A instalação das placas solares parece fácil, mas é bom ficar atento aos detalhes, pois isso impacta diretamente na quantidade de energia que será produzida
Instalação de Gerador Solar – Sunergia

Como Planejar um Projeto de Geração Solar de Sucesso? Aqui está o que você precisa saber.

A não ser que você seja um engenheiro experiente, não recomendamos você a tentar fazer a instalação sozinho. Escolha uma empresa solar respeitável que possa fazer o que você precisa.

Entre vários motivos, essas duas razões principais pelas quais não recomendamos você instalar os seus painéis solares:

  1. É perigoso e você pode se machucar se não fizer corretamente.
  2. Para você conectar o seu sistema na sua casa ou empresa você vai precisar de uma autorização da sua distribuidora de energia e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer esta solicitação para você.

A Sunergia oferece serviços de projeto e instalação de painéis e equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica adequada a demanda e ao orçamento do cliente. Com uma equipe de engenheiros e técnicos especializados, disponíveis para resolver qualquer problema na instalação de painéis, inversores e dispositivos gerais do sistema.

Ao contratar uma empresa com profissional especializados em instalações de painéis solares o procedimento padrão será:

  1. Fazer a visita técnica na sua casa ou empresa e formalizar o orçamento,
  2. Fazer o projeto da instalação da placa solar e já mandar para a distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede,
  3. Instalar o sistema de energia solar no local mais adequado,
  4. Homologar a instalação das placas solares junto a distribuidora
  5. Pronto, você está produzindo a sua própria energia renovável com a luz do Sol e não precisa se preocupar nunca mais com os aumentos da conta de Luz.

Colocação de Painéis

instalação das placas solares parece fácil, mas é bom ficar atento aos detalhes, pois isso impacta diretamente na quantidade de energia que será produzida.

A instalação das placas solares parece fácil, mas é bom ficar atento aos detalhes, pois isso impacta diretamente na quantidade de energia que será produzida.
Instalação de Placas Solares

A posição ideal para instalar os painéis fotovoltaicos é colocá-los voltados para o norte. Isso porque, no Brasil, é essa a melhor posição para a captação dos fótons. Além disso, é importante garantir ou planejar as zonas de sombra, para não interferir negativamente na geração de energia.

Mas se você não tem um telhado voltado para o norte, saiba que há soluções. É possível compensar a produção de energia com a instalação de mais placas ou com estruturas de fixação que ajudam a mudar a direção dos painéis.

Verificar o ângulo de inclinação

ângulo no qual as placas solares serão instaladas também é fator importante do planejamento. E como cada telhado já possui uma angulação original, o importante é contar com a ajuda técnica, pois esta indicará o melhor posicionamento. Por que isso é importante? Porque irá refletir diretamente na geração de energia, evitando perdas do potencial solar de cada local.

Instalação das placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos.

O passo a passo abaixo, demonstra de uma maneira simplificada como instalar o painel solar:

  • 1. Preparando o local de instalação das placas solares com base no layout desenhado para o sistema, a equipe de instalação, sobe no telhado da sua casa ou empresa e desenha onde será alocado cada painel solar.
  • 2. Instalando os “suportes” dos painéis solares. Os primeiros procedimentos de instalação das placas solares envolvem a fixação da estrutura adequada para cada tipo de telhado ou de solo. Ou seja, é preciso verificar caso a caso qual é o melhor tipo de trilho, parafuso e suporte. Há diferenças entre essas estruturas e uma fixação errada colocará em risco a segurança do seu sistema.

Na maioria dos casos, a vistoria prévia de um técnico é o mais indicado. Conhecendo bem as especificidades de cada projeto, ele terá as melhores soluções para cada tipo de telhado ou solo.

  • 3. A instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão fixados. As estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, normalmente em alumínio. Os trilhos são feitos para encaixar perfeitamente nos suportes e prover um local perfeito para prender os painéis solares.
  • 4: Instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos. Com os trilhos bem fixos é hora de instalar os painéis em seu devido lugar e conectar os cabos.
  • 5: Conectar os painéis solares no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica de sua casa ou empresa. O inversor solar tem a função de converter a energia de corrente contínua (produzida pelos painéis fotovoltaicos) em corrente alternada (utilizada na maioria dos equipamentos residenciais, comerciais e industriais).

O inversor solar será ligado no quadro de distribuição. Com isso, enviará a energia elétrica para a casa ou empresa, assim como para a geração de créditos de energia junto à concessionária.

Inversor Solar On-Grid

Na linha do tempo para a instalação varia de um a três dias, dependendo completamente do tamanho do sistema que você está instalando. Um fator adicional que pode adicionar tempo ao seu processo de instalação é colocar um medidor de energia para medição líquida . 

Liberação da concessionária

Uma vez que o sistema de energia fotovoltaica estiver instalado, é necessário contar ainda com os procedimentos de liberação da concessionária de cada região. Esse é o passo final para aprovação e interconexão.

O passo final da mudança solar é “ligar o sistema”, por assim dizer, e começar oficialmente a gerar energia a partir do seu telhado. Antes de conectar seus painéis solares à rede elétrica, um representante da concessionaria de energia local, precisará inspecionar o sistema e dar a aprovação. Durante esta inspeção, o representante estará essencialmente verificando novamente o trabalho do instalador. Verificando se a fiação elétrica foi feita corretamente, se a montagem foi segura e se a instalação geral atende aos códigos elétricos padrão da ABNT.

Finalmente a distribuidora dá o aval para o funcionamento, troca o medidor do imóvel e, fim, você está gerando a sua própria energia de forma limpa e renovável.

O processo transcorrendo em seus prazos mínimos, ou seja, sem nenhuma necessidade de adequações, tudo estará regularizado junto a distribuidora em até 90 dias.

Manutenção do sistema de energia solar

No geral, a manutenção de um sistema de energia solar é muito baixa e barata. Ou seja, o impacto da manutenção no custo da energia é mínimo e não representa mais do que 1% por ano do custo total do sistema. A simples observação do estado da instalação muitas vezes é suficiente, principalmente se os painéis estiverem instalados em inclinação para que a água da chuva faça a sua limpeza e escoe naturalmente.

A simples observação do estado da instalação muitas vezes é suficiente, principalmente se os painéis estiverem instalados em inclinação para que a água da chuva faça a sua limpeza e escoe naturalmente.
Inclinação adequada, assim a limpeza será realizada pela água da chuva

Entretanto, no caso de tempestades e fortes ventos convém inspecionar a instalação para garantir que nenhum painel tenha se danificado, ou se os cabos não tenham se rompido. Verifique se os painéis solares não estejam sob sombra de árvores, arbustos ou qualquer outra coisa que impeça a incidência direta de luz solar. Corrija caso haja algo bloqueando a luz.

Painéis solares sujos podem reduzir significativamente a quantidade de energia gerada. Periodicamente realize a limpeza da superfície dos painéis para retirar poeira e detritos que possam ter depositado sobre eles, utilizando água e sabão neutro, ou produtos de limpeza criados especificamente para esse fim.

A outra parte da manutenção é relacionada ao inversor solar. Dependendo do tipo de inversor que você usar será necessário substituir uma ou outra parte dele depois de 7-10 anos.

CUIDADO!

Mesmo que você tenha desligado o sistema fotovoltaico no quadro geral, os painéis solares expostos ao sol continuam a gerar energia elétrica em alta tensão e podem ser fatais no caso de toque acidental. Por isso, para se fazer a manutenção e limpeza dos painéis, recomenda-se instalar módulos de desligamento de painéis solares.

Acesse www.sunergia.com.br e saiba como efetivar seu projeto! Faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso.

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

One thought on “Quer instalar painéis solares no seu telhado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *