.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *