Instalação Residencial Energia Solar Fotovoltaica

Você já pensou em gerar a sua própria energia elétrica em casa? Pois essa possibilidade já existe e deve ser cada vez mais comum no país. Segundo estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2024 cerca de 1,2 milhão de residências no Brasil vão contar com energia produzida pelo sistema de geração distribuída, que permite que o consumidor instale pequenos geradores de fontes renováveis, como painéis solares e microturbinas eólicas, e troque energia com a distribuidora local, com objetivo de reduzir o valor da conta de luz.

Até 08 de dezembro de 2020, o setor de energia solar no Brasil possuía 344.608 micros e mini sistemas fotovoltaicos instalados que, junto às usinas solares, somavam mais de 7 GW de capacidade operacional. A estimativa do governo aponta para 22 GW de energia solar distribuída no Brasil até 2030

O benefício da economia com a redução de (possivelmente) quase todo o custo nas contas de energia elétrica é certamente a principal vantagem para todos os consumidores que adquirem um sistema de energia solar no Brasil.

Isso porque, através das regras da geração própria de energia, o consumidor que instala um sistema tem a opção de conectá-lo na rede elétrica da distribuidora local e fazer a troca da energia do sistema pela energia consumida da rede. Assim, toda a energia consumida em sua casa ou empresa passa a vir, direta ou indiretamente, do seu sistema, reduzindo em até 95% a conta de energia elétrica que você recebe todo mês.

As placas fotovoltaicas, que estão ficando cada vez mais eficientes, operam a partir da incidência do Sol sobre o painel, que descola elétrons, produzindo corrente elétrica. A energia pode ser armazenada em baterias ou jogada na rede pública para virar desconto na fatura.

Módulo FV AE Solar – tecnologia Alemã

Quando você faz o investimento em um sistema desses, é o equivalente a você comprar um bloco de energia antecipado, um estoque de energia, que poderá usar por 25 anos sem se preocupar se o valor da energia vai subir ou vai descer.

Quanto maior o sistema, mais barata é a instalação total, porque alguns custos são diluídos. Isso faz com que o retorno do investimento seja muito mais rápido, além de facilitar o acesso ao crédito cooperativado

No Brasil para os consumidores de energia é o fato de que ela protege contra a inflação do custo da geração elétrica no país, a qual mantém a maioria dos consumidores expostos a aumentos repentinos nas suas respectivas contas.

Devido à má administração do nosso governo no setor elétrico, que demora na adoção de novas tecnologias para a diversificação da matriz elétrica nacional, somado a efeitos climáticos que reduzem a produção elétrica e, ainda, os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre o setor, os consumidores brasileiros encaram uma inflação energética que irá se estender por muitos anos. Em um ambiente tão instável do ponto de vista de planejamento e risco, quem paga pelos aumentos de custo e necessidades de melhorias dos sistemas é o próprio consumidor, que depende da distribuidora de sua região e não tem outra escolha se não consumir daquela fonte, daquela maneira e naquele preço.

Fatura de energia após instalação do gerador solar no comércio

 Entenda como o Sistema Solar Fotovoltaico funciona:

  1. Os Painéis Fotovoltaicos, transformam a radiação solar em energia. (Corrente continua);
  2. energia gerada pelos painéis é enviada para os inversores (conversores), onde são transformadas em corrente alternada e sincronizada com a rede elétrica do imóvel.
  3. Após a conversão e sincronização da energia, ela é enviada ao quadro de distribuição do imóvel para ser utilizada;
  4. Se a energia gerada for maior que o consumo instantâneo da casa, essa energia é enviada para a concessionaria de energia elétrica local e o relógio medidos irá registrar um crédito de energia elétrica que será debitado na sua próxima fatura.

O sistema solar fotovoltaico se torna economicamente viável, mesmo que o período de retorno ainda se apresente alto, pelo fato de que o custo da energia elétrica vem aumentando de preço gradativamente. É possível se obter uma economia acumulativa, tornando interessante a sua implementação, pois diante dos valores pagos a concessionária esse valor será recuperado ao longo de 25 anos (garantia do sistema fotovoltaico).

Quanto maior for o preço que o cliente paga pela energia que consome da concessionária, mais atrativo o investimento fotovoltaico se torna.

Com prazos e taxas de juros atrativos, muitos desses financiamentos possibilitam ao consumidor pagar pelo seu sistema com a própria economia de energia que obtém na conta de luz, a qual pode alcançar até 95%. Dentre as principais e mais atrativas linhas de financiamento para energia solar disponíveis no Brasil, podemos destacar as seguintes:

  1. FNE Sol (Banco do Nordeste)
  2. Linha Sustentabilidade (Banco Santander).
  3. Proger Urbano Empresarial (Banco do Brasil)
  4. Financiamento para Energia Solar (Banco Sicredi)
  5. Financiamento de Energia Solar (Banco da Amazônia)
  6. Agro Pronaf (Banco do Brasil)
  7. FCO (Banco do Brasil)
  8. Finame (BNDES)
  9. Construcard (Caixa Econômica Federal)

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

4 thoughts on “Gere Sua Própria Energia Elétrica e Reduza até 95% sua Fatura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *