Energia Solar

A Energia Solar é produzida pela energia dos raios solares e, portanto, é inesgotável na natureza. É uma das mais exploradas na atualidade como fonte de energia alternativa limpa e não poluente.

As placas solares e as células fotovoltaicas estão sendo muito utilizadas nas residências, de forma que captam a energia solar (luminosa), e depois transformam em energia elétrica.

Energia Fotovoltaica  é uma das opções para energias alternativas e é uma fonte de energia renovável e limpa. A obtenção da energia solar ocorre de forma direta ou indireta. Na forma direta, a obtenção é por meio de células fotovoltaicas que são feitas em sua maioria de silício. A luz solar, ao atingir as células, é convertida em eletricidade. Porém, o custo das células fotovoltaicas é elevado. O processo ocorre quando os fótons (energia que o Sol carrega), do efeito fotovoltaico, incidem sobre os átomos, causando a emissão de elétrons que gera corrente elétrica.

A energia solar não apresenta nenhum índice de poluição; entretanto seu custo de instalação é muito alto e somente funciona bem em áreas bem ensolaradas.

Entraves resolvidos pela ANEEL

Os entraves regulatórios que impediam ou restringiam a geração de energia elétrica residencial, em edificações industriais e comerciais foram resolvidos com a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 da ANEEL, em vigor desde 17 de abril de 2012. A resolução define o Sistema de Compensação como um arranjo, no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída é cedida à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade.

Esse sistema possibilita e incentiva a geração de energia elétrica para indústrias, comércio e casas com vantagens tanto para o gerador/consumidor, quanto para empresas distribuidoras de energia. Isso contribui para o incremento da oferta de energia disponível no Sistema Integrado Nacional – SIN.

Tendência de unidades de geração

Em algumas regiões do país está ocorrendo, ainda em menor ou maior grau, a instalação de unidades para geração de energia elétrica residencial e também para indústria e comércio. Esses projetos se enquadram no SIN e se beneficiam, portanto, das vantagens desse sistema de geração/consumo pela redução do custo no consumo final. Em edificações desse tipo são implantados sistemas de geração das seguintes fontes de energia:

  • Eólica: geração por ação dos ventos, com máquinas de eixo vertical ou horizontal de capacidade de até 5kW, 110-220V de fabricação nacional ou importada.

 

  • Fotovoltaica: geração por ação da luz solar com a instalação dos módulos fotovoltaicos, equipamentos e materiais por empresas especializadas.

 

Como é um sistema modular, é possível ter geração de potências muito variáveis. A área disponível da propriedade da edificação para instalação dos módulos solares define a potência máxima a obter.

O equipamento solar se pague no período entre cinco e seis anos após ser instalado, e sua duração é de, em média, 25 anos, com manutenção mínima ou praticamente nenhuma.

Construir seu sistema fotovoltaico pode estar mais perto do que você imagina! Faça uma cotação entre as opções e veja qual está mais adequada ao seu orçamento e o de sua empresa! Acesse o site www.sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

 

#ComSoltudoMelhora @Sunergia | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *