A Sidewalk Labs está projetando um distrito em Eastern Waterfront, em Toronto, para enfrentar os desafios do crescimento urbano, trabalhando em parceria com a agência de três governos Waterfront Toronto e a comunidade local. Esse esforço conjunto, chamado Sidewalk Toronto, visa tornar Toronto o centro global de inovação urbana.

Aos poucos, são divulgados mais detalhes de uma das mais ambiciosas iniciativas da dona do Google, a Alphabet: um bairro planejado dentro de Toronto, no Canadá, que servirá como modelo de “smart city”, desenvolvido em parceria com a Waterfront Toronto, entidade formada por autoridades municipais, estaduais e federais canadenses.

Em agosto passado, algumas características foram reveladas, como a predominância de estruturas altas de madeira e uma estimativa de 3 mil habitações. Agora, no entanto, foram divulgadas as primeiras projeções gráficas do novo bairro. As imagens mostram, como prometido, um ambiente repleto de prédios de madeira, uma das ideias para dar um caráter sustentável ao empreendimento.

A sustentabilidade está presente também no uso de energiaPainéis fotovoltaicos serão espalhados por todo o espaço, assim como a captação de energia geotérmica a partir do calor no interior da terra. Há também a expectativa de que 80% do lixo seja aproveitado, seja na forma de reciclagem ou de compostagem no caso dos rejeitos orgânicos.

Para evitar a superlotação de caminhões e motoqueiros, a Sidewalk, empresa da Alphabet responsável pelo projeto, planeja também uma rede de túneis subterrâneos para a realização de entregas e transporte de materiais. Ao menos para encomendas pequenas, a expectativa é otimizar a logística dessa forma, inclusive utilizando robôs para tanto.

No lado tecnológico, fibra óptica e wi-fi em velocidade 5G são outras promessas apesar da quinta geração da internet móvel ainda não estar implantada e ser alvo de disputa entre China e Estados Unidos.

É nesse aspecto, também, que está a maior polêmica do projeto de Quayside, que já fez com que alguns desenvolvedores deixassem a iniciativa: a coleta de dados.

Então, estamos criando um novo tipo de local para acelerar a inovação urbana e servir de farol para cidades do mundo todo.
Então, estamos criando um novo tipo de local para acelerar a inovação urbana e servir de farol para cidades do mundo todo.

Combinando o design urbano centrado nas pessoas com tecnologia de ponta, podemos alcançar novos padrões de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade e oportunidades econômicas.

Um  sistema de mobilidade que é mais seguro e conveniente do que o carro particular a um custo muito mais baixo.
Um  sistema de mobilidade que é mais seguro e conveniente do que o carro particular a um custo muito mais baixo.

Tecnologia autônoma e ferramentas de navegação digital podem dar origem a um sistema de trânsito ponto-a-ponto de próxima geração que complementa as opções de pedestres, ciclistas e ônibus ou trem para melhorar a conveniência, reduzir custos e aumentar a segurança nas ruas.

 Habitação e imóveis que são mais eficientes e, portanto, mais acessíveis.
Habitação e imóveis que são mais eficientes e, portanto, mais acessíveis.

Novos métodos de construção e projetos de construção flexíveis permitem bairros radicais e de uso misto, que reduzem o custo da moradia e do espaço de varejo.

Um novo padrão de sustentabilidade
Um novo padrão de sustentabilidade

Um conjunto de inovações de design e infraestrutura pode reduzir drasticamente o consumo de energia em edifícios, o desperdício de aterros sanitários e as emissões de carbono – criando um modelo para bairros verdadeiramente positivos para o clima.

 Um reino público que coloca as pessoas em primeiro lugar e é vibrante o ano todo.
Um reino público que coloca as pessoas em primeiro lugar e é vibrante o ano todo.

Infraestrutura para todos os climas e ferramentas de gerenciamento baseadas em dados permitem que as cidades tornem parques e praças públicas mais confortáveis, vívidos e seguros, e veículos autônomos permitem que as comunidades recuperem as ruas para espaços públicos e conexões sociais.

Uma comunidade muito unida que usa dados para melhorar os serviços da cidade.
Uma comunidade muito unida que usa dados para melhorar os serviços da cidade.

Uma melhor integração de dados, combinada com hubs de comunidades mais acessíveis, que oferecem uma variedade de serviços locais, permite uma abordagem abrangente para serviços sociais e comunitários que oferece melhores resultados para as pessoas a um custo menor.

 Infraestrutura digital aberta que inspira inovação.
Infraestrutura digital aberta que inspira inovação.

No centro de uma cidade futura está uma camada de infraestrutura digital que fornece conectividade onipresente para todos, oferece novos insights sobre o ambiente urbano e incentiva a criação e a colaboração para enfrentar os desafios locais.

A equipe de urbanistas e tecnólogos da Sidewalk está explorando ideias para melhorar a vida urbana que poderiam se tornar componentes da Sidewalk Toronto.

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *