As necessidades de energia do Brasil vêm principalmente da hidroeletricidade. Os combustíveis fósseis, juntamente com o petróleo e o gás, representam apenas 5% da matriz energética. Em termos de energia renovável, a maior parte de sua eletricidade vem de barragens hidrelétricas. O panorama das energias renováveis ​​não é algo novo para o Brasil, mas quando se trata de energia eólica e solar é bastante novo. Há não menos de dez anos, a importância dessas fontes de energia para o país era irrisória. Mas, desde o início desta década, a energia eólica está crescendo e a energia solar está começando a seguir o mesmo caminho.

Recurso Solar no Brasil

Situados principalmente no cinturão solar, os países latino-americanos possuem grande potencial para aplicações de energia solar. O Brasil possui um dos maiores índices de insolação do mundo. No Brasil, a radiação global tilt varia de até 8 kWh / m² / dia. A radiação de inclinação é a radiação total recebida na superfície do painel solar com uma inclinação definida. A Figura 2 mostra a irradiação inclinada global média mensal em um ângulo de inclinação fixo com latitude e longitude fixas.

Figura 2: Soma média mensal da irradiação global por metro quadrado recebida pelos módulos do sistema em questão [kWh / m²] Fonte: PVGIS © União Europeia, 2001-2021
Figura 3: Irradiação Solar no Brasil

Visão geral do mercado solar

O Brasil tem muitos projetos renováveis ​​ambiciosos alinhados. Com enorme potencial de energia solar, o país está pronto para dar um salto no mercado de renováveis. O governo vem regulamentando políticas para atrair investimentos estrangeiros para o país. Até o momento, a capacidade instalada de geração de energia solar do Brasil chega a 10 GW. As usinas solares de grande porte respondem por 3,5 GW e as usinas distribuídas têm uma capacidade instalada de 6,5 GW.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica ( ABSOLAR ), desde 2012 10 bilhões de USD / 8,5 bilhões de euros foram investidos em energia solar e isso criou cerca de 300.000 empregos locais. A figura abaixo indica a evolução da energia solar fotovoltaica no Brasil. Durante os últimos dois anos, a figura mostra que o número de sistemas de geração distribuída cresceu significativamente.

Figura 4: Evolução da capacidade instalada de energia fotovoltaica no Brasil Fonte: ABSOLAR, 2021

Apesar da desaceleração da economia devido à pandemia de COVID-19, a energia solar tem crescido no Brasil. No terceiro trimestre de 2020, o uso dessa fonte avançou 25% em relação ao mesmo período de 2019, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Globalmente, a IRENA prevê que a energia solar crescerá em média 13% ao ano de 2020 a 2030. O Brasil tem o quinto maior potencial de energia solar de todos os países do mundo, pois recebe excelentes níveis de sol durante todo o ano, de menos sol áreas do Sul até as mais ensolaradas do Nordeste.

Essa qualidade gera um fator de capacidade de 19% a 24%, que é 2x maior que a média da Alemanha, um dos atuais líderes mundiais no uso de energia fotovoltaica.  O mercado brasileiro de energia solar está fragmentado. Alguns dos principais participantes do mercado incluem JinkoSolar Holding Co. Ltd, Yingli Green Energy Holding Co. Ltd, Canadian Solar Inc., Engie SA, Scatec Solar ASA, JA Solar Holdings Co. Ltd, Enel SpA, NextTracker Inc. e Grupo de provedores de energia solar (SPG). 

Recentemente, em outubro de 2021, as autoridades brasileiras alocaram 860 MW de capacidade de energia no último exercício de aquisição do país, incluindo 20 projetos de energia solar. Solar foi responsável por 236,40 MW do total em 20 projetos. Os projetos solares contratados estão localizados principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, nos estados do Ceará (96,24 MW), Piauí (60 MW) e São Paulo (80,16 MW).

Setor de empregos de energia solar

O Brasil é um dos maiores criadores de empregos em energias renováveis ​​e as oportunidades no segmento são cada vez maiores. De acordo com a Irena, Agência Internacional de Energia Renovável, o país só fica atrás da China no número de empregos gerados. Isso inclui empregos relacionados a biocombustíveis, energia hidrelétrica, eólica e solar, além de biomassa e biogás. solar, que representa menos de 2% da energia da rede nacional, emprega 43.000 pessoas graças ao boom de energia renovável no país.

Progresso do Brasil em direção ao seu compromisso com o clima

A promessa climática do Brasil torna-o o primeiro grande país em desenvolvimento a propor uma meta absoluta de redução de emissões: um corte de 37% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação aos níveis de 2005 até 2025. O Brasil se propõe a obter 45% da matriz energética total do país a partir de fontes renováveis recursos em 2030, acima dos 41% em 2015. Isso marcaria um grande passo para o crescimento do setor de energia solar e eólica. A previsão é que a energia solar cresça 1 GW a cada ano até 2026. E de acordo com algumas projeções de longo prazo, a energia solar tem potencial para responder a 32% da capacidade total do Brasil até 2040, o que a tornaria a principal fonte de energia no Brasil à frente da energia hidrelétrica.

Parece que o Brasil finalmente acordou para a abundância de potencial que a energia solar tem a oferecer, mas mesmo assim o Brasil ainda é um retardatário no cenário de energia renovável e tem um longo caminho a percorrer em termos de sua promessa de reduzir suas emissões de carbono.

A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

  • Mais de 18 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
  • Controle de qualidade Alemão
  • Mais de 3.200 instalações pelo mundo
  • Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:
Instagram | @sunergia_energia_solar
Facebook | @sunergiaenergiasolar
LinkedIn | @sunergia-energiasolar

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *