O sistema FV instalado tem geração média mensal de 3696 kWh, garantida em contrato pela Sunergia®

O Investimento da Lo Sardo em painéis fotovoltaicos gerou mais de 95% de economia na conta de energia; redução deve melhorar competitividade da empresa no mercado.

Para minimizar os custos fixos do negócio e ampliar a margem para competir com mais força no mercado de materiais para construção, a Lo Sardo, loja do ramo presente há mais de 60 anos em Bragança Paulista, interior de São Paulo, decidiu investir na instalação de uma moderna solução de geração de energia solar. Com isso, 18 meses após a contratação do serviço, a média de consumo de energia do estabelecimento apresentou redução superior a 95%. A empresa responsável pela instalação foi a Sunergia®.

“O alto índice de economia nos chamou a atenção logo de cara. O custo fixo que tínhamos com a conta de energia era um dos mais altos da nossa infraestrutura e, mesmo com o investimento nos painéis fotovoltaicos, que se paga em pouco tempo com a economia gerada, já pudemos sentir o impacto dessa redução. Isso nos dá mais competitividade no mercado e o principal beneficiado acaba sendo o nosso cliente final”, celebra Roberto Assis Lo Sardo Filho, proprietário da Lo Sardo.

Valor pago é somente a taxa de conexão com a ENERGISA

O custo da energia elétrica é uma das despesas fixas que mais impactam os negócios no Brasil. Com uma média inflacionária de 10% ao ano na conta de luz e empresas cada vez mais dependentes de meios eletrônicos para as suas operações, os administradores têm buscado alternativas mais baratas e sustentáveis de geração de energia.

Atualmente o país tem 83% de sua matriz energética originada de fontes renováveis, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia. As fontes geradoras de energia mais usadas são a hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar descentralizada (1,4%).

INFOGRÁFICO ABSOLAR

No entanto, é a energia solar que tem feito a diferença para as empresas brasileiras. No caso da Lo Sardo, a projeção de economia no longo prazo pode chegar na casa dos 3 milhões de reais, descontando o investimento. “Estamos planejando uma série de promoções com descontos relevantes, possibilitados pela economia na nossa conta de luz. Nossa ideia é deixar claro aos nossos clientes que aquele desconto que ele estiver recebendo foi “pago pelo sol”. Acreditamos que esse viés sustentável agrega ainda mais valor às nossas ofertas”, completa Lo Sardo Filho.

Dimensionamento preciso e garantia da média de consumo por até dois anos

Para o dimensionamento do serviço para a Lo Sardo, a Sunergia utilizou a avançada ferramenta digital PV SOL, um software alemão que auxilia de forma minuciosa e detalhada na composição de um relatório completo com os dados de cada projeto específico, permitindo ao cliente visualizar toda a sua dimensão técnica. Com essa ferramenta é possível prever com precisão qual será a geração de energia (kWh/mês) produzida pelo sistema.

Para a Lo Sardo, foram 84 painéis fotovoltaicos de 72 células de 365Wp cada distribuídos estrategicamente em uma área de 206 m2 na cobertura da loja, e um inversor de 25KW trifásico de 380V. Os equipamentos são os responsáveis por uma potência de 31,03 kWp e uma média de geração de energia de 3656 kWh por mês, garantida em contrato.

Além disso, a produção de energia desses equipamentos não emite qualquer tipo de poluição ou gases do efeito estufa, contribuindo com o compromisso do Brasil pela diminuição das emissões de CO2. Os painéis fornecidos pela Sunergia têm garantia de 10 anos para defeito de fabricação e de 25 anos para um índice de geração de energia acima de 80% da capacidade do equipamento.

Estrutura Solar Fixador Rosca Dupla Telha Fibrocimento

“Nosso sistema de dimensionamento nos proporciona tamanha precisão, que conseguimos garantir em contrato a geração média mensal de energia durante os primeiros 24 meses após a ativação do sistema. Mesmo que haja alguma disparidade nessa medição, em caso de geração inferior ao esperado, a Sunergia fica responsável  pelo reembolso do valor de energia faltante no período e pela readequação do projeto, sem custo adicional. Isso traz muita segurança para o nosso cliente”, diz Fernando Mota, CEO da Sunergia®.

Além de garantir os níveis de serviço e o funcionamento dos equipamentos por longos períodos, a Sunergia promete economia e sustentabilidade sem complicações. Chamada de “Turn Key”, a estratégia adotada pela companhia prevê o acompanhamento de todas as etapas do projeto, desde o planejamento até a homologação junto à distribuidora de energia da região do contratante. Para clientes que desejam buscar financiamento junto a bancos, a Sunergia oferece também uma assessoria completa para obtenção do crédito.

“Ainda há muito a ser desmistificado no mercado brasileiro de geração de energia solar. Muita gente ainda não conhece as possibilidades que essa tecnologia oferece e acaba relutando no momento de investir. Outro ponto sensível é o extenso roadmap entre o dimensionamento e a homologação da solução. São diversas etapas em um período médio de 120 dias. Por isso nós abraçamos essas responsabilidades, para que nossos clientes não tenham dor de cabeça em meio a todo o processo”, completa Mota.

“Nossa especialidade é na gestão do nosso negócio, portanto, o atendimento dispensado pela Sunergia® foi extremamente importante para o sucesso deste projeto. Não tivemos nenhum contratempo, todas as etapas foram conduzidas pela Sunergia com muita tranquilidade. Inclusive, até esteticamente o projeto chama a atenção. Temos recebido muitos elogios sobre como ficou bonita a nossa cobertura com os painéis instalados. Toda a experiência foi bastante positiva”, afirma o proprietário da Lo Sardo, Roberto Assis Lo Sardo Filho.

Loja Bragança Paulista-SP

A Lo Sardo é uma empresa familiar, fundada em 1956, e conta com atendimento especializado, pontualidade na entrega e preços competitivos. Reconhecida em toda região pelo seu compromisso com o cliente, a empresa tem feito investimentos relevantes em tecnologia, logística e capacitação de sua equipe. A loja da Lo Sardo em Bragança Paulista oferece mais de 10 mil itens para casa, reforma e construção.

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *