Sustentabilidade, economia e rentabilidade.

Sustentabilidade & Energia solar

Privilegiado pela alta incidência de raios solares em seu território e pelas reservas de quartzo para produção de silício grau solar, utilizado na fabricação de células solares, o Brasil tem condições de figurar em situação bastante confortável quanto à geração energética até a metade deste século.

O Sol provê calor e luz e aproveitar sua energia ao máximo, contribui para a sustentabilidade. O sol é fonte de energia renovável, natural, limpa, disponível e infinita! Não emite gases de efeito estufa, que contribuem para o aumento da temperatura da Terra, não gera resíduos e, em geral, substitui um combustível fóssil poluente, caro e escasso.

Usina Solar na Indústria

Na arquitetura, o Sol ajuda a orientar construções, selecionar materiais que aproveitem a luz, ajudem na circulação do ar quente e aproveitem as flutuações de temperatura externa. Além disso, projetos fotovoltaicos permitem captar a energia do Sol, seja através de células fotovoltaicas (que transformam a luz em energia elétrica) ou coletores solares (para aquecimento de água, por exemplo).

Algumas informações interessantes sobre este mercado, são:

A Alemanha é responsável por quase um terço da capacidade instalada;

  • O número de países adotando energia solar chegou a 37 e estima-se que passe de 60 até 2022;
  • Instalações solares crescem mais de 40% anualmente e os megaprojetos são uma tendência (como o da Google na África do Sul e de Agua Caliente no Arizona);

Na China, um dos maiores produtores de painéis solares, o maior mercado de energia solar do mundo, atingiu uma capacidade instalada acumulada de 174,63 GW no final de 2018.

O país também tem planos para impulsionar o uso de fontes não fósseis de geração de energia para 20% de sua matriz em 2030, além disso, a China planeja investir cerca de US$ 364 bilhões de dólares em geração de energia renovável até 2020.

O Japão, um dos maiores mercados para painéis solares instalados sobre telhados, tem como meta 28 mil megawatts até 2020;

Estima-se que a cada vez que o mundo dobra a capacidade instalada, o preço de painéis solares caia 20% (lei de Swanson).

Por outro lado, grande parte das instalações tem algum tipo subsidio tarifário e estima-se que estes 100 mil megawatts sejam apenas 0,3% da energia elétrica utilizada mundialmente.

Ou seja, há um enorme potencial para avanço nesta área! Além disso, as metas do Protocolo de Kyoto  (discutidas em Doha, Bonn e Durban), também indicam a necessidade de adoção de fontes de energia baixo-carbono para a redução dos efeitos dos gases de efeito estufa, e a decorrente mudança climática.

A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2), todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.

A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis, como a hidráulica, pois requer áreas menos extensas do que hidrelétricas.

O incentivo à energia solar no Brasil é justificado pelo potencial do país, que possui grandes áreas com radiação solar incidente e está próximo à linha do Equador.

Usina solar em São Paulo/BR

O sistema solar fotovoltaico se torna economicamente viável, mesmo que o período de retorno ainda se apresente alto, pelo fato de que o custo da energia elétrica vem aumentando de preço gradativamente. É possível se obter uma economia acumulativa, tornando interessante a sua implementação, pois diante dos valores pagos a concessionária esse valor será recuperado por mais de 25 anos (garantia do sistema fotovoltaico).

Quanto maior for o preço que o cliente paga pela energia que consome da concessionária, mais atrativo o investimento fotovoltaico se torna.

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

One thought on “Sustentabilidade | Energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *