Efeito de uma sombra localizada sobre um módulo fotovoltaico convencional.

Embora a principal função do diodo de bypass seja a prevenção do hotspot, existe um efeito sobre o desempenho do módulo fotovoltaico.

O problema do sombreamento parcial em módulos fotovoltaicos, além de causar perda de geração, é muitas vezes responsável pelo aparecimento de hotspots (pontos de aquecimento) nas células fotovoltaicas, como o ilustrado acima:

A AE Solar uma empresa inovadora alemã na indústria de energia solar com sua equipe de P&D está sempre focada em novas inovações e tecnologias emergentes em fotovoltaica. Seu esforço e pesquisa contínuos permitem que a AE Solar forneça seus produtos com a mais alta qualidade. Como resultado, a AE Solar desenvolveu com sucesso o primeiro módulo livre de pontos quentes resistente ao sombreamento do mundo para produção em massa.

Para evitar o efeito do hotspot os fabricantes adicionam diodos de bypass em paralelo com um conjunto de células fotovoltaicas. Na maior parte dos módulos comercialmente disponíveis existem três diodos de bypass.

Causa frequente de sombra localizada em módulo fotovoltaico.

Tipicamente as sombras cobrem um certo número de células do módulo fotovoltaico. Entretanto, em situações extremas é possível que ocorram sombras localizadas em um pequeno número de células – no pior caso, em apenas uma célula – o que pode impedir o funcionamento do diodo de bypass, levando à ocorrência do hotspot. 

Sombras localizadas podem ser causadas por obstáculos como chaminés, postes, cabos de distribuição de energia ou sujeira de pássaros, etc.

A prevenção total do hotspot pode ser realizada com a adição de um diodo de bypass para cada célula do módulo fotovoltaico. Esta é uma solução que envolve um desafio técnico-econômico, pois a solução não pode elevar demasiadamente o custo do módulo fotovoltaico.

Embora a maior parte dos fabricantes prefira a solução de diodo de bypass coletivo (dedicado a um grupo de células fotovoltaicas), a solução do diodo de bypass individual já existe comercialmente. Módulos com esta tecnologia são denominados “hotspot-free”.

Estudo experimental

Um estudo conduzido pelo Instituto Fraunhofer (Alemanha) validou a solução de diodo individual a partir de um experimento com dois módulos fotovoltaicos, um tradicional (com diodo coletivo) e outro com diodo dedicado, do tipo hotspot-free. 

O experimento foi realizado com a aplicação de sombras parciais sobre os módulos através da adição de anteparos opacos sobre células ou grupos de células, como mostrado no experimento.

No experimento foram empregadas três condições, aplicadas aos dois tipos de módulos analisados:

  • Condição de teste 1: Sombreamento de apenas uma célula
  • Condição de teste 2: Sombreamento de uma fileira de células
  • Condição de teste 3: Sombreamento de várias fileiras de células

Uma fileira de células é definida como um grupo de células alinhadas horizontalmente (considerando-se o módulo na posição retrato), mas não pertencentes à mesma string, como mostra a Figura 6.

Figura 6: Condições de sombreamento parcial empregadas no estudo.

Resultados do estudo

A seguir são mostrados resultados do estudo experimental realizado. Os resultados mostram a influência do efeito dos diodos de bypass sobre a potência gerada pelo módulo fotovoltaico. 

Embora a principal função do diodo de bypass seja a proteção contra a ocorrência do hotspot, existe um efeito colateral (desejável) do diodo sobre o desempenho do módulo fotovoltaico.

No módulo tradicional, a ativação de um diodo de bypass ocasiona a perda de uma string completa de células. No módulo hotspot-free, por outro lado, a perda é gradual, proporcional ao número de células sombreadas, como mostra a Figura 7.

Figura 7: Perda de potência dos módulos fotovoltaicos com a condição de teste 1 – sombreamento de apenas uma célula.

O gráfico da Figura 7 mostra que o sombreamento de apenas 60% de uma célula ocasiona a perda de 1/3 da potência de saída do módulo fotovoltaico convencional. Isso se explica pela remoção de uma string inteira (20 células) quando um dos diodos de bypass é ativado. 

Por outro lado, conforme mostra também a Figura 7, no módulo hotspot-free a potência se mantém em torno de 97% na mesma condição de teste.

Um fato interessante que pode ser observado na Figura 6 é que existe uma relação quase linear entre o percentual de sombreamento e a redução de potência do módulo hotspot-free. 

No caso mostrado, apenas 1 célula (dentre as 60) do módulo fotovoltaico é sombreada, o que corresponderia a um sombreamento de 98,3% – considerando apenas a área ativa do módulo, ou seja, a área correspondente à superfície das células fotovoltaicas.

Os resultados da Figura 7 se explicam a partir das curvas I-V dos módulos fotovoltaicos, mostradas na Figura 8, quando submetidos às condições descritas anteriormente.

Figura 8: Curvas I-V dos módulos na condição de teste 1.
Figura 7: Perda de potência dos módulos fotovoltaicos com a condição de teste 2 – sombreamento de apenas uma fileira.

As Figuras 9 a 12 mostram os resultados obtidos com as demais condições de teste, ou seja, com o sombreamento de 1 fileira e de várias fileiras dos módulos fotovoltaicos.

Figura 10: Curvas I-V dos módulos na condição de teste 2.
Figura 11: Perda de potência dos módulos fotovoltaicos com a condição de teste 3 – sombreamento de várias fileiras.
Figura 12: Curvas I-V dos módulos na condição de teste 3.

Análise dos resultados e conclusão

Realizou-se um experimento para avaliar o desempenho de um módulo fotovoltaico hotspot-free em comparação com um módulo convencional sob condições de sombreamento parcial. 

No experimento conduzido pelo Instituto Fraunhofer foram realizados testes com diferentes condições de sombreamento, de acordo com três padrões aplicados igualmente aos dois tipos de módulos avaliados: sombreamento de apenas uma célula, sombreamento de uma fileira e sombreamento de várias fileiras.

Com o sombreamento de apenas uma célula o módulo hotspot-free apresentou perdas de apenas 3%, enquanto o módulo convencional perdeu 35% da potência.

Com o sombreamento de uma fileira o módulo padrão perde 100% da sua potência, tendo seus três diodos de bypass ativados. Na mesma condição, o módulo hotspot-free perde apenas 20% da potência total.

Experimento com sombreamento parcial conduzido pelo Instituto Fraunhofer.

Com o sombreamento de várias fileiras a potência do módulo hotspot-free diminui linearmente com o aumento da área sombreada do módulo. Por outro lado, o módulo convencional perde totalmente sua potência quando tem 50% das fileiras sombreadas.

É importante salientar que o resultado obtido com o teste na condição 3 é válido apenas quando o sombreamento ocorre de baixo para cima. Se a sombra avançar na direção horizontal (da direita para a esquerda ou vice-versa) a perda de potência no módulo convencional poderá ser ainda maior.

Este artigo focou no problema da perda de potência com sombras parciais. Este problema pode ser amenizado com o uso de um maior número de diodos de bypass no módulo fotovoltaico – idealmente, um diodo para cada célula, como é o caso dos módulos hotspot-free.

Referências

Electrical Characterization of hotspot-free and standard module. Hamed Hanifi, Frank Wenger, Jens Schneider, Report No. 389/2018, Fraunhofer 

Smart AE Hot-Spot Free


A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

  • Mais de 19 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
  • Controle de qualidade Alemão
  • Mais de 3.200 instalações pelo mundo
  • Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:


Instagram | @sunergia_energia_solar
Facebook | @sunergiaenergiasolar
LinkedIn | @sunergia-energiasolar

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *