As 10 escolas vencedoras da 3° gincana cultural EDP Xô Desperdício

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo, lança a 3ª edição da Gincana Xô Desperdício, que premou dez escolas municipais da área de concessão com um kit completo de geração solar de energia. O concurso cultural que tem como objetivo estimular o conhecimento e bons hábitos relacionados ao uso seguro e eficiente da energia elétrica.

Após a etapa de inscrição, as escolas participantes foram convocadas a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada à gincana cultural. As temáticas tiveram como base o uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade. O objetivo é combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar. A realização das tarefas deverá envolver os alunos, educadores e familiares.

Os 10 colégios vencedores da competição foram definidos a partir do maior número de curtidas dos vídeos, sendo que a quantificação é relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE. As cidades serão agrupadas em três grupos distintos: I – até 50 mil habitantes, II – de 51 mil até 200 mil habitantes e III – acima de 200 mil habitantes, permitindo equilibrar a competição entre os municípios da área de concessão da EDP. Além da realização das tarefas, também serão consideradas para efeito de ranking, a adesão voluntária dos clientes das regiões para recebimento da conta por e-mail, que é mais sustentável, pois elimina o uso de papel, e ao débito automático.

Aos ganhadores serão entregue e instalado um kit de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 2,5 Kwp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês. “Estamos muito animados com esta nova edição da Gincana. É muito gratificante ver como as crianças são multiplicadoras de conhecimento e engajam toda a comunidade escolar e a vizinhança nas tarefas. O prêmio é uma forma de reconhecer todo esse envolvimento e empenho”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.  

A Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Neste ciclo, o Boa Energia nas Escolas vai beneficiar 120 mil alunos de 319 escolas municipais e todos os 25 municípios contemplados poderão participar da gincana.

A gincana Xô Desperdício em números:

  • 74 mil alunos envolvidos
  • 21 municípios participantes
  • 72 escolas públicas
  • 360 educadores participantes
  • 72 vídeos publicados
  • Mais de 100 mil visualizações
  • 26 mil curtidas
  • 3.6 mil compartilhamentos
Projeto Boa Energia nas Escolas

A Sunergia® | energia solar realizou a prestação de serviço para instalar os painéis solares em 10 escolas municipais e hoje, já é possível aproveitar seus raios solar para gerar energia nos telhados das escolas, beneficiando as pessoas e o meio ambiente. “Escolhemos realizar as instalações em escolas porque acreditamos no poder transformador e multiplicador da Educação“ diz Fernando Mota, diretor de engenharia da Sunergia. “Os jovens e as crianças são o futuro e vamos dar a eles as ferramentas e a inspiração necessárias para imaginar e construir um mundo no qual haja mais energia limpa.”

O módulo inaugurado é composto por oito painéis e um sistema inovador de captação e distribuição de energia, que em alguns casos pode gerar uma economia de mais 70% nas contas de luz. A Gincana Cultural visa estimular a comunidade escolar a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral, bem como reconhecer as iniciativas realizadas pelos estudantes no âmbito das escolas municipais localizadas na área de concessão da empresa de energia.

Acesse www.sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *