A instalação de energia solar em residências e empresas podem trazer inúmeros benefícios, além da própria valorização do imóvel. Veja como investir no seu.

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas procuram por imóveis que contribuam positivamente com o meio ambiente.

Instalar um sistema de energia solar em seu imóvel, por exemplo, aumenta de 3% a 6% o valor do seu negócio. Essa informação foi divulgada após um estudo desenvolvido pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, divulgado em uma publicação do Portal Solar.

A análise aponta ainda que compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por residências com sistema fotovoltaico já instalado. No Brasil, a realidade não é tão diferente assim, já que a instalação de energia solar em residências e empresas podem trazer inúmeros benefícios, além da própria valorização do imóvel.

Um investimento em painéis solares tem um retorno de médio a longo prazo, no entanto, a própria economia na conta de luz pode ser notada, em média, entre três a seis anos.

Inversores Sunny Boy – SMA

Mercado de energia solar fotovolatica no Brasil

A potência instalada de geração solar fotovoltaica do Brasil apresentou crescimento de cerca de 1 GW entre janeiro e maio de 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O volume total do país atingiu a marca de 5,5 GW. “O mercado cresceu muito esse ano e a expectativa é de que continue crescendo. Óbvio que a pandemia afeta o setor e a economia como um todo. Não teremos o crescimento bombástico que projetávamos inicialmente”, declarou o presidente da entidade, Rodrigo Sauaia, durante um webinar promovido pela Intersolar, maior feira do setor.

A expectativa inicial era que 4 GW de novas capacidades de geração fossem adicionadas até o final do ano. Com os impactos da pandemia da COVID-19, esse crescimento será reduzido. “Desde o final de março, o mercado foi severamente impactado. Os dados chegam com um pouco de atraso, é provável que esses efeitos sejam mais perceptíveis nos próximos levantamentos”, disse o dirigente.

Outro fator de pressão é a forte valorização cambial do dólar. “A moeda está passando por uma escalada muito representativa e impactando mercado e fornecedores. Com a demanda caindo, vai gerar maior competição e necessidade de reduzir margens, enfatizou Sauaia.

Porém, ele avalia que a demanda represada poderá ser rapidamente reconquistada após a fase mais aguda da pandemia e das medidas restritivas for superada. “Observamos isso em países que já passaram por esse processo. O interesse do consumidor em reduzir custos e se engajar ambientalmente permanece.”

Modulos Fotovoltaico Monocristalino AE Solar

Energia solar pode valorizar seu imóvel

Segundo informações do jornal Estadão, as construções verdes diminuem os gastos de energia elétrica de maneira considerável, em média 30%.

Consequentemente, as emissões de gás carbônico também apresentam redução de cerca de 35%. A valorização de imóveis sustentáveis, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é de 10% a 30%, por isso, empreendimentos com certificação ambiental podem significar lucro a curto prazo.

A Sunergia® é uma empresa do Grupo AE Solar GmbH, um grupo Alemão referência mundial de qualidade e know-how em produtos e serviços fotovoltaicos, que possui:

☑ Mais de 16 anos de experiência em tecnologia e serviços fotovoltaicos
☑ Controle de qualidade Alemão
☑ Mais de 3.200 instalações pelo mundo
☑ Certificações internacionais de qualidade – ISO, SGS, EN, TUV

Acesse sunergia.com.br e conheça mais sobre a energia solar fotovoltaica!

ComSoltudoMelhora @Sunergia® | energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *