A Tailândia concluirá em junho de2021 um dos maiores projetos híbridos solares hidro-flutuantes do mundo na superfície de uma barragem. Mais de 144.000 unidades de painéis solares estão sendo instaladas em um reservatório na província de Ubon Ratchathani, onde os trabalhadores estão concluindo o último dos sete parques solares cobrindo 121 hectares de área de água.

Desde novembro o Sr. Juergen Bender, diretor administrativo da Bender-IS Co., Ltd. junto com a EGAT, vem montando as plataformas solares flutuantes na barragem de Sirindhorn, uma das maiores hidrelétricas do país, que, segundo ela, deve ter capacidade para gerar 45 megawatts de energia.

Um sistema de gerenciamento de energia será usado para alternar entre a energia solar e hidrelétrica, dependendo de qual tenha mais força para gerar eletricidade, disse o chefe do projeto de sistema híbrido, Chanin Saleechan, que permite a geração contínua de energia.

Projetos híbridos solares hidro flutuantes do mundo.

À medida que os custos da tecnologia solar caem, o interesse em usina fotovoltaica flutuante cresce. Segundo levantamento realizado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), com base em dados compilados do World Bank Group, estima-se um potencial de capacidade instalada em reservatórios de 4 mil GW no mundo. Ainda de acordo com a EPE, o investimento em usinas solares sobre espelhos d’água chega ainda a ser 18% maior do que a produção fotovoltaica em terra.

No Brasil, vários estudos vem sendo aplicados para implantação de usinas flutuantes de geração solar com forte aplicações em Usinas Hidrelétricas e PCHs, Estações de Água e Tratamento, Agricultura, Cavas de Mineração e Lagos Industriais.

Cavas de Mineração – Vazantes, MG.

A equipe de engenharia da AE Solar Brasil, realizou um estudo de caso aprofundado, detalhando a eficiencia na geração Elétrica Fotovoltaica com Painéis FV Bifaciais, junto com a aplicação do sistema APOLLO de Flutuação em uma cava de mineração da VOTORANTIM METAIS HOLDING. Esse estudo foi realizado para viabilizar a implantação da USFF com capacidade de 18,38 MWp, em uma área de mineração localizada na cidade de Vazante, MG.

Foi utilizado para esse estudo um simulador computacional PUB, que possui um comportamento muito estável em regime permanente ao logo dos anos aqui simulado.  O valores obtidos apresenta uma correlação muito próximos dos resultados medidos em diversas usinas pelo mundo;

Estudo de Eficiência – Bifaciais 385W e 455W

BENEFÍCIOS DA USINA SOLAR FLUTUANTE

Simulador Computacional.

☑ Contribui para o uso de recursos naturais disponíveis e não escassos;
☑ Aumento de eficiência na geração energética;
☑ Maior facilidade na limpeza dos painéis;
☑ Baixa manutenção;
☑ Redução na evaporação dos corpos d’água;
☑ Utilização de área não produtiva.

A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

✔ Mais de 18 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
✔ Controle de qualidade Alemão
✔ Mais de 3.200 instalações pelo mundo
✔ Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

#ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

One thought on “Usinas Solares Flutuantes prometem [R]evolucionar o Mercado de Energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *