Usina solar em Telhado – Resort

O Brasil deve atingir 12,56 gigawatts (GW) de capacidade instalada de projetos de geração de energia solar fotovoltaica em 2021, os consumidores residenciais lideram o uso da energia solar fotovoltaica, com 38,9% da potência instalada no país.

O Nordeste participa com aproximadamente 18% da potência instalada no País nesse modelo de geração. Nessa Região, destacam-se principalmente os Estados do Ceará, da Bahia e de Pernambuco, que representam aproximadamente 10% da geração distribuída no País. Embora com atraso de pelo menos uma década em relação a vários países, no Brasil.

Nos últimos anos, o crescimento desse mercado superou as estimativas mais otimistas dos órgãos governamentais. Para os próximos anos, prevê-se crescimento expressivo, estimando-se alcançar em 2030, dependendo das alterações realizadas na legislação, a potência entre 16,8 GW e 35,8 GW, de acordo com projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE, 2020), o que exigirá investimentos da ordem de R$ 50 a 70 bilhões no período.

A capacidade instalada de geração distribuída no Brasil corresponde atualmente
8.010 MW ao final de fevereiro, aponta o mapeamento. Na geração centralizada, a potência instalada apresentou crescimento de 11 MW, saindo de 3.093 MW para 3.104 MW no período. O segmento representa 39% do setor solar brasileiro e 1,7% da matriz elétrica brasileira. Já a geração distribuída (GD) saltou de 4.646 MW para 4.906 MW ao longo dos dois meses, somando 260 MW em novas instalações.

Fonte: https://www.absolar.org.br/noticia/fonte-solar-fotovoltaica-soma-270-mw-de-potencia-instalada-no-brasil-nos-primeiros-dois-meses-de-2021/

Acesso dos consumidores

A geração de energia pelos próprios consumidores tornou-se possível a partir da Resolução Normativa Aneel nº 482/2012. A norma estabelece as condições gerais para o acesso de micro e minigeração aos sistemas de distribuição de energia elétrica e cria o sistema de compensação de energia elétrica, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, “além das vantagens para o consumidor, também são relevantes os benefícios que a geração distribuída traz ao sistema elétrico: redução de perdas e o custo evitado de ampliação do sistema, pois você gera junto à unidade de consumo; o aumento na segurança do abastecimento; e o ganho sob o aspecto ambiental, pois são projetos totalmente sustentáveis”.

A resolução autoriza o uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, denominando-se microgeração distribuída a central geradora com potência instalada de até 75 kW e minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW, conectadas à rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Usina Solar FV – Santo Andre/SP

Quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes.

O prazo de validade dos créditos é de 60 meses e eles podem ser usados também para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular situadas em outro local, desde que na área de atendimento de uma mesma distribuidora. Esse tipo de utilização dos créditos é chamado de “autoconsumo remoto”. Confira aqui mais informações sobre micro e minigeração.

O que é a energia solar?

A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.

Inversores de String

inversor grid tie é um dos equipamentos mais importantes para quem quer contar com o sistema de energia solar fotovoltaica na sua residência ou empresa. Por isso, é fundamental entender como funciona o equipamento, qual sua participação no processo de geração de energia e sua durabilidade.

Além dos inversores, são muitos equipamentos envolvidos no sistema fotovoltaico. Assim, o kit de energia solar necessita de cabeamentos, suportes, módulos fotovoltaicos, inversor, conectores, sistemas de fixação, string box, entre outros.

Energia solar fotovoltaica

A energia fotovoltaica é convertida em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, que ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel solar, gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.

Como funciona?

As células fotovoltaicas (ou células solares) são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar).

Usina Solar FV – Loanda/PR

Os elétrons livres são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico. Este campo elétrico é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre esses materiais semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

Ao contrário do sistema heliotérmico, o sistema fotovoltaico não requer alta irradiação solar para funcionar. Contudo, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens, de forma que um número baixo de nuvens pode resultar em uma maior produção de eletricidade em comparação a dias de céu completamente aberto, devido ao fenômeno da reflexão da luz solar.

A eficiência da conversão é medida pela proporção de radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. Atualmente, as células mais eficientes proporcionam 21,02% de eficiência.

Agora que você já sabe como é a instalação das placas solares, faça já uma simulação de um sistema fotovoltaico para sua casa ou empresa e comece a gerar sua própria energia!

Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

✔ Mais de 18 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
 ✔ Controle de qualidade Alemão
 ✔ Mais de 3.200 instalações pelo mundo
 ✔ Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro
 Instagram | @sunergia_energia_solar
 Facebook | @sunergiaenergiasolar
 LinkedIn | @sunergia-energiasolar

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

One thought on “Transformação da energia solar fotovoltaica no país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *