O comércio de produtos falsificados, que infringem marcas registradas e direitos autorais, movimenta cerca de 3,3% da economia mundial, segundo último levantamento realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)

Existem e sempre existiram problemas de pirataria na indústria solar. Na maioria dos casos, as empresas já conhecidas, consolidadas e confiáveis no mercado são afetadas por esse problema. Os empreendedores desonestos estão atentos a essas empresas conhecidas e desenvolvem módulos fotovoltaicos falsos de baixa qualidade, com vida útil curta e alta degradação sob nomes de marcas confiáveis. Infelizmente, o mercado internacional está cheio desses imitadores.

A autenticação dos módulos é feita através do aplicativo no celular

Visando combater a pirataria na indústria fotovoltaica, a fabricante de painéis solares AE Solar oferece ao mercado fotovoltaico internacional o aplicativo “AE Solar” que verifica e autentica os módulos produzidos pela empresa e distribuído em mais de 95 países. 

O aplicativo é integrado a um chip NFC (Near Field Communication) sendo acoplado aos painéis que são produzidos pela fabricante. 

De acordo com a empresa, o NFC atua como um documento de identidade eletrônica, por meio de um conjunto de protocolos de comunicação sem fio que conecta dois dispositivos eletrônicos a uma proximidade de 4 cm.

O dispositivo pode atuar como documentos de identidade ou chaves eletrônicas, funciona como bancos de dados passivos que possibilitam a leitura e utilização para aplicações diversas, como, por exemplo, números de série ou especificações técnicas de um produto. 

A verificação de autenticidade dos painéis AE Solar é feita por meio do escaneamento do código de barra no aplicativo da fabricante, que também fornece informações sobre o número de série e as especificações técnicas do módulo. 

Ademais, os usuários podem se comunicar diretamente com profissionais da fabricante para tirar dúvidas e receber feedbacks. 

“A AE Solar é a primeira fabricante de painéis fotovoltaicos a integrar a tecnologia NFC em seus módulos, mostrando mais um vez seu comprometimento com inovação e tecnologia. A comunicação NFC, que evoluiu a partir da identificação por radiofrequência (RFID), é uma tecnologia bem estabelecida e utilizada em todo o mundo por empresas como Apple, Android e Samsung”, explica Tales Siqueira, engenheiro da AE Solar.

“O que a AE Solar fez foi encontrar uma forma de agregar valor aos seus painéis utilizando essa tecnologia já existente para corrigir um problema atual, da pirataria de seus módulos. Isso é inovação!”, completou.

“A Tecnologia NFC é a melhor solução contra a pirataria que enfrentamos inúmeras vezes nos últimos anos. Agora, temos o prazer de anunciar aos nossos clientes que eles estão totalmente protegidos contra isso e podem facilmente identificar o produto de qualidade e o falsificado.” destaca David Tsaava, gerente regional LATAM da AE Solar.

Quais são os principais benefícios para os compradores?

• A inovação introduzida pela AE Solar irá garantir que todos os seus parceiros e clientes recebam a qualidade do produto original. Dessa forma, qualquer um que possui um smartphone pode verificar a autenticidade dos produtos AE Solar em segundos.

• O chip NFC pode fornecer ao consumidor qualquer informação relevante a respeito do módulo FV. O cliente final pode interagir com a AE Solar, compartilhar dúvidas e receber feedback de profissionais. Para a AE Solar, isso permite que a empresa atenda ao consumidor de forma rápida e eficiente com o sistema de interação do aplicativo.

• Planos para o futuro: Em breve, a AE Solar pretende integrar ferramentas que permitem acompanhar e solucionar problemas dos geradores solares que utilizam seus módulos FV.

Como funciona o aplicativo?


O aplicativo AE Solar é gratuito e está disponível para todo e qualquer smartphone. Ele permite que consumidores escaneiem o código de barras de qualquer painel AE Solar para verificar sua autenticidade. Com isso, o aplicativo também fornece informações detalhadas sobre o módulo FV. Usuários poderão se comunicar diretamente com profissionais da AE Solar, tirar dúvidas e receber feedback. O aplicativo requer compatibilidade com NFC, conexão com a internet e acesso à câmera do telefone. O cadastro está disponível por e-mail ou pelo Facebook.

Baixe o Aplicativos na lojas ou pelo site https://ae-solar.com

Comunicação por Campo de Proximidade (NFC)


Essa tecnologia é um conjunto de protocolos de comunicação sem fio entre dois dispositivos eletrônicos a uma distância de 4cm ou menos um do outro.
Dispositivos NFC podem atuar como documentos de identidade ou chaves eletrônicas. As tags NFC são bancos de dados passivos que podem ser lidos e utilizados para diferentes aplicações, como números de série ou especificações técnicas de um produto. Isso pode ser feito através de um smartphone adequado que possua compatibilidade com o protocolo NFC.
A tecnologia evoluiu a partir da identificação por radiofrequência (RFID) e, quando seu smartphone está próximo de um chip NFC, dados podem ser transferidos pelo o telefone.
A NFC é uma tecnologia de comunicação bem estabelecida e utilizada em todo o mundo. 

Escâner do número do modelo e o número de série do painel solar

A utilização requer compatibilidade com NFC, conexão com a internet e acesso à câmera do telefone. O aplicativo AE Solar é gratuito e está disponível para smartphones com sistema operacional Android e IOS.


A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

– Mais de 18 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
– Controle de qualidade Alemão
– Mais de 3.200 instalações pelo mundo
– Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:
Instagram | @sunergia_energia_solar
Facebook | @sunergiaenergiasolar
LinkedIn | @sunergia-energiasolar

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *