Gerador Solar Fotovoltaico – Escritório de arquiteta Adriana Di Garcia

A fonte fotovoltaica está cada vez mais presente em projetos arquitetônicos que visam a sustentabilidade. Com isso, a arquitetura solar está se tornando uma tendência mundial.

Para a arquiteta Adriana Di Garcia, um projeto arquitetônico que inclui a implementação de um sistema gerador de energia solar, não é apenas viável, mas fundamental no Brasil, devido ao potencial solar do país. 

“Se você tem um projeto que irá começar do zero, fica implícito que, pelo menos, o arquiteto ofereça um sistema solar de energia fotovoltaica e explique ao cliente as suas vantagens”, destaca Adriana. 

“É imprescindível que o arquiteto esteja alinhado com o engenheiro responsável pelo projeto fotovoltaico Assim, o cliente contará com uma empresa capacitada e competente que irá sugerir os melhores painéis”, acrescenta a arquiteta.

Ainda de acordo com Adriana, a aplicação da tecnologia traz diversos benefícios, como sustentabilidade e economia na conta de luz. 

“Os painéis solares deixam o arquiteto à vontade para elaborar um projeto mais tecnológico e a escolha do painel está absolutamente associada com a busca de um bom rendimento e de uma boa produção de energia por meio da fonte solar”, completa.

A arquiteta afirma que entre estes equipamentos estão os módulos da linha Eclipse da fabricante alemã AE Solar.

Série Eclipse Ultra Black

Os painéis são inteiramente pretos, possuem a capacidade instalada de até 400 W de potência e uma eficiência de até 21,3%.

“Estamos falando de um produto diferenciado. A linha Eclipse é voltada para a arquitetura, para projetos sofisticados que exigem uma estética diferenciada. Ou seja, é uma linha direcionada às residências de alto padrão e não para indústrias e comércios”, comenta Ramon Nuche, diretor-geral da AE Solar Brasil.

Segundo Nuche, a linha Eclipse é um produto que vem seguindo uma tendência europeia e norte-americana para residências de alto padrão. “O objetivo da AE Solar é apresentar aos arquitetos uma opção de construir um projeto de arquitetura de luxo, com um produto diferenciado que estamos ofertando”, completa.

“A maioria dos clientes da empresa na Europa deseja que seu telhado tenha uma aparência chique e elegante. Os painéis pretos da linha eclipse ajudam a atingir este objetivo, sendo um símbolo forte e sempre visualmente marcante”, destaca Salome Bibilashvili, diretora global de marketing da  AE Solar. 

Leia mais: AE Solar adiciona nova série de painéis solares ao portfólio

Segundo a arquiteta Ines Scisci Maciel, o avanço tecnológico dos painéis fotovoltaicos, como o apresentado pela linha Eclipse, possibilitam a geração de energia por meio sustentáveis com um design moderno.

“Antigamente o que impedia a utilização desse sistema era muitas vezes a estética dos painéis solares, que não se encaixam no projeto arquitetônico. Mas com a chegada dos elementos fotovoltaicos isso mudou, pois, são mais bonitos e esteticamente mais elegantes podendo ser utilizados até em fachadas, interagindo perfeitamente aos projetos arquitetônicos”, explica. 

Outro ponto destacado entre os profissionais de arquitetura é tornar o projeto interessante ao cliente. “O principal requisito do projeto é definir como você quer aplicar o gerador [sistema fotovoltaico] para que não interfira na sua solução arquitetônica. Ou seja, se for um sistema de telhado como será disposto, a alocação dos equipamentos de geração precisam ficar em áreas técnicas como máquinas de ar condicionado”, afirma Liciany

Módulos FV em preto liso, elegante e sofisticado em seu ambiente!

“Precisa deixar uma comunicação (eletroduto) entre o local da geração, o quadro geral elétrico do projeto e a área técnica onde ficará o equipamento (inversor) que faz a conversão da energia”, complementa. 

“A sustentabilidade em um projeto arquitetônico é marcada por inúmeros elementos que, reunidos, ajudam a manter a preservação do meio ambiente e uso racional e consciente dos recursos naturais”, afirma o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.

O arquiteto sempre sugere aos seus clientes que implementem a energia solar em seus projetos, “É preciso prever o sistema antes da construção,  ainda na fase de projeto. Isso otimiza tempo, mão de obra e material, essa orientação vale para tudo, um  projeto bem planejado evita problemas futuros”, conclui o arquiteto.

A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

  • Mais de 18 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
  • Controle de qualidade Alemão
  • Mais de 3.200 instalações pelo mundo
  • Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Oferecemos ao mercado uma proposta completa de atendimento e suporte às necessidades de Autogeração Elétrica, desde o planejamento até a ativação final do sistema, respeitando o meio ambiente e permitindo ampla otimização financeira, seguindo com transparência e estabelecendo um rigoroso controle de qualidade em todos os processos e instalações.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro:
Instagram | @sunergia_energia_solar
Facebook | @sunergiaenergiasolar
LinkedIn | @sunergia-energiasolar

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *