O uso de energia solar fotovoltaica em concessionárias impulsionam a rentabilidade, reduzem o custos operacionais e contribuem com a sustentabilidade do planeta.

A otimização de custos está no foco de atenção das concessionárias de automóveis em todo o Brasil, enquanto a energia elétrica é considerada um insumo essencial, especialmente nos centros de revisão e manutenção veicular.

Ao realizar o investimento em energia solar, empresas do setor podem alcançar até 95% de economia na conta de energia elétrica, levando a uma redução de custos que torna o negócio mais rentável e aumenta o volume de recursos disponível para novos investimentos em outros departamentos.

Além disso, a energia solar em concessionárias fomenta a sustentabilidade. Isso porque o sol é uma fonte limpa, segura e renovável, fazendo da geração de energia fotovoltaica um processo sem emissão de gases nocivos à atmosfera, como o CO2.

Exemplo desses benefícios é a rede de concessionária do Grupo Vigorito, de São Paulo (SP). Em 2020, as lojas de Mauá e Santo André, foram implementados os sistemas fotovoltaico com potência de 59,94kWp na primeira fase, considerando dobra sua geração nos próximos meses.

Equipamentos com tecnologia alemã
Modulos FV – AE Solar | Inversor – SMA

Energia fotovoltaica é solução para o crescimento da mobilidade elétrica no planeta

A energia elétrica também é o insumo essencial para a transformação que vem ocorrendo no mercado automotivo graças à mobilidade elétrica e veículos autônomos.

Veículos elétricos e híbridos já estão circulando pelas ruas do Brasil, e a tendência é que cada vez mais concessionárias comercializem modelos do gênero. Assim, é necessário adaptar a infraestrutura dos estabelecimentos não apenas para receber carregadores elétricos, mas dispor de eletricidade com custos competitivos para alimentá-los sem impacto financeiro na empresa.

Volkswagen ID.3 (Foto: Raphael Panaro / Autoesporte)

Diante da nova demanda, a energia fotovoltaica igualmente é capaz de dar suporte à atualização tecnológica, possibilitando que as cargas energéticas sejam feitas com economia, eficiência e sustentabilidade.

Scania iniciou na Suécia testes com um caminhão movido a energia solar. A marca instalou painéis solares em um semirreboque acoplado a um cavalo-mecânico. Segundo informações da fabricante, o uso de energia fotovoltaica poderá contribuir para a redução do consumo de combustível em até 10% se o modelo rodar apenas em território sueco.

O caminhão será utilizado pelo transportador sueco Ernst Express. O reboque é revestido de células fotovoltaicas com 18 metros de comprimento. A área total dos painéis, incluindo as laterais do veículo, é de 140 m².

Caminhão Scania híbrido com motor elétrico alimentado por energia fotovoltaica

Líder de Tecnologia e Design de Veículos da Scania, Eric Falkgrim diz que as células solares foram empregadas anteriormente em barcos. “Mas apenas para alimentar equipamentos auxiliares, como geladeiras e fogões e não o powertrain”, diz.

A Scania informa ainda que, ao rodar em locais com grande incidência de luz solar, a redução do consumo pode chegar a 20%. A expectativa é que o sistema gere o equivalente a 14.000 kWh de energia elétrica por ano.

O sistema gera eletricidade para alimentar um motor elétrico. Ou seja: trata-se de um caminhão híbrido, com motor a combustão e elétrico. A marca não revelou quantos quilômetros o caminhão poderá rodar no modo 100% elétrico.

Além de economizar combustível, o semirreboque poderá fornecer energia para uma pequena rede elétrica. Isso quando o veículo não estiver em uso. A Scania informa que essa tecnologia poderia ajudar os moradores de regiões afetadas por desastres naturais, por exemplo.

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

#ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *