TIPOS DE SISTEMAS CONECTADOS A REDE – GERAÇÃO DISTRIBUIDA

À medida que a conscientização sobre a limitação dos recursos naturais vai aumentando, a produção de energia renovável, principalmente por meio do uso de painéis fotovoltaicos, populariza-se cada vez mais. Para entender melhor quais são os benefícios da utilização dessa tecnologia de produção de energia limpa, é preciso entender quais as diferenças entre o sistema fotovoltaico isolado e o sistema conectado à rede.

Sistema fotovoltaico conectado à rede (ON-GRID)

Sistemas conectados à rede de distribuição não utilizam armazenamento de energia pois toda a geração é entregue diretamente na rede da concessionária de energia local. Todo o arranjo é conectado em inversores e estes fazem a interface com a rede elétrica.

Esse é o sistema que mais apresenta vantagens para o consumidor comum, pois o fornecimento de energia fica sempre disponível. Isso significa que quando a geração energética do sistema fotovoltaico da propriedade não for suficiente para suprir as necessidades dos usuários, o abastecimento pela rede da distribuidora padrão poderá ser usado.

O equipamento que mede o consumo é um relógio bidirecional que registra, nos momentos de produção maior que consumo em geral, nos horários de mais sol, o que é injetado na rede. Quando o consumo é maior que a produção (à noite, por exemplo), o consumo é registrado. Lembrando que a produção de energia excedente se transforma em créditos (em forma de kWh) para uso posterior.

 

Vale ressaltar que o sistema conectado à rede é regulamentado pela ANEEL para realizar a compensação, que transforma a sobra da produção em créditos quilowatts-hora a serem abatidos do consumo total.

Sistemas isolados (OFF-GRID)

Em geral, utilizam-se alguma forma de armazenamento de energia. Este armazenamento pode ser feito através de baterias, quando se deseja utilizar aparelhos elétricos, ou armazenar-se na forma de energia gravitacional quando se bombeia água para tanques em sistemas de abastecimento. Alguns sistemas isolados não necessitam de armazenamento, o que é o caso da irrigação onde toda a água bombeada é diretamente consumida ou estocadas em reservatórios.

O sistema se auto-sustenta através da utilização de baterias, esse sistema é completo, e inclui todos os componentes divididos em três diferentes blocos:

  • Bloco gerador: painéis solares; cabos; estrutura de suporte.
  • Bloco de condicionamento de potência: inversores; controladores de carga.
  • Bloco de armazenamento: baterias.

 

A energia produzida é também armazenada em baterias, que por sua vez garantem o funcionamento do sistema em períodos com pouco, ou mesmo ausentes, de luz solar, como dias nublados ou à noite. Devido ao fato de as baterias serem a única fonte alternativa de energia para momentos ausentes de luz solar, é preciso dimensioná-las levando em conta as características climáticas do local e a demanda de energia sobre o sistema.

Vantagens e aplicações dos sistemas

Tanto sistemas fotovoltaicos isolados quanto conectados à rede têm o mesmo tipo de estrutura no que se refere aos equipamentos que os compõem. As exceções são as baterias e os controladores de carga, particularidades do sistema isolado.

Quando conectado à rede, o sistema vai injetar ali a energia não consumida imediatamente pela unidade geradora e, mais tarde, abater esses quilowatts extras nas contas de energia. É um processo que reduz significativamente o valor da conta de luz, trazendo, gradativamente, o retorno financeiro do que foi investido no sistema.

Nesse sistema, a rede de distribuição padrão opera como uma espécie de bateria virtual, armazenando a produção energética extra e garantindo o fornecimento de energia à propriedade quando não há incidência de raios solares e nos períodos noturnos. O relógio bidirecional contabiliza esse crédito e a distribuidora registra a informação, de maneira que o consumidor verá em sua conta de luz o que consumiu e o que cedeu.

Já os sistemas autônomos se apresentam como alternativas eficazes para lugares remotos, como casas em áreas rurais desguarnecidas de rede de distribuição elétrica convencional e outros lugares do tipo. As baterias têm uma vida útil em torno de 5 anos, o que acaba exigindo uma substituição no futuro, por meio de uma manutenção super simples.

 

Acesse www.sunergia.com.br e faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso.

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

One thought on “Energia Solar Fotovoltaica – Sistemas Isolados e Conectados à Rede

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *