Ícone do site www.sunergia.com.br

Minha energia elétrica em casa pode ficar completamente independente da rede pública?

Minha energia elétrica em casa pode ficar completamente independente da rede pública?

Sistemas independentes da rede pública podem ser opção viável economicamente

Muitas famílias, condomínios e empresas têm o interesse de investir em energia solar fotovoltaica em suas propriedades. Quando surge esta disposição, uma série de dúvidas podem surgir, dentre elas, uma das mais comum é: Minha unidade pode ficar completamente independente da rede pública de energia? A resposta é sim! No entanto, há uma série de fatores a serem considerados. Preparamos este texto para responder a esta pergunta de forma completa e aprofundada.

A saber: redes on-grid e off-grid

Existem duas modalidades de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, os sistemas on-grid, conectados à rede, e os sistemas off-grid, que não possuem qualquer ligação à rede pública de energia. Ambos possuem suas características específicas e podem ser mais viáveis de acordo com a necessidade de cada unidade geradora/consumidora.

Os sistemas on-grid, que são conectados à rede, utilizam inversores de corrente para adaptar a energia gerada através do sol à rede pública, visto que a fotovoltaica é contínua (CC), e a energia dos postes é alternada (CA).

Os sistemas off-grid, por sua vez, são independentes do sistema público, por isso não precisam de inversores necessariamente, no entanto, precisam de baterias para armazenar a eletricidade gerada para quando houver a demanda de consumo.

Vale a pena?

Sua casa pode sim ficar independente da rede pública de energia. A grande questão é se o investimento vale a pena. Explicamos: há alguns fatores que podem influenciar a geração de energia de seu sistema fotovoltaico, dentre eles, destacamos dois: a quantidade de luz no local e a eficiência de seu sistema gerador.

Sua unidade consumidora possui uma demanda X de energia que precisa ser gerada, preferencialmente com excedentes para eventuais urgências. Sendo assim, o sistema precisa dar conta de gerar a quantia necessária.

Porém, se incide pouco sol sobre sua unidade, é necessário instalar um painel mais caro e mais eficiente para gerar a mesma quantidade de energia e, portanto, investir mais recursos em materiais de maior qualidade. Se há abundância de luz solar em sua região, o sistema independente da rede pública pode ser o mais indicado!

Caso haja déficit de luz na localização de sua casa, pode ser uma boa opção preferir o sistema on-grid e sentir mensalmente as vantagens do energia solar fotovoltaica na conta de luz, que será muito mais barata e gerará créditos de energia para sua unidade.

Pode ser sua única opção!

Em lugares muito remotos, como na zona rural, por exemplo, a rede pública de energia pode não chegar. Se isso acontecer, a energia solar fotovoltaica off-grid certamente é sua melhor opção. Tem eficiência maior que geradores a diesel, além de não causar qualquer tipo de prejuízo ao planeta, diferentemente de combustíveis fósseis, que geram gases poluentes.

Faça uma simulação com seu profissional e avalie corretamente se sua casa precisa de um sistema on-grid ou off-grid, e veja seus investimentos trazem retornos rápidos e viáveis. Acesse também o site www.sunergia.com.br e saiba mais!

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

 

WhatsAppShare
Sair da versão mobile