Instalação Residencial

O futuro é promissor. O uso doméstico e produtivo de energia solar aumenta a cada dia e as pessoas estão se conscientizando sobre a importância da energia limpa. Temos que substituir as fontes de energia poluentes pelas limpas e renováveis. A boa notícia é que o Brasil tem um dos maiores níveis de irradiação solar do mundo, então o potencial de aproveitamento é muito grande.

O mercado solar, hoje impulsionado principalmente pelos investimentos privados em sistemas para residências, comércios, indústrias e agronegócio, já compõe a terceira maior fonte de geração de energia do País, além de ser a de mais fácil instalação.

A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) estima que mais de R$ 20 bilhões serão investidos na geração de energia solar no Brasil até 2023, e que serão faturados mais de R$ 100 bilhões até 2030. Os investimentos em energia fotovoltaica poderão contribuir na redução de cerca de 37% das emissões de gás carbônico no Brasil até 2025, e de 43% até 2030.

Esses sistemas são conectados à rede de distribuição e geram economia para as contas de energia. Além disso, os investimentos em energia solar impulsionam a geração de empregos, em diversos setores da economia.

O novo Marco Legal proporciona mais estabilidade e segurança jurídica para quem produz a própria energia, já que antes o mercado era regulado por resoluções da Aneel. Neste ano, houve uma aceleração nas aquisições de painéis fotovoltaicos, pois as unidades consumidoras existentes e as que protocolarem solicitação de acesso na distribuidora, ainda em 2022, terão a compensação integral do valor da tarifa da energia gerada garantida por mais 25 anos. Atualmente, quem faz a própria geração de energia não paga tarifas pelo custo de distribuição.

Atualmente, somente os grandes clientes têm acesso ao mercado livre, e o projeto visa a abertura progressiva a unidades que demandam cargas menores. A expectativa é que, ao longo do tempo, possa atingir as conexões em baixa tensão, onde está a maioria da população.

Dessa forma, além da opção de produzir a sua própria energia por meio da Geração Distribuída, o consumidor passará a ter a oportunidade de escolher de onde adquirir sua energia. Os consumidores continuarão sendo atendidos pela rede elétrica da concessionária distribuidora, mas poderão escolher de qual fornecedor desejam comprar o insumo.

Principais soluções da AE Solar para impulsionar o setor

A linha Aurora, que são os módulos fotovoltaicos mais flexíveis da AE Solar, com faixa de potência de até 670W, eficiência de 21,6%, duráveis ​​e resistentes a condições ambientais adversas, que podem ser monofaciais ou bifaciais, ou seja, captar a radiação do Sol também pela parte traseira. A série Comet, produto com tecnologia mais recente em células fotovoltaicas, com faixa de potência de até 485W, eficiência de até 22,2% e coeficiente de temperatura aprimorado, que apresenta ótimo desempenho em condições de pouca luz. E os módulos Neptune, de tecnologia híbrida, que produzem energia elétrica e térmica a partir da radiação solar, e podem produzir até 10% mais rendimento elétrico em comparação com os módulos fotovoltaicos padrão, além de coletar as perdas de calor para fins de aquecimento.

Sobre a AE Solar

A AE Solar, classificada como Tier 1 pela Bloomberg, é uma das marcas líderes e premiadas do mercado global de energias renováveis, oferecendo soluções em tecnologia fotovoltaica, desde 2003 e presente em mais de 95 países. Dispõe de produtos tradicionais e diferenciados para atender mercados de nicho, realiza análises de compatibilidade e de engenharia, além de oferecer treinamento, consultoria personalizada para os distribuidores e suporte técnico para os clientes.

A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

  • Mais de 19 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
  • Controle de qualidade Alemão
  • Mais de 3.200 instalações pelo mundo
  • Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:
Instagram | @sunergia_energia_solar
Facebook | @sunergiaenergiasolar
LinkedIn | @sunergia-energiasolar

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

2 thoughts on “O mercado de energia solar está em amplo crescimento no Brasil. Quais são as perspectivas para os próximos anos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *