A Energia Solar já custa mais barato do que energia das hidrelétricas!

Energia limpa e renovável vinda do Sol passa a garantir vantagens também ao bolso do usuário

O setor energético é um setor que movimenta muito dinheiro, por razões muito simples: a primeira – todas as pessoas precisam utilizar a energia elétrica, portanto, bilhões de pessoas pagam por ela. Segundo – qualquer investimento no setor energético custa muito dinheiro por envolver uma infraestrutura gigantesca, o que passa também a envolver políticas públicas e uma série de problemas que podem decorrer do envolvimento de setores políticos no mercado e no consumo das famílias. Neste artigo vamos explicar porque a Energia Solar Fotovoltaica está ultrapassando (e em alguns lugares já ultrapassou) as outras modalidades de energia até mesmo no aspecto financeiro.

Os países precisam gerar energia para a sua população. Quando não possuem infraestrutura suficiente para gerar a eletricidade necessária, acabam comprando energia de países vizinhos, gastando bilhões de dólares em uma energia cara, e que muitas vezes é produzida com métodos altamente poluentes como a queima de petróleo, gás, carvão ou até mesmo a produção de hidrelétricas, que inundam imensas porções de terra e também causam impacto negativo ao meio ambiente.

Na Europa, a Energia Solar Fotovoltaica já é mais barata do que a produção das termelétricas, e já está ultrapassando até mesmo os custos totais (financeiros sociais políticos ambientais) da energia vinda das hidrelétricas. Os motivos são os seguintes:

Uma usina hidrelétrica ou uma usina termelétrica custa bilhões de dólares ao governo, ou à iniciativa privada. Uma vez que o consumo de energia aumenta, se torna necessário investir ainda mais dinheiro nestas infraestruturas que são caras de ampliar ou modificar. Nestes locais, o uso de Energia Solar Fotovoltaica produzida por casas, empresas, indústrias e condomínios – seja em regime de geração unitária ou distribuída, já é recorrente e está libertando os usuários total ou parcialmente das contas de luz.

A maioria esmagadora da energia elétrica consumida no Brasil vem das hidrelétricas e, até o momento, esta matriz energética tem dado conta de alimentar o mercado brasileiro. No entanto, muitas famílias de nosso país também estão descobrindo as vantagens da Energia Solar Fotovoltaica e migrando para esta tecnologia limpa e renovável. Por mais que o investimento inicial para a instalação de um sistema fotovoltaico seja considerável, os usuários estão percebendo que o retorno trazido por esta estrutura supera e muito as expectativas em relação à carga energética produzida. Com mais pessoas consumindo, mais se investe em tecnologia, mais aumenta a oferta, mais empresas passam a concorrer e o preço da energia solar cai.

A Energia Solar Fotovoltaica ainda sequer atingiu o seu ápice, enquanto que a termelétrica já é considerada obsoleta e cara, e a hidrelétrica sofre pressões políticas e também apresenta altíssimo custo de implantação ou ampliação. O crescimento da energia solar e sua evolução tecnológica vão, dia após dia, revolucionando a matriz energética no Brasil e no mundo. Especialmente na Europa, este processo já está bem mais avançado, mas o crescimento no velho continente puxa também os outros países consigo. Faça um orçamento e considere mudar sua residência para esta energia limpa e renovável!

 

Faça o seu orçamento instantâneo e sem compromisso em www.sunergia.com.br

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *