São Paulo, 03 de agosto de 2023 – Nos últimos anos, a energia solar, também conhecida como fotovoltaica, tornou-se uma alternativa fundamental para a geração distribuída de energia elétrica (GD). E, a partir dela, muitas tecnologias têm sido desenvolvidas, ocupando espaço na geração centralizada (GC) e englobando grandes centrais elétrica. Uma dessas tecnologias é a criação de Usinas Fotovoltaicas Flutuantes. Para mostrar na prática como é o funcionamento desse tipo de usina e quais são os principais benefícios de seu uso, entre os dias 28 a 31 de agosto, a cidade de Campinas (SP) recebe a exposição durante a Intersolar South America 2023 em São Paulo, que exibirá em detalhes o funcionamento da tecnologia. O evento é uma iniciativa das empresas parceiras AE Solar, SMA, Fortlev, Royal FIC, Transmaq, Apollo, Getpower, Fiori, Altus, OnOff Grid e UNICAMP.

Usina fotovoltaica flutuante

Ao contrário das usinas de energia solar tradicionais, que contemplam a utilização de placas solares no teto de casas e fábricas ou no solo, em campo aberto, nas usinas flutuantes, os painéis pairam sobre a água. Para isso, placas de energia fotovoltaica são acopladas em flutuadores, que garantem que os painéis não afundarão e estarão no ângulo certo para captação da luz do sol. Esses flutuadores podem ser feitos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com as estruturas dos PVs em pultrudado de plástico reforçado com fibra de vidro ou alumínio. As estruturas também contam com um anel de metal para garantir a integridade mecânica, elétrica e de ancoramento. Trata-se de uma instalação sustentável e com alto retorno de investimento.

As condições brasileiras são bastante favoráveis em relação às usinas solares flutuantes. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), no Brasil, existem mais de 420.000 lagos. Além disso, o país conta com diversos reservatórios artificiais, devido às áreas ocupadas por represas de usinas hidroelétricas.

Benefícios das usinas solares flutuantes

A liberação de terras produtivas; redução da evaporação em até 70%; rastreamento; facilidade de limpeza e eficiência energética estão entre os principais benefícios de se trabalhar com uma usina solar flutuante. As temperaturas mais baixas, sob a superfície da água, também impulsionam a geração de energia fotovoltaica. Em áreas suscetíveis à seca ou em hidrelétricas, estes benefícios mostram-se extremamente úteis.

“Recentemente, a energia solar atingiu o posto de segunda principal matriz energética no Brasil. Diante disso, queremos impulsionar ainda mais sua utilização e compartilhar com o público novas opções, acessíveis, sustentáveis e diversas, de aplicações fotovoltaicas. Durante o show room para demonstração da Usina Solar Flutuante, esperamos compartilhar conhecimento sobre o leque de possibilidades que o setor fotovoltaico tem para oferecer”, afirma Jose Alves Teixeira Filho, CEO da APOLLO FLUTUANTES, um dos organizadores do evento.

E aí, se interessou por esse projeto?

ENTÃO, CONHEÇA A NOVA GERAÇÃO DE USINA SOLAR FLUTUANTE, o showroom estará em exposição em CAMPINAS (SP) de 28 a 31 agosto 2023

28 a 31 agosto 2023, Campinas (SP)
TMW Energy – Eficiência energética
R. Walter Franco de Lima – Parque Xangrilá, Campinas – SP, 13099-110

Acesse o link abaixo e reserve agora sua vaga no transporte exclusivo de Van executiva com saída no estacionamento do Shopping Center Norte, em São Paulo (SP).

Sympla – Plataforma Online de Inscrições

https://www.sympla.com.br/agende-sua-visita–showroom—flutuadores-para-usina-energia-solar__2067959


Showroom em exposição em CAMPINAS/SP

Sobre a AE Solar

A AE Solar Tier 1 (definido pela Bloomberg) é uma das marcas líderes e premiadas do mercado de energias renováveis, oferecendo soluções em tecnologia fotovoltaica, desde 2003, e presente em mais de 95 países. O nome “AE Solar” vem de Alternative Energy. https://ae-solar.com/pt-pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *